Seguidores

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Meu ursinho preferido



Fofos e amáveis os ursinhos de pelúcia disputam com as bonecas e bonecos de heróis o carinho de meninas e meninos. Toda criança já teve o seu. Minha filha dorme com um ursinho que foi da minha prima, ela só se desfez do urso ao se casar.

No início dos anos noventa o ursinho Apaixonado era o presente ideal para se dar à namorada. O ursinho também é o companheiro inseparável da tribo urbana dos emos. Nos anos 80 o "Ursinho Blau-Blau" foi um grande sucesso musical. A letra falava de um homem adulto que não era correspondido pela mulher que amava e se derramava em lágrimas abraçado ao urso, seu amigo de infância.

As crianças crescem e, às vezes, os ursinhos se transformam. Como Lots-o'-Huggin o urso cor de cereja do filme Toy Story com cheirinho de chiclete que se revelou um verdadeiro vilão.

Eis que surge atualmente o ursinho Ted que ganha vida graças ao pedido do pequeno John. Os dois crescem e se tornam grandes amigos, porém o ursinho aprende maus hábitos, fica desbocado e mal humorado. Começa atrapalhar o namoro de John (Mark Wahlberg) com Lori Collins (Mila Kunis). John terá que se decidir entre o urso e a boneca.

'O FILME Nesta semana, o filme virou alvo de discussões, após declaração do deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), que pretende recorrer ao Ministério da Justiça para tentar alterar a classificação do longa metragem para 18 anos. Atualmente, o filme é recomendado para maiores de 16 anos. A medida, segundo o deputado, foi motivada pela constatação de que as imagens não deveriam ser vistas por menores. Protógenes levou o filho de 11 anos ao cinema, no domingo passado, para assistir o longa sobre o urso "Ted".

Nos Estados Unidos, onde obteve um grande sucesso de bilheteria, o filme recebeu a cassificação “R” equivalente ao “impróprio para menores de 16 anos”, obtido no Brasil. No entanto, por aqui, acompanhadas dos pais, crianças de qualquer idade podem entrar nas salas de cinemka, independente da classficação indicativa.

Inicialmente, protógenes chegou a defender, no Twitter, a retirada de circulação do filme, mas após a reação de dezenas de internautas contra a medida ele recuou e informou que deverá tentar alterar apenas a classificação' (Bol notícias)

Eu não assisti ao filme e nem pretendo porque se choca um pai que está fazendo um programa com o filho, não deve ser boa coisa. Acho que vou chamar o verdadeiro ursinho herói das crianças de todos os tempos para nos defender – O ursinho Pimpão.

Vem meu mocinho querido,
Ator preferido da minha estação;
Vou te sonhar colorido
Pegando o bandido da televisão.

Versos da canção "Ursinho Pinpão" (Balão Mágico ano 1982)

2 comentários:

  1. Caro Irmão Ricardo,

    Assisti o dito cujo... achei ruim... e não só por ser imoral... achei ruim o conjunto todo... acho que todo filme... de terror a romance, passando por comédia...tem que ter uma mensagem... mesmo que se subliminar (kakaka) mas acho que tem que ter... esse parece não ter não... tem algumas cenas engraçadas(humor imoral) e ponto... mas acho que deveria ser p/ maiores de 18 anos... têm dialogos pesados...
    E se for analisar friamente, a imagem do ursinho nas propagandas, passa outra imagem do filme...o que pode gerar certos constragimentos, até mesmo entre adultos...


    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Szmyhiel,
      Exatamente... o filme parece ser infantil, mas não é.

      Excluir

Sua participação é sempre valiosa.