Seguidores

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Namoro santo é possível?


‘A Paz de Deus! Queria saber o que pode e o que não pode no namoro dos jovens da CCB? Estive olhando uns sites de outras igrejas e dizem que até o beijo é pecado; fiquei em dúvida. Por favor, me esclareça essa duvida’ (Anônimo em: Transei... e agora?).

Para atender a solicitação do comentarista, pesquisei por ‘namoro santo’ e vi que o termo é comum a outros grupos também – alguns textos traziam o mesmo título. Descobri ainda doze pontos que o caracteriza (ver no final do post) e poderão esclarecer as dúvidas do leitor. Embora é comum a desatenção com o assunto, há jovens que ainda se preocupam em “saber o que pode e o que no namoro dos jovens” cristãos.

Muitos entendem ser namoro santo aquele isento de beijos e outras carícias. Nas reuniões de mocidade da minha juventude, os anciães testemunhavam que praticaram o namoro santo e gabavam-se de não terem ao menos segurado na mão de suas prometidas esposas. Então não são os sistes de outras igrejas que dizem que o beijo é pecado; a CCB, ensina (ou ensinava) assim também. Será assim mesmo? Como deve ser o namoro dos filhos de Deus? Entendo que eticamente o namoro precisa ter:

1.Sentimento verdadeiro. Embora seja óbvio, há quem troque de namorado(a) como quem troca de roupa. Isto se deve porque se namora por várias outras razões – talvez provar sua masculinidade ou feminilidade; ou que é capaz de fazer alguém se interessar por você; egocentrismo; status e popularidade com os colegas; mera atração física; interesse no que a pessoa tem e não no que é. Se houvesse verdadeiro amor, isto não aconteceria pois: “O amor é sofredor, é benigno, não age com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita o mal... O amor nunca morre” (1Co 13:4,5).

2.Intenção honesta. A bíblia diz que um rapaz quando quer bem a uma moça, é decente pedi-la em casamento porque assim estará agindo com dignidade (1Co 7:36). Quando começamos a namorar, não siginifica necessariamente que vamos nos casar com esta pessoa, mas esta deve ser nossa intenção. “Um jovem só está pronto para o namoro quando ele começa a pensar em casamento. Isso mesmo! Em casamento! Mesmo que ele esteja longe. Nada tem sentido sem uma meta” – opina Henrique Dias no blog católico Namoro Santo, Casamento Eterno. Opinião compartilhada por Rosana Salviano no terceiro dos seus doze pontos.

3.Idade certa. Sabiamente, 1Co 7:36 também estabelece quando deve-se pedir ou dar-se em casamento: “se tiver passado a flor da idade [ou adolescência]”. Ora, se o casamento é o objetivo, namoricos púberes não correspondem à ética cristã. Reconheço que estes namoricos podem ajudar no desenvolvimento mental do indivíduo, quando se sentem embaraçados com o desenvolvimento físico. Nenhum adolescente parece estar contente com o corpo durante a purberdade. Os toques e carinhos do namoro resgatam a auto-estima que as espinhas e as mudanças vocais lhes roubaram.

“Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2Tm 2:22).

Desejos da mocidade. Neste período, novos sentimentos e sensações afloram por todo nosso corpo e começamos a notar o sexo oposto. Começamos a ter fortes impulsos sexuais a ponto de inquietarmos – não há nada de errado com isto; faz parte do processo de crescimento. Mas é aí que está um grande problema com os namoros adolescentes. Nesta fase de descobertas estamos apenas começando a aprender controlar tais impulsos e, por isso mesmo, imaturos e frágeis a combatê-los. Pode ser que seja temente e não queira sinceramente pecar contra Deus. Mesmo assim entrará em ação uma realidade biológica da vida - Quanto mais se estimular com os carinhos do namoro, tanto mais crescerá o desejo sexual e a disposição para satisfazê-lo, ficando vulnerável à tentação; quer você queira, quer não.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26:41).

4.Consagração a Deus. O temor de Deus é o princípio da sabedoria (Pv 9:10). Temor é o sentimento que faz desejarmos agradar a Deus, andando nos seus preceitos, em agradecimento por tudo que É em nossas vidas, revelando nossa união com o Criador. Apesar de levar em conta a época que viveram, haveremos de reconhecer os méritos dos antigos irmãos. Hoje podemos até ter outro entendimento, mas o temor a Deus deve ser o mesmo. Mudam os costumes, mas os princípios éticos da Bíblia permanecem. Quão distante deles vive a sociedade! Você foi consagrado a Deus - Ande dignamente na vocação com que foste chamado:

“Se quisermos irmãos ser benditos de Deus, adoremo-lo com devoção(...) Seus preceitos de amor Ele envia dos céus(...) Prossigamos até a perfeição. Consagrados sejamos a Deus, Criador; E ele de nós se agradará” (versos do hino de jovens 410)

Experiência própria. Pregações sobre namoro santo (sem beijos) costumavam me entristecer porque não conseguia agir conforme a recomendação, daí concluia estar desagradando a Deus. Cheguei a propor esta modalidade de relacionamento àquela que seria minha esposa. Não deu certo! Parecia que estávamos nos furtando e defraundando um ao outro. Mudar de comportamento agindo com mais naturalidade em nossas demonstrações de afeto, nos fez muito bem.

Conclusão. Os beijos e carícias trocados por dois jovens quando forem respeitosas demonstrações de ternura do verdadeiro amor que um tem pelo outro devem ser consideradas limpas e apropriadas. É insensato querermos estabelecer um padrão para o namoro porque consagração é ato espontâneo; não norma eclesiástica. É impossível determinar um comportamento idêntico para pessoas, épocas e lugares diferentes. Cada qual, no temor de Deus, deverá aprender a lidar com seus sentimentos, controlar seus impulsos e combater seus desejos. Ponderação, autodomínio e certeza de sentimento é o que a Bíblia exorta a todos, em todo tempo e lugar. Isto é namoro santo! Este é o namoro de crente!

Memorize: Consagrados sejamos e "como o noivo se alegra com a noiva, assim se alegrará contigo o teu Deus" (Is 62:5b).

Leia também: 'Ficar' pode? 

Pratique o namoro santo!

Doze características de um relacionamento que tem, como prioridade, a busca de santidade e da vontade do Senhor:


- Antes de namorar, sejam amigos. A amizade é fundamental para um relacionamento dar certo. Permaneçam ‘só amigos’ o máximo de tempo possível!

- Busquem orientação de Deus antes e durante o namoro. Se vocês não têm vergonha de beijar um ao outro, então porque ter vergonha de orarem juntos?

- Estabeleçam alvos conjuntos. Façam do namoro o primeiro passo para o casamento. Nem sempre o namoro vai acabar num altar, mas esse deve ser o objetivo principal. Só comecem a namorar com esta intenção, nunca para se divertir ou como passatempo.

- Não façam do namoro ou um do outro prioridade. Enquanto vocês não são casados continuam debaixo do cuidado dos pais, autoridades colocadas por Deus sobre suas vidas. As suas famílias devem ser prioritárias. A aprovação deles em tudo o que fizerem é imprescindível. Lembrem-se do mandamento: “Honra a teu pai e tua mãe...” e Deus lhes mostrará que é fiel!

Não se isolem. Muita gente, após um namoro desfeito, descobre que não tem mais amigos. Eles foram sumindo aos poucos, enquanto o namoro era autocentrado.

- Não se sintam ‘dono do outro’. O namoro é apenas uma fase de conhecimento do parceiro(a), não significa que você tem posse sobre ele(a). Não impeçam de, as vezes, saírem sozinhos (a) ou com a turma;

Não deem lugar ao diabo (Eésios 4:27). Não fiquem sozinhos em casa, não namorem no escuro. Não façam aquilo que virá a desperta desejos mais íntimos ou sexuais. Só faça um com o outro aquilo que não teriam vergonha de fazer na frente dos outros.

- Aproveitem esse tempo para conversar e abrir seus corações. Mas se vocês não são adeptos da corte (ver artigo ‘Namoro ou corte’), pelo menos coloquem beijos e abraços em segundo plano e sempre com moderação.

- Aprendam a demonstrar carinho com respeito. Palavras doces, pequenas surpresas e programas agradáveis.

10° - Busquem o máximo de intimidade visando o conhecimento mútuo sem que seja necessária defraudação do corpo do outro. Intimidade também significa familiaridade. Duas pessoas íntimas se dedicam particular afeição.

11° - Façam com que a paz de Deus seja a árbitra. Namoro turbulento e cheio de neuroses não esta com nada.

12° - Não deem ouvidos para que os outros falem, ou que a sociedade vem impondo sobre namoros ‘modernos’. Lembrem-se: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimentais qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). Estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Não se acomodem, não se conformem com o que está errado. Sejam firmes. E sejam felizes!

Rosana Salviano

37 comentários:

  1. Ricardo,

    Tem algumas considerações muito interessantes de Caio Fábio a respeito disso e com os quais eu me identifico muito. (Mas isso - vale ressaltar - somente entre pessoas adultas e responsáveis que não vivem do achismo moral e religioso, mas da própria consciência).

    Eis um deles:

    http://www.caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=01796


    Vale a pena dar uma espiada.

    Abs,

    R.

    ResponderExcluir
  2. Ameeeeeeeeei esse texto (tudo sobre amor me prende hehe) e eu acho interessante discutir sobre até onde vai os limites de um namoro, porque independente da religiao, muitas pessoas se perguntam porque a relação não dá certo, seguem o coração sem buscar o que será que Deus acha e por aí vai.. e quanto ao objetivo (ter uma meta) também acontece de muitos simplesmente namorarem por namorarem, por "modinha".

    ResponderExcluir
  3. A paz de Deus.
    Eu gostei muito do texto, gosto desse assunto porque tudo que eu quero nessa vida é agradar e servir a esse Deus de maravilhas, e um namoro santo é uma coisa que eu admiro muito, porque se o namoro for santo, o casamento será por Deus abençoado.
    Agradeço o irmão por escrever textos tão sábios que nos ajudam nessa jornada, principalmente pra nós jovens que estamos cercados de tentações.
    Estou seguindo o seu blog irmão.
    A paz de Deus para todos.

    ResponderExcluir
  4. A Paz de deus a todos
    preciso de uma resposta e rapido por favor
    estou namorando a 5 meses e desde q completamos 3 meses temos sido muito tentados, sentimos muito desejo um pelo outro e ja nos tocamos, nao houve sexo propriamente dito, mas nos masturbamos
    e agora estou com medo d ter pecado ou ter cometido "infraçao", e agora te pergunto realmente o q é pecado porq so fazlam para se manterem santos mas o q é santo num namoro?
    desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo.
      Graça e Paz. Sobre esse assunto ai que vc tocou tenho um livro excelentíssimo para vc e que vai lhe ajudar e muito. mesmo que vc não esteja mais namorando com essa garota ou que vc esteja solteiro ou casado, não importa. Este livro é muito bom: "namoro, biscoitos e um grande problema". Ela vai ajudar e muito no seu relacionamento. é um livro pequeno, mas com uma sabedoria imensa. POr favor, não deixe de lê-lo.
      Fica com Deus.
      Jéssica Oliveira.

      Excluir
    2. E lembrando a todos que estam lendo esse post sobre namoro santo.
      Eu recomendo. Leiam este livro: "namoro, biscoitos e um grande problema". Este livro tem um poder tremendo. Vai ajudar a vc que busca um compromisso santo. E pra vc que já pecou no seu relacionamente,(se masturbando, tocando no corpo do amado(a), ou até mesmo trazando). Não se preocupem a esperança para vc que acha que nunca mais vai conseguir ter um namoro sob a vontade de DEUS.
      E é lógico, vcê que espera no Senhor, este livro lhe ajudará muito nesta caminhada.
      E para os casados, que estam com o casamento em sofrimento, que há traição, está arruinado, em decadência.. eu tbm lhes a conselho, leiam esse libro tbm.
      Ele trará uma palavra rema, sobrenatural para o seu relacionamento. Digo isso, porque sou testemunha de que esse livro que vos falei mudou o meu relacionamento. Hj vivo feliz com o meu compromissado e o nosso namoro está voltado para os príncipios de Deus.
      Fiquem com Deus e Shallom.
      Jéssica Oliveira

      Excluir
    3. Sexo foi feito para ser pratico , si não fosse não teria sido criado pelo poderoso supremo divino ou em sigla( PSD ) então façam sexo a vontade mas use camisinha para não ter ninhada de filhos e para não pegar doenças . afinal ninguém vai para o inferno por ter desfrutado do que fez o criador , bjs a todos !!

      Excluir
    4. O sexo não foi criado para o prazer humano e sim para a reprodução. Todos os animais so fazem sexo na época de acasalamento na época de ter a ninhada. Não digo para não fazer mas sim que a primeira mulher tem que ser pro resto da vida.

      Excluir
  5. Recomendo que leia a série "Não fornicarás".

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou grato a Deus, que usou de cada um de vcs para colocar em pauta algo tão importante. Assim como diz a oração do Pai nosso:"seja feita a Sua vontade..." E que não haja a ilusão de que basta ter fé, pois nem todos os que crêem serão salvos. "A fé sem obras é morta" (Tiago 2:17).
      Que deus lhes abençoe e guarde.

      Excluir
  7. Achei lindo e romântico esse texto, eu queria ter um namoro assim, mas infelizmente ninguém mas da minima para isso, namoro santo é uma piada nos dias de hoje, os jovens nos dias de hoje vão além ultrapassam os limites.
    Sei que é ruim, mas por enquanto não sou crente e não sirvo religião nenhuma, mas carrego Deus no meu coração, até lá continuo sendo apenas uma alma vagando pelo mundo.

    ResponderExcluir
  8. A paz de Deus irmãos! Por favor me ajudem.
    Eu e minha namorada já estamos com uma liberdade grande, um dia quando dei por ela ja estava com a mão dentro da minha coeca e na calsinha dela, mas não passou disso.
    Eu aida sou crente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbem tenho essa duvida
      Alguem podem nos ajudar??????

      Excluir
    2. A paz de Deus
      Eu tambem quero saber
      isso e fornicação ou e parar a tempo de algo pior
      preciso de uma resposta clara.
      alguem por favor

      marcio

      Excluir
    3. Outras pessoas fieram a mesma pergunta em outros post.
      Leiam: "Namorados que se masturbam cometem fornicação?"

      Isto não é forncação, mas o relacionamento não está mais na categoria de 'namoro santo' como entendem a maioria.

      Ainda confessa Jesus como o teu Senhor e salvador? Então continua crente.

      CRENTE SÓ SE DEIXA DE SER QUANDO SE DEIXA DE CRER.



      Excluir
    4. "TF teen" integrante do grupo de jóvens cristãos10 de fevereiro de 2013 01:49

      me descupa mai crente todo mundo é
      até os ateus q acreditam na ciência :p
      meu deus se até o demônio teme e treme perante deus é por que ele crê q deus tem um poder mt superior ao dele.... só uma observação ok :)

      Excluir
  9. A paz de Deus

    Tenho uma duvida.
    Um casal so pode ser acusado de fornicação no caso de sexo normal, anal e oral?
    Pq vi em varios sites q o simples fato de ter a intenção de fornicar já e fornicação como por exemplo, olhar para um mulher com malicia ou passar a mão na namorada ou noiva (nas partes intimas, coxa, seios, etc).
    A CCB só considera fornicação os atos conumados ou o simples fato de ter a intenção (Q acho q todos ja tiveram)?
    Desde já agradeço a resposta.
    Deus abençoe
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eu, porém vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mateus 5:28)

      Pensar é uma coisa; ficar alimentado o pensamento e ter um real desejo a ponto que ele influencie em suas ações é outra.

      Quando alguém toma uma decisão - "QUERO ISTO!" e se moveu para ter o que desejou, mesmo que por alguma circustância não consumou, é pecado.

      Exemplo: Uma pessoa cheia de cólera(ira) toma uma arma e vai atrás do seu desafeto e atenta contra a vida dele, mas por uma questão de mira não o mata. Para Deus o atentado e o assassinato é a mesma coisa.

      Excluir
  10. Paz do Senhor à todos! Eu gostaria de saber se é errado eu ficar vigiando o namoro de minha irmã. Só faz uns 4 a 5 meses que eles namoram e se conhecem uns 6 a 7 meses, Pois eu estava escondida e vi tudo. O namorado dela estava tocando nas partes íntimas dela e ela na dele, então corri e falei para os meus pais e contei tudo! Mas é pecado eu ficar vigiando sem ela vê, e contar para meus pais? Estou bastante triste cm este fato, depois na frente dos outros parece que não aconteceu nada, tomara que eles se casem logo, melhor que viver na fornicação, eles são jovens! Eu estou errada ou certa????????? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bisbilhotar é feio! Você não precisa se prestar a isso, não é papel seu, são seus pais que devem aconselhar sua irmã.
      Acho que é mais nova, amanhã será você quem estará namorando, e deverá decidir se vai querer um namoro comum ou um namoro que honre a Deus.

      Paz!

      Excluir
  11. EI IRMÃO RICARDO, EU ESTOU NAMORANDO FAZ UNS QUATRO MESES O MESMO TEMPO QUE ORAMOS PARA INICIAR O NAMORO, ORANDO E TENDO APENAS AMIZADE, DEMOS INICIO AO NAMORO COM O PROPOSITO DE CASAMENTO, EU CREIO QUE A AMO A PONTO DE dar ESSE PASSO E ELA ME PASSA COM TODA CERTEZA QUE É ISSO TAMBÉM O QUE QUER, MAS AO LONGO Desses dias, COMEÇAMOS A NOS ABRASAR, O SENTIMENTO DE CULPA VEM E FICO ENTRISTECIDO, nos lemos a palavra e oramos, ela mora em outra cidade e nos vemos nos finais de semana, antes sentimos muita falta e saudades um do outro, hoje sentimos mas não tanto como antes, parece que deu uma esfriada sabe, e gora fico imaginando se a gente chega ate a o altar, as vem duvidas, mas quando começo pensar que eu quero casar com ela viver minha vida ao lado dela mesmo ja conhecendo as qualidades e os defeitos dela parece que tudo isso parecer ser pequeno, mas a verdade é que estou ainda entristecido com os abrasamentos que temos, parece incontrolável, tenho 24 e ela tem 20, irmão a minha intenção aqui é buscar um conselho seu a esse respeito, pois eu me entristeço mas ela nem tanto...
    Alex Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quatro meses de namoro é pouco tempo. O relacionameno passará por muitas fases ainda, algumas difíceis. Mas é assim mesmo o processo para conhecermos as pessoas.

      Ao passo que o namoro vai caminhando a intimidade vai aumentando, mas há de ser tomar cuidado porque esta certeza que quer se casar, amanhã pode não estar tão certo assim.

      Pode ser que ela está mais 'aberta' porque não quer perdê-lo, se conseguir fazê-la entender que não precisa de tanto para ela te 'segurar', se conseguir mostrar a ela que já está 'preso' nos braços dela, talvez ela diminua a intensidade nos carinhos.

      A 'brasa' não queimará tanto, mas um calorzinho que produzirá será bom para manter o namoro aquecido.

      Excluir
  12. apdD

    Eu gostaria de saber se há algum problema, em um namoro, de um dormir na casa do outro?

    ResponderExcluir
  13. Tudo é possível ao que crê.

    Claudio

    ResponderExcluir
  14. senhor eu nem sei se o senhor vai me responder mais lá vai....
    eu estou namorando a 4 meses pela internet
    eu sinto que eu a amo ela é católica e eu criatão...
    senhor eu confesso hj eu estava comversando com ela mais eu me mostrei nu diante outra mulher.... será que deus me perdoa???
    eu to arrependido
    eu falo com minha namorada ou peço descupas a deus e deixo quieto??????? me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahan , de boa só foi virtual tbm ja fiz isso.. Mas não faça mais irmão

      Excluir
  15. Se está arrependido, peça perdão a Deus.
    Não precisa contar para ela.
    Consagre o teu namoro.

    ResponderExcluir
  16. ajude ontem fui a casa do meu namorado,estavamos sois ai ele se encostou em mim e começou a siimular como se tiivesse tranzando mais de roupa estou muinto arrependida deu pra sentir openis dele mais de roupa eu pequei de morte me ajudemm por favor repondam to preocuupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique em paz não pecou moça, só que ele não esta te respeitando... Coloque limites, pois aos poucos podem ceder.

      Excluir
  17. Posso namorar cm uma pessoa q ñ é da ccb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não né; você por acaso gostaria de sofrer no futuro por causa de uma pessoa que não tem "A DOUTRINA" da CCB? Responda a si mesmo e descobrirá a resposta!

      Excluir
    2. E tem mais; vamos imaginar que você vai a igreja (CCB) em um belo sabado para buscar a palavra de Deus. (Isso é o futuro; lembre-se que você está casado com ele (a)). E você convida ela pra ir no culto; e ele (a) te diz: A meu bem; eu vou a festa... (Que tristeza maior você quer?)...
      Por isso te digo; não case-se com quem não é da CCB!

      Excluir
    3. A 1° coisa que você precisa fazer é buscar a Deus e ouvir o que ele te fala.
      Se a pessoa com quem você quer namorar não quiser servir a Deus e Deus te falar que não tem plano de salvação com a pessoa, ai você responde para si mesmo se você irá namorar ou não com a pessoa. As vezes deu tem um plano de salvação, as vezes não. Mas de qualquer forma, eu te aconselho a buscar uma esposo dentro da casa do Senhor.

      Excluir
  18. O Blog está muito bem elaborado; com muitos artigos para nos dar uma guia perfeita. Porém eu indico que não use "BLOGSPOT" para continuar publicando as suas ideias para nos dar uma guia perfeita. Recomendo-vos: "http://br.jimdo.com/" como site para continuar a publicar seus arquivos e "https://mega.co.nz/" para armazenar arquivos publicados. Os dois sites podem ser colocados no idioma português...

    ResponderExcluir
  19. Aleluia! Sou cristã faz quatro anos, e pratico o namoro santo tem pouco tempo. Meu namorado sonha em casar comigo e eu com ele. O segredo para não cair em pecado é nunca ficar em lugares isolados, pois isso contribui e muito para a fornicação. Desejo que Deus dê forças a todos esses jovens que contaram suas situações acima, e vocês são fortes e já venceram o maligno. Continuem confiando em Deus porque Ele tem planos maravilhosos para vocês, amém????

    ResponderExcluir
  20. A paz de Deus... Se sentirem me ajude, eu sou da CCB e meu namorado é da assembléia e já faz 6 meses que estamos juntos, e a doutrina da CCB é mais difícil tipo o meu ancião disse pra ele casar comigo ele tem que passar pra minha igrejs.. E ele me disse que me ama muito e eu tbm e Deus conhece o nosso coração e eu só espero nele,... E ele disse que não quer deixar a igreja dele então não podemos casar e agora? Nos amamos um ao outro e eu me sinto bem na minha igreja ccb

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.