Seguidores

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O Baú de Maldições - Uma leitura perniciosa




'A paz de Deus! Venho por este e-mail sugerir um post que na minha humilde opinião se faz necessário. Se puderem publicar no Blog será bom e de grande valia para alertar e orientar pais e jovens de hoje em dia:

Minha filha de 15 anos chegou em casa com um livro; de início achei legal! Achei até interessante e sadio o fato dela estar lendo um livro, ler é bom! Porém não imaginava que aquele livro fosse mexer com sua memória, com sua mente, com seu ser.

Iniciou sua leitura e ficou presa a ela, não tirava o tal livro das mãos nem para almoçar. Dias depois minha filha começou a ter um comportamento estranho, levou para seu quarto, além de outros livros, um pôster de bandas estranhas de estilo gótico, passou a se vestir de preto e gostar de coisas relacionadas à morte.

Em um jantar, disse para me mostrar que eu queria observá-lo e tomei o livro dela. No instante que segurei o livro senti uma vibração estranha; era preto com uma moça morta dentro de um baú e, com letras grandes, intitulado “O Baú de Maldições”. Quando li aquilo me arrepiei. “De onde ela tinha tirado aquele livro”, pensei.

Descobri que minha esposa havia comprado pela Internet. Ela me explicou que nossa filha se dizia fã do escritor, que era jovem, bonito e estava conquistando as adolescentes.

Foi difícil convencer nossa filha de que o livro estava carregado de energias ruins, e claro, nos livramos dele e dos outros livros que eram de um escritor estrangeiro. Assim que nos livramos dos livros aquele clima mudou, a sensação de peso sumiu e nossa casa voltou a ter paz.

Fica o alerta para os pais que querem que seus filhos trilhem o bom caminho e permaneçam na Graça – Tomem cuidado com o que seus filhos estão lendo, livros como estes atrapalham e podem desviá-los, livros como estes – e da mesma forma os filmes de terror - atraem maldições e morte.

Fiquem na paz! (Alexandre Barbosa)'

Santo Deus! Como poderemos ficar tranquilos depois de um alerta e uma história dessas? Pensei a princípio se tratar de um caso comum de rebeldia adolescente, consultei uma amiga escritora e perguntei se os livros podem ter este poder sobre as pessoas e se convém a leitura. A jovem Yuki gentilmente respondeu com este texto:

Todos os livros nos convêm?

Nós cristãos sabemos que grandes são as investidas de Satanás contra os escolhidos do Senhor. “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé: sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo."(I Pedro 5:8)

Quem não tem os olhos cegados pelo inimigo, percebe que a cada dia que passa, as mudanças morais e sociais da sociedade vão se deturpando cada dia mais. Só que a maioria dos servos de Deus estão sendo enganados por essas mudanças que lhes são transmitidas. E muitos têm esquecido que tudo que vem acontecendo tem uma grande influência do diabo. Os servos de Deus têm estado tão ocupados com suas vidas, suas diversões, suas satisfações pessoais que tem esquecido a verdade, o que Deus deseja de todos nós. Vivem uma vida como se, e somente se, o fato de irem a igreja já é suficiente para as suas vidas e uma edificação total com Deus, e acabam sendo derrotados por Satanás todos os dias, nos seus relacionamentos, nas suas vidas financeiras, na saúde e no mais importante de todo; o relacionamento com Deus, e a maioria deles nem percebem isso.

A falta de vigilância tem como consequência a secularização da igreja que produz em nós mornidão espiritual. Esta nos faz refém do relativismo moral que nos cega contra os astutos ataques de Satanás. (Ricardo Alexandre)

Uma guerra não se inicia de maneira exposta, ela sempre começa de forma sutil, até se transformar em algo grande e incontrolável, e para isso, o inimigo sempre usa de artimanhas “ inofensivas” para  atingir o seu intento.

Somos ensinados que livros são cultura, conhecimento e saber. E isso nada mais é do que a mais pura verdade. Porém como todo cristão deve saber, somos diferentes, e por sermos diferentes somos alvejados todos os dias por aqueles que detestam o fato de termos escolhido amamos a Deus acima de todas as coisas. Por isso devemos aprender algo importante relação à leitura: distinguir entre um livro que pode nos trazer o bem e os que podem nos trazer o mal.

Surpreendentemente cristãos estão sendo enganados todos os dias, crianças e jovens e adultos não conseguem enxergar o que se passa verdadeiramente ao seu redor. E é por esse descuido que a maioria do povo de Deus está sendo enganado. A principal arma do diabo é contra os jovens “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” (IJoão2:14).

O jovem tem a vitória sobre Satanás através da palavra de Deus, por isso que Satanás na sua grande sabedoria e astúcia tem utilizado todos os tipos de armas para afastá-los dos caminhos doSenhor. Isso tem acontecido em demasia, por causa do esfriamento espiritual e a supervalorização do entretenimento mundano. A Bíblia é muito clara quando afirma que precisamos ser vigilantes em relação às coisas que o mundo nos oferece "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (João 2:15.)

Uma das mais “inocentes” armas que Satanás tem usado contra servos de Deus são os livros. Sim! Caros servos de Deus, os nossos tão amados livros. Infelizmente muitos deles estão sendo manipulados para desvirtuar tanto cristãos quanto não cristãos. Existem livros que cristão não podem nem chegar perto deles, livros que nunca podem ler, livros que podem ler, mas que deve esquecê-los e os  livros que podemos ler.

Muitos acreditam que isso é bobagem, mas acredite meu caro servo de Deus, não é.  Assim como existem os adoradores de Deus, existem os seguidores do diabo, assim como fazemos de tudo para agradarmos a Deus, eles fazem de tudo para agradar ao mal. Muitos livros que são publicados parecem inofensivos, alguns o são, mas existem aqueles que não o são. Que tem como objetivo levar aqueles que o leem para caminhos ocultos, rebeldes, para caminhos que vá de encontro com os ensinamentos de Deus e Jesus Cristo."E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe." (Efésios 5:11-12).

A febre 'Harry Potter' que o diga, é um livro divertido, atraente, repleto de aventura, magia, ação, amizade. Mas suas mensagens são claras, levar quem o lê ao mundo da bruxaria, não falo fantasia, imaginação, é bruxaria pura, a mais alta e mais elevada bruxaria. E quem acompanha as notícias, Harry Potter foi responsável por triplicar mundialmente os adeptos da bruxaria, milhares de crianças e jovens (sim, bruxas e bruxos existem) desviaram-se dos caminhos do Senhor por causa dos livros, e blasfemaram contra ele.

A série 'Crepúsculo' que conquistou milhares de fãs obcecadas e descontroladas em todo mundo (a maioria mulheres), tem uma forte história de amor entre um vampiro uma humana. Aparentemente inocente, mas quem leu os livros pode perceber um ocultismo pesado e certa tendência depressiva e suicida na obra, sem evidenciar o amor obcecado da protagonista pelo vampiro da obra, claramente um ser das trevas. O livro também teve uma influência negativa (segundo pesquisas cristãs) em vários jovens no mundo todo.

Outro livro que tem feito muito sucesso e obviamente também ganhou uma versão cinematográfica é 'Dezesseis Luas', onde conta a história de invocadores, bruxas e bruxos que quando chegam a uma determinada idade são invocados pelo bem ou pelo mal. Não li ao livro, mas assisti ao filme, e posso afirma que todo o seu conteúdo é bruxaria pura. Quem for inteligente e muito curioso conseguirá tirar do próprio livro rituais ocultista para fazer, principalmente os pactos. O filme também dá uma sensação muito opressiva ao telespectador, principalmente ao cristão e mostra escárnio e deboche em relação aos religiosos (muito em voga no filme).

Não é todo mundo que consegue distinguir se um livro pode causar algum mal ao cristão, mas livros que romantizam o vampirismo, a bruxaria, lobisomens e seres das trevas, já sabem que não devem ser bem vindos as nossas vidas.

Um servo de Deus preocupado com sua filha nos enviou um e-mail, descrevendo a sua aflição em relação a um livro chamado “O Baú das Maldições”, que após a filha ler o livro começou a mudar o seu comportamento e personalidade.

A sinopse do livro é a seguinte: No baú de maldições o Mistério anda lado a lado com a curiosidade e a sua imaginação! Quando a curiosidade fala mais alto que o temor nós podemos estar arriscando num território desconhecido, algo que não compreendemos, colocando nossa coragem a prova! No baú os mistérios foram fechados e trancados. Resta saber se você está preparado para abri-lo e descobrir o que nele foi guardado!

O Baú das Maldições é um livro de contos de suspense e terror, mas o título já nos deixa com o pé atrás, principalmente um cristão, quem é que quer ler um livro que só contém maldições? Observe esse trecho da sinopse: “Quando a curiosidade fala mais alto que o temor nós podemos estar arriscando num território desconhecido, algo que não compreendemos, colocando nossa coragem a prova!" Esse trecho é um desafio para o leitor.  É como se fosse uma pergunta: Você te coragem de me desvendar ou não? Você quer encontrar o desconhecido?

Nós já sabemos que o livro não é cristão e com certeza não foi escrito por uma pessoa cristã, e por ser de terror, o livro está relacionado às trevas. Isso já é algo bem tangível para evitar a leitura.

“No baú os mistérios foram fechados e trancados. Resta saber se você está preparado para abri-lo e descobrir o que nele foi guardado!” Aqui o ultimo desafio, a aceitação para saber se você quer entrar ou não nesse Baú das Maldições.

Assim que se começa a ler o livro você deu toda a autoridade para o que quer que aconteça no livro volte pra você. E o livro trata de que? De maldições. E quem é o rei das Maldições? O livro com suas histórias macabras está lançando as suas maldições, quando o autor o escreveu, pode ser que tenha escrito sem segundas intenções, mas como sabemos que Satanás usa de todos os meios, o livro com certeza é uma grande arma para suas intenções, já que contém histórias das trevas, ou seja, do mundo dele.

O nosso correspondente começou a notar várias mudanças na sua filha depois que ela começou a ler esse livro. Sua vida começou a ser modificada e o pai da moça orou ao Senhor Jesus Cristo para interferir e se livrou da obra. Sábio servo de Deus, guiado pelo Espirito Santo para agir da maneira certa.

Muitas pessoas vão dizer que a mudança na vida da moça era por causa da adolescência. Lembre sempre de uma coisa caro servo de Deus, se algo está o afastando do amor de cristo, não é normal, há influencias malignas por trás das mudanças.

Não estou afirmando que todos os livros são proibidos, na verdade não o são, existem muitos livros bons e ótimos que são aconselháveis para qualquer leitor ávido.  Devemos saber distinguir entre a ficção do bem e a ficção do mal.  Em 1 Co 2:14,15 lemos: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido" - (1 Corintinos 2:14,15).

Você caro jovem de Deus, não precisa repudiar a ficção e sim ter um discernimento sobre o livro que está lendo, se o livro começa a causar mudanças em seus pensamentos, em seu modo de vida cristã e começa a desejar fazer algumas coisas diferentes da que Deus e sua palavra ensinam, deixe o livro de lado, significa que você não pode lê-lo. O conselho bíblico é "Examinai tudo. Retende o bem" - (1 Tessalonicenses 5:21).

Devemos vigiar e pedir a guia de Deus relacionada a algumas leituras. Muitos vão dizer que leem determinados livros e não alteram em nada a sua vida espiritual com Deus, eu acredito nisso, mas para que você tenha certeza que eles não estão mudando a sua vida com Deus faça as seguintes perguntas:

Quanto tempo você tem orado? Quanto sobre Jesus você falado? Quanta insatisfação está em seu coração pelas coisas de Deus? Você tem lido a Bíblia? Você sente sono ao orar ou ler a palavra de Deus? 

Então como foi a sua resposta?

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.” (Filipenses 4:8-9)

Por Yuki

Guerreira do Exército do Senhor

13 comentários:

  1. TÓPICOS DE ENSINAMENTOS – 2013
    1 – LEITURAS PERNICIOSAS
    É sabido que nos dias atuais existem livros de caráter perverso os quais despertam em seus leitores a prática imoral. Há no mundo uma forte tendência para a leitura desses livros cuja prática estende-se não somente à mocidade como também aos demais adultos. Exortamos a cara irmandade a que se abstenham dessas leituras que são perniciosas as quais corrompem os bons costumes alcançados pela sã doutrina da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro seu blog é sensacional!!!Tenho umas dúvidas que me tiram o sono tem Facebook ou Whatsapp!!! Me ajuda por favor

      Excluir
  2. Ricardo,

    Há livros, filmes, etc. que logo de cara mostram o gênero a que pertencem. Como o gênero não me atrai, logo de cara descarto.

    Porém há filmes, livros, seriados, novelas que não possuem gêneros repugnáveis, mas contém no seu trama adultério, mentira, egoísmo, ganância, etc, que muitos não percebem a maldade que lá se encontra e os malefícios escondidos por detrás das tramas.

    São muitos os jovens, casais, crianças que acompanham filmes/novelas/seriados/desenhos que mostram pecados como valores admirados.

    Enfim..

    --
    Acho válido o conselho, porém o ministério poderia deixar o "ar intelectual/antigo" e falar mais a "língua do povo".

    "Perniciosas" não está entre as palavras mais conhecidas pela população (e grande parte da Igreja).

    Custa dizer: "Leituras Nocivas" ou "Leituras Perigosas"?

    É minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. oi gente, eu adoro os livros do Ant Lima, autor do livro em questão, e RESPEITO a opinião do blog, e também o testemunho, mas acredito que o autor é apenas uma fã do gênero. Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Interessante o post, olhe o blog pessoal do escritor, é um tanto obscuro!

    ResponderExcluir
  5. Gente que absurdo é esse em ?
    A guria leu o livro e virou gótica?
    Isso é uma vergonha, sou fã do Ant não só por ele ser bonito, que feio isso que vocês estão fazendo, sabiam que ele é defensor dos animais? Não ne !
    Ele é um amor de pessoa, vocês que o julgam sem o conhecer deveriam ter vergonha, isso é inveja!
    O sangue de Jesus tem poder, amém!

    ResponderExcluir
  6. Aí aí, nem Jesus agradou a todos, enfim.
    Uma pena que tem gente com o pensamento mais antigo que a arca de Noé ..
    Ahaha

    ResponderExcluir
  7. Geeente, to chocada, sou tão fã do Ant Lima e leio algo assim, porque faz sentido mesmo este post, ele só retrata maldição, assassinatos, sangue, trevas e horror, por um lado fico pensando que o post está certo, por outro acredito ser apenas um escritor, alias, um excelente escritor de terror. Minha mãe diz que esse tipo de coisa, livros e filmes de magia, maldição e terror atraem coisas malígnas para a gente...

    Mandaram o link do blog para o Antonio e ele postou o seguinte no twitter dele: "Sou apaixonado por Terror, adoro ler e claro, escrever o gênero! Nunca passou pela minha cabeça escrever um livro para amaldiçoar as pessoas" e depois disse: "Todo mundo pode opinar sobre meus livros, mas jamais imaginei carregar maldições etc em nenhum, como diz no blog"para ler o tweet aqui tem o link... https://twitter.com/itsmeantonnio/status/461885073093300224

    Espero que não haja nada de mal nos livros dele, porque estou ansiosa para comprar o novo livro "Hóspedes do Medo" :)

    ResponderExcluir
  8. Hahahaha' pelo amor de Deus gente! Daqui a pouco vão falar que ele fez pacto também? Pra vender livros e ser famoso.. é o que falta agora! Desde quando alguém vira gótica porque leu um livro?
    Vocês tem que aprender a diferenciar uma coisa de outra! Não tem nada de errado no livro dele. Sou fã e noiva e nunca vi tanta baboseira em um lugar só.

    E esse Moacir que vive comentando não tem nem coragem de decidir o que quer, porque vive puxando o saco do Ant no twitter e agora vem falando asneira. Aproveita e me explica que cor deveria ser o blog de um escritor de terror? Rosa com borboletinhas? Ah gente! Cria vergonha.

    ResponderExcluir
  9. Ricardo Alexandre preciso tc com vc estou com muitas dúvidas e perdendo o sono e a fome por favor me ajude tem Facebook ou Whatsapp para tc desse já agradeço

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.