Seguidores

sábado, 19 de janeiro de 2013

Por que no Brasil as irmãs não tocam como nos outros países?

Congregação Cristã em Israel
Que bonito é… Não há quem não fique maravilhado quando, visitando a Congregação Cristã no Brasil, contempla sua orquestra. Os hinos lhe tocam a alma, o som dos instrumentos agrada os ouvidos, porém com os olhos notará algo curioso – A orquestra é genericamente masculina.

Uma pergunta… Depois da constatação vem a indagação: Porque as mulheres não tocam? Repetem a pergunta que nossas irmãs fazem em coro e o ministério considera desaforo.

…Sem resposta. E nós ficamos enrolando por não ter o que responder, sendo que a resolução oficial, que as proíbem de tocar, nem quem redigiu soube explicar. E quando alguém respondeu, não convenceu.

“A pergunta não quer calar, e a resposta não quer falar”.

Por que parou, parou porquê? O que muitos não sabem é que as irmãs, originalmente, compunham a orquestra. Vê-las tocando não seria novidade e findaria a saudade, pois, o que se pede não é o ingresso, mas o regresso; não é a implantação, mas a devolução de um direito; não é a uma nova deliberação, mas a revogação da antiga.

“As irmãs na orquestra não seria algo inovador, mas reparador”.

A ordem… TÓPICO DA ASSEMBLÉIA DE 1961
"O Senhor tem esclarecido aos irmãos anciães de as excluírem dos conjuntos musicais, a não ser no órgão, ficando assim impedida toda e qualquer oportunidade para o inimigo causar dano à Obra de Deus".

…Que causou desordem. Você entendeu? Nem eu. Lembrando que os assentos são separados, quais danos causaram ou causariam à ‘Obras de Deus’, as arcadas executadas por uma irmã no seu violino ou o assovio doce da flauta da outra? Se o Senhor os esclareceu, o Conselho obscureceu.

“A deliberação patrocinou o privilégio de exclusividade ao direito de igualdade; e trouxe à ‘Obra de Deus’, duplicidade ao invés de unidade”.

Como é no exterior? Elas tocam, com exceção de dois ou três países influenciados pelo Brasil, e pouco tempo atrás foram liberadas para tocarem em Portugal e lá não se viu nenhum mal.

“Não queremos mudar, mas equiparar”.

Não é a mesma ‘Obra’? A igreja-mãe de todo ajuntamento ‘ccbiano’ é a Congregação de Chicago. Lá sempre tiveram escolas bíblicas (Ooohhh!), lá as irmãs sempre tocaram (Ooohhh!), daí concluo ser um ‘desvio’ da parte de cá, a decisão de adonisar a orquestra (Uuuhhh!).

“Permitindo que as irmãs participem da orquestra, não estaremos nos desviando das origens; desviamos quando as excluímos”.

A hora é agora, o momento é já! Quão auspicioso é o exemplo português, se usarmos da mesma sensatez seremos a bola da vez. Já não dá mais pra adiar, tem irmã sentada a esperar. Será que veremos nossas irmãs tocando na orquestra novamente?

A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida (Pv 13:12).

Tocar na orquestra! Elas querem, eu concordo, resta o Conselho dizer: nós deliberamos (ou revogamos).

“Deixemos de adonisar e passemos a adornar nossa orquestra.  Com as irmãs tocando, nossa orquesra será melhorada; só com macho ela fica muito machucada"


Nossa saudade:

orquestraprim
Nossa esperança:
orquestraatual

49 comentários:

  1. Romanos 6 (principalmente o vers 14)...para com essa historia de regras...estamos debaixo da graça e não da lei.....

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,

    Na Irlanda temos irmãs brasileiras que são oficializadas em flauta, por exemplo.
    Quando elas vão ao Brasil, não levam os instrumentos, porque são impedidas de louvar a Deus nos cultos, mesmo sendo oficializadas.

    O irmão Eliseu Rivelli disse no Blog do Bereiano, que não há espaço físico para as irmãs tocarem nas orquestras no Brasil e que haveria muita procura, por isso não haver esta autorização. Todavia aqui na Irlanda isto não ocorre, pois são poucas as irmãs que se interessaram em aprender a música para tocar outros instrumentos além do orgão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HP, publique fotos aí da Irlanda.

      Existe um conflito político religioso, na Irlanda, entre católicos e protestantes, como os irmãos convivem com esta situação?

      Excluir
    2. Ricardo,

      Não sou muito de tirar fotos, mas vou ver se consigo achar alguma que tirei no passado e publicarei.

      Este conflito religioso é mais forte na Irlanda do Norte e foi muito forte no passado. Hoje há algum conflito em zonas específicas da Irlanda do Norte, como Newry, Londonderry e até mesmo Belfast, mas atualmente tem essência política, mesmo tendo as raízes num conflito religioso. Mesmo assim é algo pontual.

      Hoje a Irlanda sofre algum conflitos com gangues por causa de drogas. Essa é hoje o maior problema na Irlanda, mas nada que possa se comparar com a guerra do tráfico no Rio de Janeiro, por exemplo.

      A religião do povo irlandês é católica. Frequentam missas, mas na realidade a maioria vai por costume e tradição apenas, são ateus-católicos.

      Há algumas igrejas protestantes, como Evangélicas, Batistas, Presbiterianas, mas são poucas. Porém noto que os protestantes são aqueles que realmente creêm em Deus e servem a Cristo.

      Abraços.

      Excluir
    3. Não é machismo.e que no Brasil o número de irmandade e bem superior que nos outros países não teria espaço para uma orquestra de irmãos e outra de irmãs.as irmãs louvam a Deus com órgão.

      Excluir
    4. Se o caso é espaço fisico e nao machismo, é só revesar. Se não é algo preconceituoso, coloca os irmãos no órgão e as irmãs nos outros. Colocam homens no órgão e irmãs nos outros instrumentos.

      Excluir
    5. Se o caso é espaço fisico e nao machismo, é só revesar. Se não é algo preconceituoso, coloca os irmãos no órgão e as irmãs nos outros. Colocam homens no órgão e irmãs nos outros instrumentos.

      Excluir
  3. Machismo. Isso entra em contradição qdo se diz que Deus não faz acepção de pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Impedir as mulheres de tocarem instrumentos para louvar a Deus é como cortar as asas de um pássaro com a intenção de que ele não voe mais, nossas irmãs podem e devem voar PARA HONRA E GLÓRIA DE DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D isso mesmo, nada mais triste do que não poder expressar seus sentimentos...

      Excluir
  5. Falta de espaço onde? isso é bravata!

    Há cidades onde há igrejas com 20 ou 30 músicos e que nos dias de semana chega até 4 ou 5. Isso acontece em minha cidade.

    No banco das organistas chega ficar 5 organistas sem tocar nestes culto um sax pra cada uma delas e teríamos 10 músicos!

    Há lugares que tem mais irmãs que irmãos, onde está a falta de lugar?

    Claro que não podemos tomar por base grandes centros. Temos que pensar nos rincões deste imenso país.

    A CCB faz uma coisa inédita, proibe seus membros de cumprir a Palavra que diz que, tudo o que tem fôlego, louve ao Senhor, inclusive com instrumentos.

    Lamentável.

    ResponderExcluir
  6. A paz de Deus, se autorizarem as irmãs a tocarem instrumentos, não vai ter quem cante nas igrejas, pois o irmãos não cantam, só babuceiam/apenas mexem os lábios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. E QUE TAL, SE ELES CANTASSEM?!
      AGORA POR CAUSA DISSO, AS IRMÃS NÃO PODEM TOCAR... POUPEM-ME, E ARRUMEM UMA DESCULPA MAIS CONVINCENTE!

      Excluir
    3. isso é desculpa eles podem cantar sim as organistas cantam...

      Excluir
    4. isso é desculpa eles podem cantar sim as organistas cantam...

      Excluir
    5. Os irmão por acaso tem vergonha de louvar a Deus?claro que não, nem toda irmão iria querer tocar algum instrumento, alguma ficariam louvando apenas com canto, as vezes tenho vontade aprender a musica, mais tem tanta organista aqui que tem até fila pra tocar na igreja, infelizmente temos deixado o peso e o julgo entrar em nossa igreja.

      Excluir
  7. Moro em Campo Grande Rj, aqui na minha comum tem poucos músicos, e os poucos, dias de semana, não comparecem, mas as organistas sim, congregam e ficam apenas olhando a irmã que foi escalada para o dia, tocar. Não concordo com essa regra que impedem as irmãs de tocarem outros instrumentos. Se na CCB é uma só fé e doutrina, porque então nos outros países elas tocam e aqui não? Onde está a guia dos Anciões do Brás? Estão precisando orar mais e pedir guia dos céus, pois estão completamente sem guia e entendimento.

    ResponderExcluir
  8. parem e imaginem uma igreja sem canto,não iriamos precisar de hinários de cantos,somente de musícos,as irmas tem vozes maravilhosas muitas vezes suas vozes em coro enche a igreja em comunhão,e os irmãos não musícos geralmente não cantam por vergonha,a obras da Congregação crista no brasil não nasceu ontem ou a um mês atras e sim a mais de 100 anos,e hoje muita coisa de fora dela esta entrando e muitos então caindo,devemos ser crentes prudentes,esta e apenas minha opinião DEUS abencoe

    ResponderExcluir
  9. parem e imaginem uma igreja sem canto,não iriamos precisar de hinários de cantos,somente de musícos,as irmas tem vozes maravilhosas muitas vezes suas vozes em coro enche a igreja em comunhão,e os irmãos não musícos geralmente não cantam por vergonha,a obras da Congregação crista no brasil não nasceu ontem ou a um mês atras e sim a mais de 100 anos,e hoje muita coisa de fora dela esta entrando e muitos então caindo,devemos ser crentes prudentes,esta e apenas minha opinião DEUS abencoe

    ResponderExcluir
  10. Realmente, é uma pena que as irmãs não possam tocar!

    Acho ridículo alegarem que não haverá quem cante. Nem todas as irmãs serão musicistas, assim como nem todos irmãos são músicos. Acho que isso é ignorância, machismo!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. SIRVO A DEUS NA CCB E ACHO QUE DEVERIAM LIBERAR OUTROS INSTRUMENTO PARA AS IRMÃS POIS TEM MUITA NECESSIDADE DE MÚSICOS PARA AJUDAR NA OBRA,TENHO COMO EXEMPLO EU MESMO QUE SOU MÚSICO E TOCAVA BOMBARDINO E POR NECESSIDADE TROQUEI PARA TROMPETE POIS NÃO TEM OUTRO MÚSICO NA LOCALIDADE ONDE TOCO.AJUDO A OBRA NA ZONA RURAL E A MINHA ESPOSA TENTOU POR VÁRIAS VEZES APRENDER A MÚSICA PARA SER ORGANISTA MAS ELA TEM GRANDE DIFICULDADE,TALVEZ SE ELA E COMO ÁS DEMAIS IRMÃS TENTAREM OUTRO INSTRUMENTOS IRÃO TER MAIS FACILIDADE ATÉ PORQUE NOS OUTROS PAÍSES AS IRMÃS TOCAM VÁRIOS INSTRUMENTOS .SOMOS UMA SÓ FÉ E DOUTRINA POR QUE A DIFERENÇA AQUI NO BRASIL.

    ResponderExcluir
  15. Tenho 12 anos e meu sonho é tocar violino na orquestra, mas não posso pois sou mulher. Posso ser pequena mas tenho racicínio lógico para saber que isso tem um certo de machismo e preconceito, parece que nós somos "obrigadas " a cantar e tocar um único instrumento. Como ja disse anteriormente, é meu sonho tocar violino na orquestra da igreja, e temo que ele não possa se realizar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, minha situação é igual a sua. tenho 12 anos e toco violino, porém em minha comum há uma falta enorme na reunião de jovens de músicos e ele tocam sem andamento nenhum e para piorar se acham dignos de estarem tocando e ri de nós mulheres que não temos esse direito.
      Espero que Deus faça justiça por nós e mostre que não há discriminação em sua obra. Somos capazes de virar esse jogo se todas as irmas parassem de ser conformistas e lutassem pelos seus direitos nós coseguiriamos , mas so se parassemos de cantar ,todas juntas em cada comum existente no Brasil e mostrar que somos iguais diante de Deus , nos teriamos esse direito

      Excluir
  16. Penso que não tinha nem o que ser discutido, porque a obra de Deus não se resume felismente só a São Paulo onde as orquestra são enormes e sim temos o Brasil todo com igrejas pequenas com pouco irmãos onde em culto de testemunhos e culto no meio da semanas as irmãs são mais frequente .

    ResponderExcluir
  17. Oi Ricardo interessantíssimo o texto a muito tempo venho perguntando a cerca disto, meus tios me responderam é porque tem muitos músicos homens e não haveria espaço para as mulheres, mais o que me deixa triste é saber que os homens tem toda a liberdade na igreja para pregar, exortar, anunciar, evangelizar,ser porteiro, ser cooperador, ser ancião,ser maestro e nos mulheres de tudo somos impedidas e até mesmo de louvar a Deus com outros instrumentos gostaria de saber aonde esta a graça de Deus nisto tudo, sou da CCB, porém não sou a CCB, porque para mim a obra de Deus na terra é Jesus Cristo como esta na bíblia,nenhuma igreja ou pessoa pode ser a obra de Deus porque só cabe a Jesus ser oque só Ele pode ser.

    ResponderExcluir
  18. Gente parece que aqui no Brasil não pode porque já tem muitos irmãos musico, não é igual aos outros países que carecem de musicos e é a onde as irmãs podem tocar os outros instrumentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Deus; aqui no Brasil tem lugar q nem músicos tem; deveriam dar oportunidade para irmãs tocarem...exclusivamente nessas igrejas onde tem poucos músicos no Brasil...com certeza a orquestra iria crescer ...

      Excluir
  19. Nós mulheres e irmãs não temos uma resposta digna da igreja em relação a isso. Primeiramente não somos representadas, pois uma maioria homem e patriarcais não tem noção de como convive a mulher dentro da igreja. segundo, que vivemos debaixo do machismo velado, se você questiona certas imposições produzidas pelo HOMEM e não de DEUS,você estaria sendo carnal, político, desviado(a) ou sei lá o que,mas sempre em uma visao pejorativa do sujeito questionador, nem mesmo nas questoes administrativas da igreja nós mulheres temos espaço. Terceiro, e mais importante sobre o assunto: muitos respondem que não pode ser liberado para nós mulheres um espaço para a orquestra por que se não haveria um excesso de orquestra na igreja. Que resposta redundante! Então se formos analisar por essa lógica, não deveria haver formação para organistas, pois haveria uma sobra delas. Essa resposta é discriminatória, nos impõe submissão, e até certos irmãos e irmãs reconhecem que não há uma resposta concreta para isso, por que simplesmente rla

    ResponderExcluir
  20. Se aqui há um excesso de músicos, oras, por que então o privilégio da música é concedida ao homem? Que machismo, sem cabimento

    ResponderExcluir
  21. Se aqui há um excesso de músicos, oras, por que então o privilégio da música é concedida ao homem? Que machismo, sem cabimento

    ResponderExcluir
  22. Obra de DEUS se chama CRISTO.E o que nega a cristo é espírito do anti cristo.
    Não é um só Deus?Uma só fé?Uma só comunhão?
    Nos tratam da mesma forma que os políticos,nos veem como massa de manobra,alienados e não engulo nada que esteja fora do plano de salvação,e isso tudo nada mais ´que o espírito maçon.

    ResponderExcluir
  23. Machismo direitos são iguais.....

    ResponderExcluir
  24. Se é falta de espaço físico para irmãs na orquestra, porque quase todos os meses temos exames de oficialização de músicos? Se no Brasil não há necessidade de músicos, como há em outros países onde irmãs tocam outros instrumentos, porque no Brasil a demanda por músicos é tão grande assim, pra fazer tantos testes por ano?

    ResponderExcluir
  25. o inimigo esta se infiltrano na irmandade e fazendo essas intrigas muitos se esfriaram por elas. jesus tem misericordia.

    ResponderExcluir
  26. A Paz de DEUS irmãos! Vamos orar e colocar nas mãos do Senhor Jesus! Pois quem sabe o melhor todos caminhos é o Senhor Jesus! A PAZ DE DEUS.

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.