Seguidores

sábado, 19 de janeiro de 2013

Por que no Brasil as irmãs não tocam como nos outros países?

Congregação Cristã em Israel
Que bonito é… Não há quem não fique maravilhado quando, visitando a Congregação Cristã no Brasil, contempla sua orquestra. Os hinos lhe tocam a alma, o som dos instrumentos agrada os ouvidos, porém com os olhos notará algo curioso – A orquestra é genericamente masculina.

Uma pergunta… Depois da constatação vem a indagação: Porque as mulheres não tocam? Repetem a pergunta que nossas irmãs fazem em coro e o ministério considera desaforo.

…Sem resposta. E nós ficamos enrolando por não ter o que responder, sendo que a resolução oficial, que as proíbem de tocar, nem quem redigiu soube explicar. E quando alguém respondeu, não convenceu.

“A pergunta não quer calar, e a resposta não quer falar”.

Por que parou, parou porquê? O que muitos não sabem é que as irmãs, originalmente, compunham a orquestra. Vê-las tocando não seria novidade e findaria a saudade, pois, o que se pede não é o ingresso, mas o regresso; não é a implantação, mas a devolução de um direito; não é a uma nova deliberação, mas a revogação da antiga.

“As irmãs na orquestra não seria algo inovador, mas reparador”.

A ordem… TÓPICO DA ASSEMBLÉIA DE 1961
"O Senhor tem esclarecido aos irmãos anciães de as excluírem dos conjuntos musicais, a não ser no órgão, ficando assim impedida toda e qualquer oportunidade para o inimigo causar dano à Obra de Deus".

…Que causou desordem. Você entendeu? Nem eu. Lembrando que os assentos são separados, quais danos causaram ou causariam à ‘Obras de Deus’, as arcadas executadas por uma irmã no seu violino ou o assovio doce da flauta da outra? Se o Senhor os esclareceu, o Conselho obscureceu.

“A deliberação patrocinou o privilégio de exclusividade ao direito de igualdade; e trouxe à ‘Obra de Deus’, duplicidade ao invés de unidade”.

Como é no exterior? Elas tocam, com exceção de dois ou três países influenciados pelo Brasil, e pouco tempo atrás foram liberadas para tocarem em Portugal e lá não se viu nenhum mal.

“Não queremos mudar, mas equiparar”.

Não é a mesma ‘Obra’? A igreja-mãe de todo ajuntamento ‘ccbiano’ é a Congregação de Chicago. Lá sempre tiveram escolas bíblicas (Ooohhh!), lá as irmãs sempre tocaram (Ooohhh!), daí concluo ser um ‘desvio’ da parte de cá, a decisão de adonisar a orquestra (Uuuhhh!).

“Permitindo que as irmãs participem da orquestra, não estaremos nos desviando das origens; desviamos quando as excluímos”.

A hora é agora, o momento é já! Quão auspicioso é o exemplo português, se usarmos da mesma sensatez seremos a bola da vez. Já não dá mais pra adiar, tem irmã sentada a esperar. Será que veremos nossas irmãs tocando na orquestra novamente?

A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida (Pv 13:12).

Tocar na orquestra! Elas querem, eu concordo, resta o Conselho dizer: nós deliberamos (ou revogamos).

“Deixemos de adonisar e passemos a adornar nossa orquestra.  Com as irmãs tocando, nossa orquesra será melhorada; só com macho ela fica muito machucada"


Nossa saudade:

orquestraprim
Nossa esperança:
orquestraatual

76 comentários:

  1. Romanos 6 (principalmente o vers 14)...para com essa historia de regras...estamos debaixo da graça e não da lei.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que clamar a Deus pra a orquestra ser justa

      Excluir
    2. Verdade irmão. Estamos na graca. A lei mata. Quem matou Jesus forma os doutores da lei. Quiseram pegar Jesus aplicando a lei várias vezes. Não posso julgar igreja nenhuma, mas Só a graça libertadora de Jesus na vida de muitos irmãos. Que se julgam melhores do que outros por conta de uma roupa ou N coisas.

      Excluir
  2. Ricardo,

    Na Irlanda temos irmãs brasileiras que são oficializadas em flauta, por exemplo.
    Quando elas vão ao Brasil, não levam os instrumentos, porque são impedidas de louvar a Deus nos cultos, mesmo sendo oficializadas.

    O irmão Eliseu Rivelli disse no Blog do Bereiano, que não há espaço físico para as irmãs tocarem nas orquestras no Brasil e que haveria muita procura, por isso não haver esta autorização. Todavia aqui na Irlanda isto não ocorre, pois são poucas as irmãs que se interessaram em aprender a música para tocar outros instrumentos além do orgão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HP, publique fotos aí da Irlanda.

      Existe um conflito político religioso, na Irlanda, entre católicos e protestantes, como os irmãos convivem com esta situação?

      Excluir
    2. Ricardo,

      Não sou muito de tirar fotos, mas vou ver se consigo achar alguma que tirei no passado e publicarei.

      Este conflito religioso é mais forte na Irlanda do Norte e foi muito forte no passado. Hoje há algum conflito em zonas específicas da Irlanda do Norte, como Newry, Londonderry e até mesmo Belfast, mas atualmente tem essência política, mesmo tendo as raízes num conflito religioso. Mesmo assim é algo pontual.

      Hoje a Irlanda sofre algum conflitos com gangues por causa de drogas. Essa é hoje o maior problema na Irlanda, mas nada que possa se comparar com a guerra do tráfico no Rio de Janeiro, por exemplo.

      A religião do povo irlandês é católica. Frequentam missas, mas na realidade a maioria vai por costume e tradição apenas, são ateus-católicos.

      Há algumas igrejas protestantes, como Evangélicas, Batistas, Presbiterianas, mas são poucas. Porém noto que os protestantes são aqueles que realmente creêm em Deus e servem a Cristo.

      Abraços.

      Excluir
    3. Não é machismo.e que no Brasil o número de irmandade e bem superior que nos outros países não teria espaço para uma orquestra de irmãos e outra de irmãs.as irmãs louvam a Deus com órgão.

      Excluir
    4. Se o caso é espaço fisico e nao machismo, é só revesar. Se não é algo preconceituoso, coloca os irmãos no órgão e as irmãs nos outros. Colocam homens no órgão e irmãs nos outros instrumentos.

      Excluir
    5. Se o caso é espaço fisico e nao machismo, é só revesar. Se não é algo preconceituoso, coloca os irmãos no órgão e as irmãs nos outros. Colocam homens no órgão e irmãs nos outros instrumentos.

      Excluir
    6. Nada justifica ,se pode em outros paizes pode no brasil tbem .

      Excluir
    7. e trata como se fosse um erro quase pecado, mulher tocar outro instrumento na ccb.Aff!

      Excluir
    8. Pq as mulheres tem que ficar só com UM órgão e os homens podem tocar qualquer outro instrumento??As irmãs não conseguem nem tocar todos os hinos,pois tem que revezar... já os irmãos tocam o instrumento que quiserem e não tem revezar nada.O irmão acima já falou que não ocorreria nenhum problema de espaço,pois na Irlanda é liberado e poucas irmãs se interessam por outros instrumentos que não seja o órgão.Se isso não é machismo, eu não sei o que é!!

      Excluir
  3. Machismo. Isso entra em contradição qdo se diz que Deus não faz acepção de pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Impedir as mulheres de tocarem instrumentos para louvar a Deus é como cortar as asas de um pássaro com a intenção de que ele não voe mais, nossas irmãs podem e devem voar PARA HONRA E GLÓRIA DE DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D isso mesmo, nada mais triste do que não poder expressar seus sentimentos...

      Excluir
  5. Falta de espaço onde? isso é bravata!

    Há cidades onde há igrejas com 20 ou 30 músicos e que nos dias de semana chega até 4 ou 5. Isso acontece em minha cidade.

    No banco das organistas chega ficar 5 organistas sem tocar nestes culto um sax pra cada uma delas e teríamos 10 músicos!

    Há lugares que tem mais irmãs que irmãos, onde está a falta de lugar?

    Claro que não podemos tomar por base grandes centros. Temos que pensar nos rincões deste imenso país.

    A CCB faz uma coisa inédita, proibe seus membros de cumprir a Palavra que diz que, tudo o que tem fôlego, louve ao Senhor, inclusive com instrumentos.

    Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, arrumas "desculpas"...

      Excluir
    2. Às mulheres ccbianas no Brasil são.muito desvalorizadas.
      Até porquê antes de Davi Miriam já tocava e cantava.

      Excluir
  6. A paz de Deus, se autorizarem as irmãs a tocarem instrumentos, não vai ter quem cante nas igrejas, pois o irmãos não cantam, só babuceiam/apenas mexem os lábios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. E QUE TAL, SE ELES CANTASSEM?!
      AGORA POR CAUSA DISSO, AS IRMÃS NÃO PODEM TOCAR... POUPEM-ME, E ARRUMEM UMA DESCULPA MAIS CONVINCENTE!

      Excluir
    3. isso é desculpa eles podem cantar sim as organistas cantam...

      Excluir
    4. isso é desculpa eles podem cantar sim as organistas cantam...

      Excluir
    5. Os irmão por acaso tem vergonha de louvar a Deus?claro que não, nem toda irmão iria querer tocar algum instrumento, alguma ficariam louvando apenas com canto, as vezes tenho vontade aprender a musica, mais tem tanta organista aqui que tem até fila pra tocar na igreja, infelizmente temos deixado o peso e o julgo entrar em nossa igreja.

      Excluir
  7. Moro em Campo Grande Rj, aqui na minha comum tem poucos músicos, e os poucos, dias de semana, não comparecem, mas as organistas sim, congregam e ficam apenas olhando a irmã que foi escalada para o dia, tocar. Não concordo com essa regra que impedem as irmãs de tocarem outros instrumentos. Se na CCB é uma só fé e doutrina, porque então nos outros países elas tocam e aqui não? Onde está a guia dos Anciões do Brás? Estão precisando orar mais e pedir guia dos céus, pois estão completamente sem guia e entendimento.

    ResponderExcluir
  8. parem e imaginem uma igreja sem canto,não iriamos precisar de hinários de cantos,somente de musícos,as irmas tem vozes maravilhosas muitas vezes suas vozes em coro enche a igreja em comunhão,e os irmãos não musícos geralmente não cantam por vergonha,a obras da Congregação crista no brasil não nasceu ontem ou a um mês atras e sim a mais de 100 anos,e hoje muita coisa de fora dela esta entrando e muitos então caindo,devemos ser crentes prudentes,esta e apenas minha opinião DEUS abencoe

    ResponderExcluir
  9. parem e imaginem uma igreja sem canto,não iriamos precisar de hinários de cantos,somente de musícos,as irmas tem vozes maravilhosas muitas vezes suas vozes em coro enche a igreja em comunhão,e os irmãos não musícos geralmente não cantam por vergonha,a obras da Congregação crista no brasil não nasceu ontem ou a um mês atras e sim a mais de 100 anos,e hoje muita coisa de fora dela esta entrando e muitos então caindo,devemos ser crentes prudentes,esta e apenas minha opinião DEUS abencoe

    ResponderExcluir
  10. Realmente, é uma pena que as irmãs não possam tocar!

    Acho ridículo alegarem que não haverá quem cante. Nem todas as irmãs serão musicistas, assim como nem todos irmãos são músicos. Acho que isso é ignorância, machismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente nem todos os irmaos sao músicos, mas se reparar, os musicos sao maioria. Assim tambem seria com as irmans. Ficaria muitos instrumentos e poucas vozes. Porem, acho q podiam simplesmente colocar um numero limite. Ex: 10 violinos sao o maximo que a igreja comporta. Entao irmans e irmaos q se interessarem estudam, e quem oficializar primeiro toca (assim como funciona com as organistas)

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. SIRVO A DEUS NA CCB E ACHO QUE DEVERIAM LIBERAR OUTROS INSTRUMENTO PARA AS IRMÃS POIS TEM MUITA NECESSIDADE DE MÚSICOS PARA AJUDAR NA OBRA,TENHO COMO EXEMPLO EU MESMO QUE SOU MÚSICO E TOCAVA BOMBARDINO E POR NECESSIDADE TROQUEI PARA TROMPETE POIS NÃO TEM OUTRO MÚSICO NA LOCALIDADE ONDE TOCO.AJUDO A OBRA NA ZONA RURAL E A MINHA ESPOSA TENTOU POR VÁRIAS VEZES APRENDER A MÚSICA PARA SER ORGANISTA MAS ELA TEM GRANDE DIFICULDADE,TALVEZ SE ELA E COMO ÁS DEMAIS IRMÃS TENTAREM OUTRO INSTRUMENTOS IRÃO TER MAIS FACILIDADE ATÉ PORQUE NOS OUTROS PAÍSES AS IRMÃS TOCAM VÁRIOS INSTRUMENTOS .SOMOS UMA SÓ FÉ E DOUTRINA POR QUE A DIFERENÇA AQUI NO BRASIL.

    ResponderExcluir
  15. Tenho 12 anos e meu sonho é tocar violino na orquestra, mas não posso pois sou mulher. Posso ser pequena mas tenho racicínio lógico para saber que isso tem um certo de machismo e preconceito, parece que nós somos "obrigadas " a cantar e tocar um único instrumento. Como ja disse anteriormente, é meu sonho tocar violino na orquestra da igreja, e temo que ele não possa se realizar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, minha situação é igual a sua. tenho 12 anos e toco violino, porém em minha comum há uma falta enorme na reunião de jovens de músicos e ele tocam sem andamento nenhum e para piorar se acham dignos de estarem tocando e ri de nós mulheres que não temos esse direito.
      Espero que Deus faça justiça por nós e mostre que não há discriminação em sua obra. Somos capazes de virar esse jogo se todas as irmas parassem de ser conformistas e lutassem pelos seus direitos nós coseguiriamos , mas so se parassemos de cantar ,todas juntas em cada comum existente no Brasil e mostrar que somos iguais diante de Deus , nos teriamos esse direito

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Penso que não tinha nem o que ser discutido, porque a obra de Deus não se resume felismente só a São Paulo onde as orquestra são enormes e sim temos o Brasil todo com igrejas pequenas com pouco irmãos onde em culto de testemunhos e culto no meio da semanas as irmãs são mais frequente .

    ResponderExcluir
  19. Oi Ricardo interessantíssimo o texto a muito tempo venho perguntando a cerca disto, meus tios me responderam é porque tem muitos músicos homens e não haveria espaço para as mulheres, mais o que me deixa triste é saber que os homens tem toda a liberdade na igreja para pregar, exortar, anunciar, evangelizar,ser porteiro, ser cooperador, ser ancião,ser maestro e nos mulheres de tudo somos impedidas e até mesmo de louvar a Deus com outros instrumentos gostaria de saber aonde esta a graça de Deus nisto tudo, sou da CCB, porém não sou a CCB, porque para mim a obra de Deus na terra é Jesus Cristo como esta na bíblia,nenhuma igreja ou pessoa pode ser a obra de Deus porque só cabe a Jesus ser oque só Ele pode ser.

    ResponderExcluir
  20. Gente parece que aqui no Brasil não pode porque já tem muitos irmãos musico, não é igual aos outros países que carecem de musicos e é a onde as irmãs podem tocar os outros instrumentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Deus; aqui no Brasil tem lugar q nem músicos tem; deveriam dar oportunidade para irmãs tocarem...exclusivamente nessas igrejas onde tem poucos músicos no Brasil...com certeza a orquestra iria crescer ...

      Excluir
    2. Amém irmão, isso aconteceu de ter tantos músicos homens porque foi tirado esse direito das irmãs em 1961. Se não fosse isso a orquestra estaria equilibrada entre irmãos e irmãs.

      Excluir
  21. Nós mulheres e irmãs não temos uma resposta digna da igreja em relação a isso. Primeiramente não somos representadas, pois uma maioria homem e patriarcais não tem noção de como convive a mulher dentro da igreja. segundo, que vivemos debaixo do machismo velado, se você questiona certas imposições produzidas pelo HOMEM e não de DEUS,você estaria sendo carnal, político, desviado(a) ou sei lá o que,mas sempre em uma visao pejorativa do sujeito questionador, nem mesmo nas questoes administrativas da igreja nós mulheres temos espaço. Terceiro, e mais importante sobre o assunto: muitos respondem que não pode ser liberado para nós mulheres um espaço para a orquestra por que se não haveria um excesso de orquestra na igreja. Que resposta redundante! Então se formos analisar por essa lógica, não deveria haver formação para organistas, pois haveria uma sobra delas. Essa resposta é discriminatória, nos impõe submissão, e até certos irmãos e irmãs reconhecem que não há uma resposta concreta para isso, por que simplesmente rla

    ResponderExcluir
  22. Se aqui há um excesso de músicos, oras, por que então o privilégio da música é concedida ao homem? Que machismo, sem cabimento

    ResponderExcluir
  23. Se aqui há um excesso de músicos, oras, por que então o privilégio da música é concedida ao homem? Que machismo, sem cabimento

    ResponderExcluir
  24. Obra de DEUS se chama CRISTO.E o que nega a cristo é espírito do anti cristo.
    Não é um só Deus?Uma só fé?Uma só comunhão?
    Nos tratam da mesma forma que os políticos,nos veem como massa de manobra,alienados e não engulo nada que esteja fora do plano de salvação,e isso tudo nada mais ´que o espírito maçon.

    ResponderExcluir
  25. Se é falta de espaço físico para irmãs na orquestra, porque quase todos os meses temos exames de oficialização de músicos? Se no Brasil não há necessidade de músicos, como há em outros países onde irmãs tocam outros instrumentos, porque no Brasil a demanda por músicos é tão grande assim, pra fazer tantos testes por ano?

    ResponderExcluir
  26. o inimigo esta se infiltrano na irmandade e fazendo essas intrigas muitos se esfriaram por elas. jesus tem misericordia.

    ResponderExcluir
  27. A Paz de DEUS irmãos! Vamos orar e colocar nas mãos do Senhor Jesus! Pois quem sabe o melhor todos caminhos é o Senhor Jesus! A PAZ DE DEUS.

    ResponderExcluir
  28. Ao longo dos tempos a tem que ter regras e uma ordem

    Uma resposta facil pra essa pergunta em um dia de culto, feche os olhos.. se é irma vai para a porta e repare bem como é o canto das irmas somente elas junto com a orquestra. É uma afinação maravilhosa, harmonia linda.

    Agora imagine 60% das irmas tocando e irmao junto. Uma causa seria a sonoridade ( um caminho do inimigo pra fecha muitas igreja ) quanto mais musico. maior intensidade
    ja esta dificil coloca ordem na orquestra que existe. Imagine dobra esse numero.

    Agora o problema é espaço fisico, realmente poderia haver revesamento. Mas ja penso na bagunça que seria ? a irma ou irmao falta no dia de toca ? quantas portas pra critica e intrigas seria aberta ?

    como disse, ja é dificil controla essa parte hoje, imagine com o dobro.

    Se tem alguns lugares que tem 5 musicos, realmente e para sabermos servi a deus com alegria. O desejo de toca começa jovem. mas com passar do tempo vai esfriando se todos levasse a mesma paixao ate o fim. Aposto qe lugares com 10 musicos . teria 30 visitando todo culto ( A pratica deveria ser assim, O amor da obra ) Mas infelizmente muito mal levanta pra ir ate a sua propria comum.

    O problema nao esta na quantidade e sim na qualidade, se preocupamos com detalhes desnecessario e esquecemos do sentido real da obra.

    Sobra te 5 organista no banco de um culto, mas existe muitos lugares que nao tem nenhuma. A orquestra que faz andamento

    Se tivessemos um grande amor, poderiamos visita esses lugares com necessidade e ajuda. Mas ninguem quer se desloca e ir ate um igreja pequena e humilde com apenas 10 irmaos, que todos precisa esta sedento de alma e com coração aberto pra entra numa intima comunhão com Deus pra um ajudar o outro.


    E a musica nao esta restrito ao homem, Conheço muitas irmas que toca em casa e ate mesmo em visitas.

    A vos mulheres esta uma parte mais bela da orquestra. o orgao onde conduz tudo do começo ao fm
    A introdução que vai rege o andamento do hino.


    Infelizmente aos servo de "Deus" que faz chacota com irmas por nao toca na igreja, sao apenas pessoas que nao entenderam o amor de cristo.
    se glorifica de um bem de Deus e humilhar alguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O som não seria um problema se os irmãos pegassem seus instrumentos para estudar e praticar em casa. Não generalizando, mas a maioria só toca no dia do culto. E os métodos dado para os irmãos? É um só e não é cobrado, pelo menos o que muitos me disseram, para tocar com perfeição. As organistas precisam aprender mais de 5 métodos, e tem que ser passados com perfeição. Se dedicam como nenhum outro músico. Demoram em torno de 3 anos ou mais para fazer um teste, depois mais algum tempo para se oficializar. Músicos passam apenas um método, metade dos hinos para passar em um teste, o que não demora um ano. E depois apenas o hinário para se oficializar. Talvez se os músicos que tocam na orquestra se preparassem como deveriam, tocariam de melhor forma. Saberiam controlar o som de seus instrumentos, não tocar uma tuba como se estivesse tocando uma boiada!- Me perdoe até a maneira que me expressei, mas é a realidade. Pesquisariam na internet como ter uma melhor imbocadura, como ter dinâmica. Poderiam até fazer aulas fora, conservatório. Por que não? Você está louvando a Deus que é o criador de tudo, por que não tentar fazer da melhor maneira possível?!
      Em uma orquestra sinfônica você tem que passar a vida estudando, se aperfeiçoando para se apresentar para o HOMEM. E muitos na nossa orquestra tocam de qualquer jeito para Deus... Estudar não é pecado, buscar conhecimento não é pecado, tentar aprender da melhor forma para dar um melhor louvor não é pecado... Se os irmãos estudassem mais e praticassem, acabaria com o som absurdamente alto na orquestra mao teria esse problema.
      Me perdoe até da maneira que me expressei aqui. Mas não acho que isso seja uma desculpa das irmãs não poderem tocar....

      Excluir
  29. Sou de Santa Catarina e toco violoncelo.
    Sofro preconceito até mesmo de meus pais, ouço coisas absurdas por querer louvar a Deus com outro instrumento além do órgão. Eu comecei as aulas de música com 7 anos de idade, adorava a música desde pequena, e comecei a fazer aula de música pois o órgão era o único instrumento que eu achava que poderia louvar a Deus. Não me adaptei, acho lindo as outras irmãs tocarem, porém não é um instrumento que sinto no meu coração de tocar.
    Com 17 anos, minha idade atual, sai da aulinha. O que mais choveu foram irmãos em cima de mim falando que Deus não se agradará, por que Deus gosta de mim tocando mais o órgão do que outro instrumento... Isso foi um absurdo!
    Sei que nesse período de tempo, estava fazendo aula de órgão por obrigação, e em troca poder tocar meu violoncelo. Mas bati o pé no chão, na minha concepção devemos louvar a Deus de coração e de alma, e estava fazendo isso por obrigação e contra minha vontade. Não liguei e não ligo para comentários, sigo tocando em visitas, tocatas, já que não posso louvar a Deus na CCB... Muitas irmãzinhas vem me procurar, pedir para eu ensina-las a tocar, cello, violino... Contam-me de seus sonhos, de poder tocar violino na orquestra, pois não querem aprender órgão. Aqui no Brasil nossa liberdade de escolha, assim como os irmãos tem, é cortada. Ou é órgão, ou não é nada, e ponto. Nas igrejas é tirado a liberdade de escolha de instrumento para louvar a Deus, e isso é um erro gravíssimo.
    Se até lá as coisas no Brasil não mudarem pretendo ir para outro país, louvar a Deus como meu coração sente e com prazer de alma.

    ResponderExcluir
  30. Gente,estamos nos últimos dias,vamos parar com essas picuinhas o tempo para essas coisas acabaram,agora nós só temos que nos conformar e ir para os pés do Senhor e não ficarmos discutindo esse assunto,repito o tempo pra isso acabou,no céu não vai entrar esse tipo de coisa. Temos que vigiar o inimigo está solto armando esse tipo de cilada para a nossa comunhão abaixar vamos pros pés do Senhor irmão.

    ResponderExcluir
  31. É fácil arrumar desculpas e mais desculpas que não tem respaldo Biblico, doutrinário, e nem lógico. Você certamente não é uma irmã oficializada que sente no coração a dor de congregar e não poder exercer o seu ministério. Então se o assunto não te toca, favor poupar a todos de comentários sem nenhuma razão ou lógica. Se por acaso você não consegue identificar discriminação, como essa patente discriminação de genero, fica a dica: se o único critério para impedir alguém de tocar na igreja é o gênero, isso é discriminação.
    Aprenda a reconhecer discriminação na sociedade e também na igreja. Esse desejo de fugir para um mundo perfeito celestial no futuro breve faz com que as pessoas ignorem o mundo terreno em que estão vivendo agora no presente e não se sensibilizem com as injustiças que veem e que são tão evidentes.

    ResponderExcluir
  32. Não confunda uma coisa com outra libertinagem com louvar a Deus quem quizer aparecer que va para outra igreja Deus colocara dez no seu lugar quem se levanta contra o ministério se levanta contra a palavra de Deus isto por que já pecou ou vai pecar

    ResponderExcluir
  33. a simplicidade agrada a Deus isto não impede que vc possa tocar em sua casa o instrumento que vc quiser

    ResponderExcluir
  34. Louvar a Deus com outro instrumento que não seja o órgão agora é libertinagem?
    Tenho plena certeza de que o ato de uma mulher tocar trompete, violino ou qualquer outro instrumento na igreja não a impedirá de subir ao céu!!! Se você tem base bíblica pra sustentar a ideia inicialmente citada me apresente. 🙄

    ResponderExcluir
  35. Acho muito feio as irmãs tocando instrumentos com véu. A organização da CCB é perfeita aqui no Brasil. Perdoem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria estudar mais a bíblia.
      Atos 10:34
      E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;


      Excluir
  36. Digo as irmãs tocar outros instrumentos fora do órgão. Só o órgão com a orquestra é lindo demais. Teríamos somente ter mais liberdade pra estudar o órgão.

    ResponderExcluir
  37. Machismo,é o nome. Sao bem revoltada da igreja por cauda disso. Hoje me sinto bem melhor!

    ResponderExcluir
  38. Não tem base Bíblica para essa proibição,toda essa conversa são regras de homens e não doutrina de D'US 🙏 ברוך השם אדוני
    🙏😇🇧🇷📜🇮🇱

    ResponderExcluir
  39. A igreja é assim pq na verdade nenhuma irmã se interessa em tocar outros tipos de instrumentos na igreja e as que querem tem vergonha de chegar e pedir para liberar, acho que na maioria das vezes elas preferem a paz do que causar conflito. Mas acho triste isso, desde pequena quando questionava qualquer coisa a resposta sempre era essa "porque ele é menino, porque ele é homem" aff.. As irmãs interessadas em tocar ajuste um grupo e corre atrás de seus direitos, não é errado poxa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro que teríamos que aprender a tocar FORA da igreja, já que na minha localidade, os homens podem aprender gratuito e nós teríamos que PAGAR. O preconceito e acepção de pessoas já começa ai. Deixo aqui a palavra de Salmos 150:6 Tudo que tem fôlego louve a Senhor. Louvai ao Senhor!
      Ai fala-se TUDO e não só homens! Será que Deus se agrada dessa acepção, para poder Louva-lo?

      Excluir
  40. As mulheres precisam de espaço para servir ao Senhor, nós ansiamos em servir e ser aceitas, se pudesse fazer parte da orquestra com certeza eu faria, é só determinar uma escala ou número determinado de mulheres por culto e quem chegar após os lugares estarem ocupados não roca naquele dia e pronto, se determinasse uns 15 ou 20 lugares por culto do lado feminino já seria uma grande oportunidade para as mulheres e elas teriam que chegar bem antes para conseguir tocar naquele dia e pronto, elas que lutem, o importante seria tirar essa imagem de machismo da ccb, eu sou batizada na ccb e meu esposo também e isso é uma coisa que eu sinto falta, pois tenho vontade de tovar violino e se fosse liberado, com certeza eu seria a primeira mulher na minha comum a fazer aulas e me esforçar para fazer parte da orquestra. Que Deus ilumine nossos líderes para aceitarem a idéia, pois somos mulheres e fomos escolhidas por Deus para a obra.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. disse...
    A paz de Deus; com certeza ainda vamos ver nossa irmãs em Cristo Jesus tocarem na orquestra da ccb.Assim como hoje em dia depois de muito relutarem de não mudar o modo de tomarem Santa Ceias; nos copinhos descartáveis; nós veremos uma grande orquestra das irmãs. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.