Seguidores

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mamãe... Sou gay! (1ª parte)

Como uma ave plainando no céu que ora você avista e ora perde de vista, a homossexualidade nas igrejas é um assunto que fica indo e vindo. Por bom tempo fica imergido, mas sempre acaba vindo à tona e nos pegando de surpresa. Enquanto que para uns a questão é alheia, muitas famílias vivenciam o conflito entre homossexualidade e fé. Muitas vezes deixadas sozinhas sem a assistência da igreja.

Aos meus amados pais!
Mãe e Pai, achei que a melhor forma de conversar com vocês sobre este assunto seria escrevendo este texto, pois assim eu consigo organizar melhor minhas idéias(...) Sei que vocês me amam(...) Quero que vocês saibam que eu os amo muito(...) Também quero que vocês saibam que tenho adiado ter esta conversa com vocês por muito tempo(...) Mas eu não posso mais viver assim(...) Não posso passar toda a minha vida escondendo das pessoas que eu mais amo aquilo [que eu sou,] que está dentro de mim [de modo] involuntário(...) Quero dizer a vocês que... [sou gay]’.

O papel e o papelão. Estes são trechos da comovente carta de Brandon a seus pais. Ao lermos a carta percebemos que o processo para uma pessoa assumir-se homossexual, muitas vezes, é um caminho trilhado com muita negação, dúvidas, isolamento, incompreensão e lágrimas. Imagine ser surprendido com uma notícia desta. Uma crise se instala de imediato nas famílias. Eu não consigo me colocar no lugar deste jovem e, como pai, também não saberia lidar com a situação de momento. Mas uma coisa é certa: Não deixaria de amar meu filho.

A busca por respostas. ‘Eu tenho buscado respostas para mim mesmo, durante muito tempo, através da psicologia e também através da religião(...) Tenho conversado com outras pessoas, algumas que estão na mesma situação que eu(...) Busquei ajuda em Deus, orei muito, chorei, busquei muitas Palavras na igreja’. Mesmo que esteja obscuro, haveremos de encontrar o meio de ajudar os nossos irmãos. Precisamos encontrar as respostas - Se elas não vem e porque ninguém as têm, mas existem, pois o amor tudo vence. No processo de busca teremos que aprender a ouvir nossos irmãos, conviver com as diferenças “com toda humildade e mansidão, com longaminidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Ef 4:2) e, cada vez mais, examinar a palavra de Deus que é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho.

Certo que vai dar errado. Na tentativa de ‘tratar’ a homossexualidade, muitos investem contra ela arrumando um relacionamento hétero. O mesmo erro cometeu Brandon: ‘Arrumei namoradas para tentar uma vida “normal”, dentro dos padrões estabelecidos, mas realmente nada resolveu'(...) Erro reconhecido por ele a tempo de evitar um casamento de aparências que arruinaria os dois e suas famílias: 'Veja o quanto a *** sofreu quando terminamos o namoro. Mas foi melhor ela sofrer naquela época do que sofrer depois, ela e toda a família, com um casamento arruinado. Na igreja, os próprios anciães, nas Reuniões da Mocidade, aconselham moços e moças que não se sentem atraídos pelo sexo oposto a não se casar, pois isto acaba trazendo problemas em longo prazo na vida do casal'.

A máscara e a face oculta. O drama narrado fez lembrar-me do que aconteceu com Lanna Holder, pregadora que fez muito sucesso no meio pentecostal, ficou famosa com o testemunho de ter sido liberta do lebianismo. Lanna não conseguiu sustentar o casamento e a mentira, declarou: “Para ser aceita na igreja, eu tive de professar algo que não estava acontecendo em ninha vida”. A farsa de Holder desmascarou também uma face da igreja - aquela que prefere conviver com a mentira que aceitar a realidade de ter entre seus membros uma pessoa homossexual.

Pela dor ou pelo amor. O filme “Prayers for Bobby” (Orações para Bobby) conta a história verídica de Bobby e Mary Griffth. Mary (Sigourney Weaver) é uma cristã devota que segue à risca as doutrinas de sua Igreja. Quando seu filho Bobby (Ryan Kelley) revela ser homossexual, ela passa a submetê-lo a terapias e ritos religiosos com o intuito de ‘curá-lo’. No entanto, Bobby não suporta a pressão e se atira de uma ponte, encerrando sua vida aos vinte anos de idade. Depois desse fato, Mary descobre um diário de Bobby e passa a entender de fato o que se passava na mente dele. (Wikipédia)

Minoria sim. Único não. Fico me perguntando: Quantos Bobbys e Lannas haveríam em nosso meio? Pessoas em conflito familiar ou que vivem uma vida de segredos. ‘Muitos irmãos e irmãs buscam os anciães para conselhos e depois eles repassam os mesmos conselhos na igreja para todos os demais. Então não pensem que eu sou o único assim na Congregação. Existe uma quantidade imensa de irmãos e irmãs como eu, e que também estão buscando a Deus de coração sincero’.

A Bíblia assim me diz. Nós, cristãos, cremos na Bíblia como infalível Palavra de Deus e aceitamos como verdade aquilo que ela nos diz. Dentro da ética cristã que é o comportamento dado como verdadeiro; homem com homem e mulher com mulher, não pôde (Rm 1:26,27). A sociedade vem reinterpretando a Bíblia procurando adequá-la à sua realidade quando deveriam adequar sua realidade à Bíblia. Atentemos para o que está escrito em 2Pe 3:16: “...torcem as escrituras para sua própria perdição”. Em contra-partida, segundo nosso manual de conduta, nenhum cristão pode ser homofóbico. O Senhor Jesus que nos ama indistinta e incondicionalmente, ao ensinar: “Amai-vos uns aos outros”; destacou: “como eu vos amei” (Jo 15:12).

Uma resposta ou a resposta? Lanna Holder voltou a viver com a mesma companheira e abriu uma igreja inclusiva em são Paulo. Mary Griffth ‘também buscando respostas na religião, Mary passa a interpretar de outra forma os textos bíblicos, passando a acreditar que a homossexualidade não é condenável, tornando-se uma ativista dos direitos dos homossexuais’ (Wikipédia). Percebo a mesma tendência no blog de Brandon. Reinterpretando a Bíblia até teremos respostas, mas não teremos a verdade. Poderemos até ser confortados por elas, mas não libertos.

Mãe ou madrasta? As pessoas que vivem o conflito entre homossexualidade e fé, por não receberem suporte da igreja, buscam sozinhas respostas para o seu dilema. Nesta jornada encontrarão algumas repostas que as confortarão. No entanto, se estiverem distorcidas da verdade as farão errar o caminho. Romanos 14:22 alerta: “Bem-aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova”. A igreja não pode deixar estes irmãos entregues à própria sorte, e como mãe amorosa, deve se envolver nas discussões e dramas porque eles passam. A igreja não pode mais se esquivar e negligenciar o tema e sim tratá-lo com diligência sob a luz da Palavra, para poder dar orientações seguras e reconfortantes a nossos irmãos e suas famílias, como também à irmandade e a toda sociedade. Pois a igreja é para esta terra em trevas, e sempre será (refletindo Cristo) a luz do mundo.


Cena do filme "Prayers of Bobby" - Prestes a cometer suicídio

11 comentários:

  1. Senhor Jesus, viu!

    Mais um tomando a dor do pederasta caido. Depois vem com a tagarelice bibliolatrica de protestante que diz que a Bíblia "É" Palavra de Deus. Blá, blá, blá. Decerto que é mesmo se você qué encobrir a imundicie que a própria letra se anoja! Já viu que tipo? ai, ai, ai.

    ResponderExcluir
  2. A paz de Deus a todos
    A homossexualidade é comparada as drogas mais fortes, pq depois q a pessoa tá nela, é só choro, e muitas vezes o caminho é a morte. do viciado em drogas, morte da carne, do homossexual, morte da alma...Só Deus pra libertar.....
    Não podemos encobrir o sol com uma peneira, a palavra de Deus é clara....Não entrarão no céu os efeminados....
    Mas a palavra de Deus é AMOR. O Próprio Jesus falou para os israelitas, q muitos pecadores e meretrizes entrariam no céu 1o. q eles...
    Temos q orar por essas familias com problemas com a homossexualidade...
    Problemas todos temos e ninguem tá salvo enquanto o Senhor não voltar....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela coragem de escrever este texto bem equilibrado, na contramão de tanto ódio (por um lado) e liberalismo (por outro) que geralmente contamina o debate sobre essa questão. Em suma, você escreve com amor cristão. Ficamos no aguardo da 2ª parte. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo 1 - Vejo que me conhece bem. Talvez debatemos em algum fórum. Citarei seu comentário na 2ª parte.



    Anônimo 2 - Realmente a palavra de Deus é amor; e temos que orar para sermos 'sarados' (Tg 5:16).


    Hélio - Quanto tempo! Mandarei por email.

    ResponderExcluir
  5. Só pode ser viado também, esses que ficam levando a imundicie num meio termo.

    ResponderExcluir
  6. Ah mais os dois anônimos parecem um que conheço: um certo neófico, ou um tal de Eliseu.

    ResponderExcluir
  7. Se alguém quiser saber um pouco mais sobre esse assunto, que infelizmente esta levando muitas pesssoas a achar que os gays são os "mocinhos":

    roberto96130.blogspot.com/2010/12/alguem-pode-nascer-homossexual.html

    ResponderExcluir
  8. Anônimo29 de agosto de 2012 21:46

    Oi td mundo!
    Descobri o site e vi tds os posts e comentários. Não sei se vai ajudar mas vo contar sobre mim. Sou músico, batizado e ax de jovens. Qdo criança tive experiencias com outros meninos e dsd entao sempre gostei d homens. Cresci assim e me batizei e mesm c a tentação smp fui fiel a Deus. Mas me mudei p sp p estudar e mes passado acabei pecando. Me senti mto mal, mas cm td mundo a gente tem q seguir! Criei coragem e fui cgg e Deus mandou uma palavra das aguas purificadoras e num determinado momento falava assim: o charco e o lamaçal a palvra nao vai limpar pq uns foram feitos p vida eterna e outros p o fogo eterno. Saí d lá arrasado, foi cm uma facada! Cheguei em ksa e chorei mto e fui orar a Deus, me humilhei aos pés do senhor mto msm, derramei lagrimas d sangue akele dia, nunka havia fikado dakela forma implorei a Deus misericordia e pedi q falasse cmgo uma parte na biblia e abri em sl 62 q me confortou mto. Fui cgg no outro dia e o Sr falou fika sucegado

    ResponderExcluir
  9. Fika sucegado na minha presença que vou fazer uma obra. Senti a presença de Des forte no coração. E desde então congrego quase todo dia. Mas sempre fikava uma dúvida, pq o inimigo sempre luta conosco, então segunda passada fui cgg. A igreja tava lotada e qm estava atendente o culto era o Ir Arquimedes eu não o conhecia e nunca o havia visto. Foi uma palavra muito gloriosa como nunca havia escutado antes. Deus falou muit coisa linda. E no meio da pregação ele disse: Alguns caíram na lama e se lambusaram, agora vem na cgg e o diabo fika falando q vc nao tem mais o direito de estar ali. Mas a alma ainda vive, irmandade vamos cavar e tirar essa alma da lama pq o senhor vai limpar o purificar. E Deus vai apagar a história do diabo e construir uma nova história na sua vida. Hoje Deus te põe no plumo. Confesso que Deus mexeu lá no fundo do coração e na alma e vi que Deus é na minha vida! Saí de lá com o coração saltando, muito feliz! Eu me arrependi de coração do que fiz e Deus por grande amor e misericórdia não me desprezou! Com a força de Deus estou indo firme e não posso cair de novo pois sei q se acontecer novamente Deus não vai me perdoar! Mas ele tem me ajudado e espero ir ao céu com todos os seus fiéis.

    Portanto não julguem, ou condenem ninguém, só Deus conhece o coração de cada um. Naquela mesma noite de segunda ele ainda disse que nós crentes e conhedores da graça temos o privilégio de estar ali. Mas que não seremos só nós q vamos entrar no céu se formos fiéis, pq a salvação pertence a ele. E ele salva quem ele quiser, foi uma palavra muito gloriose mesmo, nunca vou esquecer.

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei comovido.. passo pelo mesmo nao cometi nada.. mas tenho que ter muita força para resistir a tudo..nao jugo a igreja pois ela é verdadeira e vamos nela para servir somente a Deus..quem é homossexual nao é escolha mais sim um desejo que nasce com vc.. e gostei muito doq vc disse se pudesse me add é um msn fake mas podemos convs luizphelip_2012@hotmail.com

      Excluir
  10. Se algum irmão quiser conversar sobre o assunto ta ae o meu whats 034996797492 preciso muito falar sobre isso ,pois me sinto mal,muito mal

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.