Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Teatro da Escola e a Escola do Teatro


'Minha pergunta é sobre teatro. Gosto muito de participar de peças teatrais na minha escola. Sempre que tem sou chamada!!! Mas podemosfazer isto de modo profissional? Vejo nas novelas os jovens se beijando... É normal?' (Ana Rosa – Niteroi-RJ)

O palco ou a tela? Você fala sobre o teatro e pergunta sobre a televisão? Eu não entendo muito sobre as artes cênicas, nem sei se podemos dizer que teatro e televisão são a mesma coisa. Os atores ficaram conhecidos do grande público por atuar em novelas porque a maioria da população não vai ao teatro. Sei que o palco faz o ator, mas é a tela que lhe dá a fama.

Os olhos vêem; o coração sente. Uma peça teatral tem o objetivo de representar uma situação para despertar sentimentos no público. As artes cênicas mexem muito com nossa imaginação. É através da imaginação que conseguimos dar interpretação para a encenação que nos propõem uma reflexão, que poderá nos trazer conscientização e levar a ação.

A vida imita a arte. A televisão tem forte poder de sugestão sobre as pessoas por onde exerce influência em seus hábitos de consumo e relacionamento - O que vemos hoje na tela, veremos amanhã nas ruas. O perigo é que a televisão modifica a visão das coisas, principalmente nas novelas há muita inversão de valores e aquilo que é errado passa ser visto como certo. (leia o post anterior)

Enquanto a televisão é mais sugestiva, a mensagem do teatro é mais reflexiva. Enquanto uma limita-se ao entretenimento, o outro adiciona questionamento. O teatro quer pôr você para pensar; a TV quer pensar por você.

A cena. É lícito para um cristão encenar um beijo? Deve ser isto que está querendo saber ao perguntar se ‘podemos fazer isto de modo profissional?; É normal?’. Dentro da ética profissional, é absolutamente normal, mas para nós que não somos atores, muitas vezes, é embaraçoso. Há casos onde namorados(as) e conjugês ficam com ciúmes e interferem na carreia do outro. Fica a pergunta: A ética profissional estaria em choque com a ética cristã?

Contracena. No filme “Sociedade dos poetas mortos” há uma triste história de um menino que queria ser ator e seu pai não o permitia; O jugo eclesiástico muitas vezes faz o papel do pai insensível quando vê incompatibilidade nas carreiras teatral e cristã, mentalidade herdada da época em que crente não ia ao teatro (cinema, circo, praia). Não há nenhum problema com a arte, mas no uso vil que alguns fazem dela. Quando usada para fins edificantes como a evangelização, não a nada que a desabone. Se a música é a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som, o teatro é a arte de manifestá-los mediante uma encenação. Há igrejas que se valem dela e algumas abrem mão.

Para nascermos em Cristo, é necessário morrer o pecador; mas para viver o crente, não precisamos matar o artista.

Em cartaz e na vida. Tudo o que fizermos na vida, devemos fazer com uma boa consicência, jamais contrariando nossos princípios. É o que a Palavra de Deus nos orienta em Romanos 14: “Cada um esteja inteiramente seguro [do que faz] em seu próprio ânimo” (v5). A Bíblia diz que é feliz a pessoa que faz um bom julgamento: “Bem-aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova” (v.22). Meu conselho é: na dúvida não faça, “Mas aquele que tem dúvidas [e não está inteiramente seguro em seu próprio ânimo] se fizer estará se condenando, por que não faz por fé [de uma boa consiciência]; e tudo que não é de fé é pecado” (v.23).

Qual é o seu talento? Talento é a capacitação, geralmente nata, que faz uma pessoa sobressair às demais numa determinada área. Os talentos não podem ser enterrados. Nos foram dados para serem desenvolvidos. Se você tem talento para o teatro, não fique na dúvida, exerça-o. Isto lhe trará muita satisfação. No Brasil, são poucos que conseguem retorno financeiro e quem faz teatro precisa de outra atividade para se manter. Ser profissional nem sempre é viver da arte, mas fazer com arte.

E o palhaço o que é? Para mim também é um ator. Certa vez ouvi a palestra de um jovem que desde pequeno queria ser palhaço (o Bochechinha) porque não há emoção maior que ver o sorriso na face de uma criança – explicou. E quando compartilha isto com as pessoas, caçoavam dele. Aconteceu depois disso, meu filhinho havia alguns dias estava amuadinho, então o levei para ver um grupo teatral que se apresentava na pracinha do bairro com intenção de distraí-lo um pouco. Logo a feição do menino mudou e se divertia com as brincadeiras dos palhaços. E quem era um dos artistas? Ele mesmo – o Bochechinha. Dado momento aproximou-se de nós e fez uma palhaçada para meu filho que era só gargalhada. Duas palavras vieram à mente: Parabéns e obrigado!

Abraço grátis! Um grupo de alunos da Escola de Artes de onde moro, saiu pelas ruas centrais da cidade distribuindo abraços. Fiquei um pouco incomodado quando me abordaram. Sentei-me no banco da praça de onde podia observar as diversas reações das pessoas. Chamou muito minha atenção que por duas vezes, de tão carentes de atenção que estavam, umas mulheres choraram ao receber o abraço. As pessoas recebiam abraços; os atores recebiam [ou mereciam] aplausos.

A fé vem pelo ‘ver’. Outra boa experiência com treatro foi com o Grupo EMME* que se apresentou numa Igreja Presbiteriana. Foram duas apresentações, uma sobre a paixão e outra sobre a volta de Cristo. Romanos 10:17 fala que “a fé vem pelo ouvir”, mas alguns aceitaram a Cristo assistindo uma peça teatral. Isto acontece porque as pessoas têm sensibilidades diferentes. Para estas a fé veio pelo ver.

Ato final. Toda atividade bem direcionada traz muitos benefícios pessoais. O teatro como qualquer arte contribui na formação do indivíduo, para sua auto-estima, realização pessoal e interação com seu semelhante. Aumenta a sensibilidade, disciplina nossas ações e assim como no ambiente de trabalho ou escolar, presenteia-nos com um ciclo de amizades com pessoas que compartilharão da mesma paixão. Você falou do teatro da sua escola... Esta é a escola do teatro.


'Para nascermos em Cristo, é necessário morrer o pecador; mas para viver o crente, não precisamos matar o artista'

*Grupo EMME - Escola de Ministério de Música e Evangelismo - È um ministério interdenominacional que seleciona jovens cantores de igrejas evangélicas e os transforma em atores com objetivo evangelístico.

2 comentários:

  1. Brilhante o texto!

    A dúvida da Ana é a mesma que a de muitos jovens cristãos, já fui como ela, gostava de atuar em peças de teatro da escola, mas o que me levou a trilhar outros caminhos não foi a fé, como sempre digo: pobre não sonha, ele no máximo abraça as oportunidades.

    Se meu amor pela arte fosse realmente grande, talvez, eu tivesse feito como disse Fernando Pessoa, em seu poema "Palco da vida", ou seja, guardaria todas as pedras que surgissem no caminho para um dia construir um castelo.

    Ano passado fui convidado a atuar como cientista maluco num programa de entretenimento e curiosidade na TV, onde o apresentador é um famoso apresentador e também um dos poucos bem pagos atores de comédia stand-up no Brasil, mas nem fui, fiquei excitado com a ideia de trabalhar com teatro e ciência (e ainda por cima ficar famoso), duas de minhas grandes paixões, mas como disse, pobre não sonha rsrs, também fiquei com medo de não conseguir atender as expectativas dos produtores, fiquei com medo do programa não fazer sucesso (o que aconteceu) e eu me queimar em rede nacional de televisão, também pensei se poderia sofrer algum tipo de repudio da igreja, uma vez que, na época eu era da CCB, que tem uma certa aversão a telinha, mas esta ultima, não influenciou em nada minha decisão, afinal, apesar de ser um trabalho cômico, seria um trabalho sério, honesto e que em nada conflita com a doutrina cristã.

    Da mesma forma que o Ricardo, também penso que palco e tela são para atores distintos, o que atua nos palcos fazem arte por amor e os que fazem arte na telinha a fazem por fama e dinheiro.

    Enquanto a TV tenta pensar pelo telespectador e impor suas verdades, já o teatro nos contrasta na realidade de modo a induzir que pensemos de forma critica e nos indignemos com aquilo que é errado e desumano.

    Existe muitos gêneros de atores, qual deles ser, depende de nossas escolhas e valores.

    Aproveitando o gancho do texto, onde o Ricardo relatou o Grupo Emme, de teatro para evangelização, há pouco tempo tive a oportunidade de ver um pouco do trabalho do ministério Circo da Vida, vinculado a Convenção Batista do Brasil, quando vi aquele tipinho vestido de modo esquisito sendo pastor, pensei: "mas que palhaçada é essa?"... segundos depois, conhecendo um pouco do trabalho deles, em especial o do com meninos e meninas da cracolândia, fiquei por demais comovido e pedi perdão a Deus, a arte é a forma de abordagem, tentar arrancar um sorriso de quem só vê o medo que as pessoas tem deles é outra, ensinar arte é despertar neles a alegria sem tóxicos, e oferecer uma outra perspectiva de vida a partir de Cristo e a Palavra de Deus é outra.

    Fiquem na paz de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Para lidar com o jugo eclesiástico,
    Tem que ser muito 'artista' mesmo.

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.