Seguidores

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Lembra-te do teu Criador!



Verso áureo: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento" (Ec 12:1).

"Você é jovem, poderia estar curtindo mais a vida que ficar indo em igreja" - Certamente este é um 'conselho de ímpio'; você deve se lembrar o que o salmo primeiro diz a respeito. Já o conselho do verso áureo é de um sábio; do homem mais sábio mencionado na Bíblia - o rei Salomão.

Salomão escreveu o livro de Eclesiastes na sua velhice e concluiu - "Tudo é vaidade". Nesse momento, percebeu que muito do que viveu e buscou foi ilusão e que poderia ter aproveitado mais a vida se tivesse compreendido a 'Verdadeira Sabedoria' que ele tanto descreveu, exaltou e recomendou nos primeiros nove capítulos de Provérbios.

Uma certa exclamação costuma sair da boca dos irmãos saudosos de sua mocidade - "Ahh!! se eu pudesse voltar nos tempos de minha mocidade, com o entendimento que tenho hoje" - que geralmente vem acompanhada de uma lamentação - "Não perderia o tempo que perdi, e não iria atrás de tantas coisas" - e por uma conclusão - "Me preocuparia mais com as coisas de Deus, e com certeza O serviria melhor".

Aqueles que já passaram pela mocidade testemunham que vários jovens adiam um compromisso real com o Senhor, pensando em aproveitar alguma coisa na vida antes de se batizarem. Os que assim agem, não tem firmado em seu coração os preceitos de Deus, pois não estão priorizando o Senhor nas suas vidas.

Um colega do tempo de mocidade sempre dizia - "Só vou batizar depois de 'namorar' bastante e quando eu me apaixonar por alguém e estiver certo que vou me casar com ela". Isto pode até parecer sensato, mais se trata de um ato de provocação deliberado contra Deus. A pessoa não percebe mas está preferindo o pecado à graça.

O mesmo Salomão ensina que "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Pv 9:10). Por esta sabedoria "se multiplicam os teus dias, e os anos de vida se te acrescentarão" (v.11); que maravilhosa promessa! Meu colega não foi sábio, não temeu ao Senhor, hoje está casado e desviado. Será que é feliz?

Outro me confessou que tinha medo de 'pecar' por isso não se batizava, mas a Palavra o confortou: "Deus te dará forças". Realmente a mocidade quase sempre passa por terríveis provações, um jovem na Bíblia que lutava contra o pecado disse na sua oração - "Guardei tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti" (Sl 119:11) - foi o que fez este segundo colega que hoje está firme no Senhor.

Hoje, não amanhã. Segundo Hebreus 3:13, o dia aceitável para sua salvação se chama Hoje, então que ninguém se endureça pelo engano do pecado. O Espírito Santo é soberano, não somos nós que decidimos o momento. Não deixe para amanhã o que Deus te pede hoje, portanto: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações" (Hb 3:15).

Lembra-te do teu Criador e não ficarás confundido; Não deixes as riquezas te corromper e os prazeres te seduzir; Lembra-te do teu Criador e Ele se lembrará de ti e te recompensará: "porque Deus não é injusto para se esquecer de vossa obra, e do seu trabalho da caridade que para o seu nome mostraste" (Hb 6:10).

Debaixo do sol tudo é vaidade,
Recorre a Deus o Formador;
Nos dias da tua mocidade,
Lembra-te do teu Criador.

3 comentários:

Sua participação é sempre valiosa.