Seguidores

domingo, 6 de janeiro de 2013

A leitura devocional da Bíblia



Assim falou o mestre: “Examinai as escrituras, porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim” (Jo 5:39). Tem você lido regularmente a sua Bíblia? Ou Ela é apenas um acessório para ir ao culto? Se você deseja ser bem-aventurado, comece a ler o ‘livro dos livros’ com mais empenho e amorosa dedicação.

“Conhecendo melhor o livro de Deus, conheceremos melhor o Deus do livro”

Por que estudar a Bíblia? "É na Bíblia que achamos os conselhos do Senhor, e por eles alcançamos fé em Deus o Criador" (hino 162 CCB). Não precisamos adicionar nenhuma palavra a mais a esta resposta. Nas Sagradas Escrituras está revelada toda vontade de Deus para o homem; em suas páginas encontramos a doutrina (conjunto de princípios e ensinamentos) que orienta nosso relacionamento com o Senhor, com a Igreja e com nossos semelhantes.

Doutrina bíblica pode ser entendida como o ensino da palavra de Deus, que deve ser persistente, sistemático e ordenado, cujo, principal objetivo é aprofundar o nosso conhecimento do Criador (Os 6:3), inteirando-nos de todo o conselho de Deus (At 20:27). Sem conhecimento ficamos suscetíveis ao erro (Os 4:6 – Mt 22:29). Se não conhecermos experimental e redentivamente, como haveremos de nos colocar a seu serviço? (I Sm 3:7 – Is 6:8)

O que é a Bíblia? Ao passo que lemos a Bíblia, somos constrangidos a concordar que é de fato a Palavra de Deus. Qual outro livro pode fazer semelhante reivindicação? Os atributos que a qualificam, como Palavra de Deus são:
sua inspiração – (II Tm 3:16 – II Pe 1:21);
sua inerrância – (Sl 119:7, 140);
sua infabilidade – (Dt 2:2 – I Sm 3:19 – Mc 13:31 – At 1:3);
sua completude – (Pv 30:6 – Ap 22:18,19);
sua soberania [supremacia, autoridade] – (Is 8:20; 30:21 – I Co 14:37).

Poder de Deus. Quem lê a Bíblia experimenta do poder de Deus (Rm 1:16,17) que é sempre incessante. Diz o hino 251 – “É a Palavra poderosa que faz crer na salvação; que anima, edifica e restaura o coração”. São muitos os testemunhos de conversão pela simples leitura da Bíblia. A leitura bíblica também produz avivamento, que pode ser definido como o retorno aos princípios que caracterizavam a Igreja primitiva (II Tm 3:17).

Resumindo: A Palavra vivifica o pecador e aviva o crente.

Como estudar? Devemos ter sede (Sl 42:1,2) e fome (Ez 3:3) da Palavra de Deus, ser dedicados ao seu estudo (I Tm 4:13), amá-la (Sl 119:97), guardá-la no coração (Sl 119:11) e compartilhar dela (Dt 6:6-9). Sempre lembrando que “a qualificação mais importante para o estudante da Bíblia não é a erudição, mas a rendição; não é a perícia, mas a disposição” (Martin Anstey).

Conclusão. A leitura devocional da Bíblia é uma disciplina cristã que propende à maturidade espiritual do crente (Ef 4:14-16 – I Pe 2:2). Como cristãos não podemos jamais nos afastar das Sagradas Letras; devemos, sim, dedicarmos a Elas. Maduros na fé estaremos aptos a cumprir a ordem de Jesus a sua Igreja (Mc 16:15).

Reflexão: “Pois tudo o que outrora foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”(Rm 15:4). E então, você é contrário ou a favorável ao estudo bíblico?

8 comentários:

  1. Glória a Deus!

    Deus te abencoe Ricardo, cada vez mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, com os devidos créditos, surrupiei teu texto e o postei no meu blog.
      =)

      Excluir
    2. Sem problemas. Sempre que quiser pode fazê-lo.

      Excluir
  2. Há um certo livro que não foi escrito por cientistas. Seu nome é "E não é que a Bíblia tinha razão?" Por incrível que pareça, a ciência começa a admitir a verdade que consta no livro da vida. Há um certo trecho muitíssimo interessante que diz que se isolássemos do mundo escritores de diferentes lugares sobre um mesmo assunto, nunca que o resultado se encacharia. A Bíblia, mesmo sendo escrita em diferentes épocas, por diferentes pessoas de diferentes países, encachasse perfeitamente. Cada parte escrita, completa outra.

    Seu texto está magnífico, postarei lá no blog, com os devidos créditos é claro.

    http://deumjeitosomeu.blogspot.com/

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Bíblia já passou por vários escrutínios de homens incrédulos que tiveram que se render à sua supremacia.

      Se muitos se encurvaram, nossos irmãos endurecem o coração... Este ano na nova edição do novo hinário, será declarado que a Bíblia não é, apenas contém a Palavra de Deus.

      Excluir
  3. Ricardo paz de Jesus na minha igreja o Pr sempre chama algum irmao pra ler um texto bíblico que ele chsma de pslabra devocional. Isso é correto? Oque realmente é a palsbra devocional pois ele diz assim agora vamos dar oportunidade para o irmao....trazer a palavra devocional e o irmao le um texto na bíblia

    ResponderExcluir
  4. Ricardo paz de Jesus na minha igreja o Pr sempre chama algum irmao pra ler um texto bíblico que ele chsma de pslabra devocional. Isso é correto? Oque realmente é a palsbra devocional pois ele diz assim agora vamos dar oportunidade para o irmao....trazer a palavra devocional e o irmao le um texto na bíblia

    ResponderExcluir
  5. Ricardo paz de Jesus na minha igreja o Pr sempre chama algum irmao pra ler um texto bíblico que ele chsma de pslabra devocional. Isso é correto? Oque realmente é a palsbra devocional pois ele diz assim agora vamos dar oportunidade para o irmao....trazer a palavra devocional e o irmao le um texto na bíblia

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.