Seguidores

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Que time é o teu?


Leitura contextuada: "Não sabeis vós que os que disputam no estádio, todos, na verdade, disputam, mas um só leva a taça" (1Co 9:24).

Sem discussão. Cada um segue a religião que julga certa; na política, cada um tem sua ideologia; no futebol, cada um tem o clube do coração; portanto..., futebol, política e religião, não se discute. Mentira! Mentira! Mentira! Esses são os assuntos mais populares, cotidianos e democráticos. Destacamos aqui o futebol. Na 'pátria de chuteiras', de norte a sul e leste a oeste, é difícil achar quem seja alheio ao assunto. Todo cantinho do Brasil tem um fanático; todo Estado tem seu campeonato; toda região, suas rivalidades; toda cidade tem um clube - profissional ou amador; todo bairro, seu time de várzea. Seja na grama, areia ou asfalto, não importa, para bater uma bolinha até as ruas, as lajes e terrenos baldios viram campinhos. Quando o assunto é futebol, claro que tem discussão, só não tem conclusão.
Que time é Teu? São Paulo, Flamengo, Góias, Cruzeiro... ou o Íbis - considerado o pior time do mundo? Não importa! Importa entrar na onda, vestir a camisa em dia de jogo e na segunda-feira, no serviço ou na escola, fazer gozação com o colega torcedor do time que perdeu. Com os campeonatos estaduais entrando nas fases semifinais a zuação será maior. Eu estarei vibrando com os 'meninos da vila'.

Uniforme cor-de-rosa. Até as meninas entraram nessa; anos atrás, o futebol era coisa de macho - machucados voltavam para casa - hoje elas acompanham o futebol, 'tietam' os jogadores e azucrinam os namorados. Enquanto eles ofendem: burro! burro! elas elogiam: lindo!lindo! Enquanto eles gritam pro zagueiro: Pega ele! Pega ele! elas fingem que é com elas: Eu pego! Eu pego! Mas não faz mal quando elas jogam a nosso favor no 'Vira-a-casaca futebol clube'.

Amor e ódio. Já foram protagonizadas muitas cenas de amor e ódio no futebol. O filme Romeu e Julieta conta a história de um corinthiano e uma palmeirense que tinham duas paixões; uma distinta, o clube; outra comum, o amor um pelo outro - Isto acontece muito na vida real. É comum o torcedor demonstrar essa paixão de maneiras bastante inusitadas e fazer loucuras para ver seu time jogar. Também vemos cenas lamentáveis de violência entre as torcidas. Muitos vão ao estádio, não para o entretenimento, mas para o enfrentamento, enxergando no adversário um inimigo.

Minha religião não permite. Por a próxima copa do mundo ser aqui em terras tupiniquins, essa vibração só tende a aumentar. Toda essa euforia acaba nos contagiando. Daí você pode se perguntar: Isto prejudica nossa vida cristã e o serviço a Deus? Posso entrar nessa onda ou ir aos estádios torcer para o meu time? "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisa convém" (1Co 6:12a) - esse versículo é muito usado por quem não quer se comprometer ao responder porque joga a responsabilidade para nós. Pois é, a resposta é evaziva, repetitiva e, por isso, irrritante; mas é a melhor que eu tenho.

'Vo' sim, quero sim. Antes não se tinha receio de responder 'não pode'; as igrejas evangélicas consideravam penalidade máxima. Então se em seu livre-arbítrio optar por ir ao Estádio, pense muito em sua segurança: de preferência para jogos de menor importância, evite os clássicos, vá em grupo, não revide às provocações nem as faças.

Jogue nessa equipe. "Não sabeis vós que os que disputam nos estádios, todos, na verdade disputam, mas só um leva a taça. Disputem de maneira que possam vencer. E todo lutador de luta greco-romana de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, e nós lutamos por uma incorruptível. Pois eu assim corro uma maratona, sabendo se cruzar a linha de chegada meu prêmio está garantido; e assim luto, não como socando o ar. Antes, coloco meu corpo debaixo de um treinamento árduo e uma dieta rigorosa, para que jogando no time do evangelho, não perca a liderança ou seja desclassificado" (1Co 9:24-27 contextuado).

A disciplina do atleta. Os atletas se preparam com treinamentos e se abstém de muitas coisas para disputar uma prêmio que não sabem se irão ganhá-lo no final da competição. Também disputamos um taça e corremos por um prêmio que nos é garantido se chegarmos até o final (1Co 9:24-27). Se eles lutam por coisa incerta, quanto mais nós por algo certo; se eles se empenham por uma medalha corruptível, qual maior deve ser nosso esforço por uma coroa incorruptível. Nada pode nos distrair e nos atrasar na nossa maratona: "esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (fl 3:14).

A prontidão do soldado. Nada deste mundo pode por impedimento para servirmos a Deus, tampouco causar embaraços na nossa conduta cristã. Devemos dar a Deus o primeiro lugar nas nossas vidas (Mt 6:33). Nada pode nos atrasar ou impedir de cumprir nossa missão pois "ninguém que milita se embaraça com os negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém milita, não é coroado se não militar legitimamente" (2Tm 2:4,5). No serviço a Deus temos que ter a disciplina de um atleta e a prontidão de um soldado. Em Cristo Jesus somos mais que vencedores (Rm 8:37) - seremos sempre campeões.

Torça com moderação. Com bom-humor, moderação e cautela; sem fanatismo, violência, e palavrão - No estádio ou em frente a televisão; sozinho ou bem acompanhado - vista a camisa e torça pro...

Que time é teu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é sempre valiosa.