Seguidores

terça-feira, 5 de abril de 2011

O véu restaurado


O véu restaurado - "Não falo do véu do templo que foi rasgado; mas do preceito, por muitos, deixado".

Algumas igrejas adotaram em sua liturgia o uso do véu para as mulheres. Indubitavelmente a Congregação Cristã no Brasil - CCB é o grupo que mais conserva, propaga e influencia outros à prática, pois a observa como doutrina apostólica - tanto que outras denominações a tratam como a 'Igreja do Véu'.

Por anos pensávamos, inclusive, ser uma exclusividade 'ccbiana' - há quem continue equivocado - mas, histórica e recentemente, outros ajuntamentos têm o véu por costume denominacional.

Vemos agora a Igreja Católica, em muitas de suas paróquias, retomando esta observância piedosa que praticamente havia se acabado quando a tornou facultativa. Seja por canais oficiais ou por blogs como o Velatam ad Dei Gloriam, os fiéis são orientados e incentivados ao uso da mantilha
.
Maitê Tosta comenta: 'O uso do véu pode ser considerado um sacramental. Conforme o catecismo da Igreja Católica, "quase não há uso honesto de coisas materiais que possa ser dirigido à finalidade de santificar o homem a louvar a Deus" (§1670). O uso do véu não é essencial à salvação, mas um auxílio. Não é expressamente ordenado mas recomendado como uma prática piedosa, caso a mulher se sinta chamada a isso. É importante a atitude honesta diante de Deus e o uso honesto de coisas materiais, de modo a ordená-las para a finalidade de glorificar a Deus. O uso do véu tem finalidade de levar a mulher a desenvolver atitudes próprias de humildade e adoração'.

No catolicismo, então, o uso do véu não é obrigatório, sim facultativo. O que levou a igreja a desobrigá-lo visto que isto quase extinguiu a prática? 'O uso do véu é antes de tudo um chamado, um carisma. É muito importante que um sacramental seja praticado pelas razões certas - surpestições; pressão do grupo; vaidade, nada disso são razões válidas para usar o véu. Cada um tem suas necessidades, seu processo de crescimento espiritual. A Igreja - mãe generosa - oferece vários meios de prover a estas necessidades,através de suas muitas formas de devoção e dos sacramentais que, se praticados corretamente, levam o fiel à maturidade espiritual' - responde Maitê.

Você pode estar se desinteressando da leitura e perguntando: Por que postar um assunto considerado ultrapassado e retrógado num blog destinado a jovens? Darei minha resposta depois da emocionada constatação de Francisco Dockhorn:
'O véu jamais foi abolido da sagrada liturgia. Mas, havendo sido suprimida a sua obrigatoriedade canônica, acobou por cair em desuso. Algumas senhoras continuaram usando o véu e muitos pensavam que essa "mera nostalgia" se extinguiria junto com elas. Agora, parte do mundo católico está perplexo ao ver jovens, por livre e espontânea vontade, restaurando o uso do véu. São meninos e meninas apaixonados por Jesus Eucarístico e pela Santa Igreja. São meninas que usam o véu e meninos que apóiam o uso e são suporte para elas enfrentar os "olhares tortos" - olhares estes que são compensados por muitos olhares comovidos de gente de mais idade, que se supreende e vê nelas a presença de uma sacralidade que ainda existe em nossas igrejas. São jovens adoradores que não vivem isso por mera "nostalgia", pois não não chegaram a conhecer o tempo em que isto era comum. Vivem porque sabem que fazem parte de uma igreja que tem uma tradição de 2000 anos; tradição que mantém o seu sentido em meio à falta de sentido do século 21. Uma geração suprime; a outra, restaura. Uma geração acaba por deixar a lacuna; a outra, a sente. Muito se rezou pelos jovens, e aí estão muitos dos quais o Espírito Santo tem levantado! Será que se está preparado para o que eles podem mostrar?'

Memorize: "Uma geração suprime; a outra, restaura" (Francisco Dockhorn).

Mocidade da CCB, este post foi para mostrar que vocês sempre estiveram naquilo que alguns jovens estão sendo despertados agora; que conservam o que outros abandonaram e estão sendo chamados a restaurar. E também para convidar a todos os leitores do blog a refletirem sobre este preceito de Deus.

1Corintios 11:1,2 - "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como eu vos entreguei" (Apóstolo São Paulo).

12 comentários:

  1. Gostei da postagem.

    Sempre vejo verdadeiros embates acerca do véu, ao meu ver um debate ínutil, visto que aqueles que o usam não abrirão mão de seus preceitos e tradições, e aqueles que não usam jamais o adotarão.

    Não sou contra o uso de véu, mas sou contra que o uso seja determinado como se fosse doutrina inerente a salvação.

    Aqueles que o usam não são superiores aos que não usam, e vice versa.

    Ao meu ver é um bom costume, um sinal de submissão, porém, também aceito o cabelo como véu natural.

    É como eu disse, não há certo ou errado, cada um deve fazer como sentir no coração, tal como essas moças católicas, tal como na CCB, Casa de Oração, alguns segmentos da AD, Deus é Amor, etc.

    Fraterno abraço,

    Mario

    ResponderExcluir
  2. Realmente, debates sobre o véu raramente acabam em consenso; geralmente num impasse.

    Aos praticantes - permaneçam fiéis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz por este habito na ccb ainda nao ter se estinguido durante todos esses anos. Gosto do uso do veu, nao pela beleza ou obrigaçao, mas porque realmente usá-lo traz uma comunhao, um estado de reverencia muito grande com Deus. Tomara que a modernizaçao cada vez mais progressiva, nao interfira neste costume tao santo(e bíblico).

      Excluir
  3. Achei muito interessante. Eu nunca fui em igreja que usa véu. Até concordo mas acho que inferioriza as mulheres que lutaram muito para alcançar seus direitos.
    Letícia Sim~es

    ResponderExcluir
  4. As Assembleias de Deus, que tanto combatem o véu da CCB talvez não saibam que "Asambleas de Dios" Italianas usam o véu...você sabia disso???
    Preste bem atenção nos videos abaixo.
    Mulheres com véu e misturadas aos homens.

    Centenario A.D.I (Assemblee di Dio in Italia)

    http://www.youtube.com/watch?v=gQpi8vSg3_U

    Janis cantando 500 graus - Assemblee di Dio in Italia

    http://www.youtube.com/watch?v=AgCqd9v9dXk&feature=related

    A Paz de D'us !!

    Adriano
    ansadriano@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A (Assemblee di Dio in Italia) usam o véu
      Porque foi fundada pelo italiano luiz francescon
      que também fundou a congregação cristã no brasil
      Pesquise sobre isso é vera que o que escrevi
      é pura verdade .

      Excluir
  5. O uso do véu pode ser interpretados como:

    Mandamento bíblico>> A Congregação Cristã no Brasil observa a prática como autêntica doutrina apostólica, considerando que ela não surgiu espontâneamente do homem, mas que é um preceito que nos foi entregue por Deus devendo a igreja retê-lo; por isso de bom grado nossas irmãs – meninas e senhoras – são todas praticantes.

    Costume denominacional>> Um ‘costume’ é aquilo que um grupo religioso adota, normativamente, como prática piedosa; essencial, não para a salvação, mas para uma identidade denominacional; dessa forma, não acrescenta valor ao praticante, somente o associa. O costume pode ser até extrabíblico (não é o caso do véu), mas jamais antibíblico. Assim pensam os irmãos da Congrega Cristã Apostólica.

    Sacramental>> Se entendi bem, um sacramental é o uso honesto e voluntário de coisas materiais que auxiliam no crescimento espiritual do praticante - É o que está no catecismo da Igreja Católica.

    Tradição cultural>> Pelas regras hermenêuticas, uma autêntica doutrina bíblica deve ter apoio em mais de um texto; como somente 1Corintio11:1-16 aborda o tema, as Assembleias de Deus, nos seus principais ministérios, concordam que o véu trata-se apenas de um costume cultural da época, por isso não recomendam o uso.

    Ricardo alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que eu questiono é que PAULO disse que só a igreja de corinto usava véu. PAULO não questiona as outras igrejas. será que as outras se perderam? alias a igreja de corinto era a igreja com mais problemas de relacionamento na época. uma igreja igual de corinto, onde pai e filho dormiam com a mesma mulher, e recebendo esse ESPIRITO SANTO, DÁ PRA DESCONFIAR...

      Excluir
  6. LETÍCIA,

    O véu não inferioriza a mulher, antes a exalta. Veja estas opiniões:


    ‘O véu que a mulher usa lhe confere um belo senso de dignidade’ (Ir. Patrícia Therese).

    ‘O uso do véu tem finalidade de levar a mulher a desenvolver atitudes próprias de humildade e adoração. O hábito de usar o véu ajuda a mulher a compreender sua vocação e identidade, seu lugar na criação e na Nova Aliança, o Santo Sacrifício, bem como a real importância destes’ (Maitê Tosta).

    ‘A ideologia feminista fez o véu ser visto de uma forma que a Santa Igreja nunca o fez: um símbolo da opressão machista, denegrindo a dignidade da mulher’ (Francisco Dockhorn).

    Ricardo alexandre

    ResponderExcluir
  7. como dizem que o uso do véu´era costume de antigamente,,sim era costume,mas esse costume veio pelas escrituras e nao por homens,no antigo testamento ele ja tinha seu uso,, vejam que por sinal de obediecia e respeito rebeca foi conhecer o seu esposo Izaque,,,GENESIS 24:65,,,E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se.
    Gênesis 24:65 e esse véu vem sendo recomendado no novo testamento tambem,nao por por homem,mas por doutrina de CRISTO veja CORINTIOS 11>>.como também o ósculo Santo que muitos ignoram,mas é mandamento....mas as igrejas modernas dizem que isso nao precisa,tudo isso era costume..ou seja tiram o que Jesus Cristo recomendou e colocam de volta o que ele aboliu,as leis mosaicas juntamente com o dizimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regino, tem um ótimo post sobre o fundamento do véu no blog BEREIANO. Sei que vai gostar.

      http://bereiano.wordpress.com/2011/04/28/fundamento-do-veu-r-cardoso/

      Excluir
    2. HOOO REGINO!! VAMOS ESTUDAR AS ESCRITURAS... ERRAIS POR FALTA DE CONHECIMENTO, OSEIAS 4/6. A BIBLIA FOI FEITA PARA SER ESTUDADA. O VÉU ANTIGO ERA A BURCA JUDAICA QUE COBRIA TODA A FACE. O ÓSCULO ENTRE OS JUDEUS É ENTRE HOMEM E HOMEM E É
      "BEIJO NA BOCA". PORQUE OS CCB NÃO CUMPREM ESSE MANDAMENTO NA IHTEGRA? OU VOCES NÃO ESTUDARAM O JUDAISMO?...

      Excluir

Sua participação é sempre valiosa.