Seguidores

sábado, 30 de abril de 2011

Casamento não é brinquedo!


Alguns jovens se casam tão preparados quanto estes dois


Não é brinquedo não. O casamento não é uma brincadeirinha de crianças, no entanto, alguns jovens se casam tão preparados quanto os noivos da foto. Embora com toda informação que dispõem os jovens hoje, muitos não tem clara noção do que é o casamento. Todos começamos a vida-a-dois cheios de sonhos e romantismo, porém, qualquer casamento vai trazer certa medida de sofrimento (1Co 7:28); doação (v.3) e abnegação (v.4). Muitas vezes os ministros da igreja incentivam estes casamentos para evitar um mal maior que seria a fornicação. Não raro, tão cedo é o casamento; tão cedo entra em crise, e acabam todos se encontrando em reunião de aconselhamento para reconciliação.

Enlace matrimonial. O casamento é uma instiutição divina (Gn 2:18). Enlace é o ato ou efeito de enlaçar, quer dizer literalmente estar em laços; atado; preso a alguém. Esta mesma era a intenção de Deus: "Portanto deixará o varão o seu pai e sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne" (Gn 2:24). Este vínculo deve ser eterno até que a morte os separe, não eterno enquanto dure: "Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não separe o homem" (Mt 19:6). Dessa maneira, o cônjuge é alguém a quem você se apegará, ou estará preso, pelo resto da vida.

Dono do meu nariz. 'Agora que estou casado posso fazer o que bem entender. Não terei que dar satisfação a ninguém' - É muito comum, muito comum mesmo, os adolescentes quererem se casar para parecerem adultos ou mais responsáveis, pensando que isto trará maiores oportunidades e uma sensação de liberdade absoluta. Mas lembre-se: o casamento é um laço. Outros querem fugir de uma situação ruim em casa - 'Casarei com o primeiro doido que encontrar' - Mas se está sempre em conflito com seus pais, seerá que conseguirá dar-se bem com um cônjuge?

O príncipe encantado. Desde meninas as mulheres sonham com o príncipe montado num cavalo branco que luta contra um dragão e as vem resgatar para serem felizes para sempre. A parte da história - "que dê e faça tudo o que eu quero" - elas deixam pra contar depois. Poderá alguém ser perfeito e correspondente a todas as suas expectativas, que faça todas suas vontades e seja compreensivo todas as vezes, como o personagem que você idealizou? Só se for 'encantado' mesmo. É comum a mocidade ter enfoque infantil daquilo que desejam num cônjuge; os rapazes, por exemplo, dão prioridade à beleza externa. Contudo, "enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada" - avisa a Bíblia em provérbios 31:30.

Tirando o atraso. Muitos moços também demonstram ter expectativas irreais com respeito ao sexo, sendo esta, muitas vezes, a única razão pra se casarem. Afoitos para satisfazerem sua curiosidade e desejos fantasiosos, acabam cometendo verdadeiras agressões contra a esposa - oportunamente falaremos sobre isso - Acabarão descobrindo que embora essencial, sexo não é tudo na relação, logo passará toda esta vibração e daí virão as situações e problemas reais da vida. sem dúvida isto se dá porque satisfatórias e prazerosas relações conjugais resultam do autodomínio e altruísmo que vem do verdadeiro amor (1Co 3,4) - qualidades que os homens muitas vezes deixam de cultivar.

Brincando de casinha. Que prazeroso conviver numa casinha bem arrumadinha - mas dá um trabalhão! Limpar, lavar, passar, espanar, cozinhar e finalmente...começar tudo de novo! Imagine quanto stress a rotina de uma dona-de-casa pode trazer. Imagine agora quanto pior ficará quando a moça não sabe cuidar dum lar. Manter uma casa e a relação saudável realmente requer esforço, o casamento não é brinquedo, a diversão logo passa e viver a labuta¹ diária não é mole. Certa irmãzinha confidenciou-me um problema muito visto: 'Pensava que o serviço de casa era uma moleza, mas quando passou aquela animação dos primeiros meses vi que é bem cansativo. Prefiro ver tv ou dormir a cuidar da casa. Fico envergonhada quando os pais dele vêm nos visitar, porque eles têm uma casa bem arrumada e a minha está sempre uma bagunça'.

Fazendo a comidinha. -Bem! O jantar está pronto? - 'Amô'! só vai levar três minutinhos. E dá-lhe macarrão instantâneo! Pizza, lanche, pastel e pipoca tem sido a dieta de muito casalzinho que vão todos os fins-de-semana provar comida de verdade na casa da mamãe (ou sogrinha). As moças devem aprender pilotar um fogão e os moços fazer amizade com a churrasqueira.

Com o cofrinho vazio. Aqui está a maior causa de brigas entre os casais - os problemas financeiros. Duro será ao quebrar o porquinho, ver que não tem dinheirinho. O mal não está no quanto ganham, mas no como gastam. Ao adquirir, rápida e imaturamente, bens poderão contrair dívidas que trarão muitos aborrecimentos. Empréstimos bancários são tentadores neste momento, mas o que parece a solução, na verdade é o alçapão (1Tm 6:9).

Cadê o nenê? Achou! Um filho é algo muito sério. Pode parecer divertido quando pegamos uma criança no colo, tão fofinha, rindo com aqueles bochechões rosados e um cheirinho que dá vontade de morder; algo tão bonitinho com que você apenas brinca. Mas ter um filho não é como brincar de boneca, exigirá muita dedicação de ambos. Se "os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o galardão" (Sl 127:3); ser mãe é padecer no paraíso.

Coisa de gente grande. Sim, muitos adolescentes nutrem tais conceitos imaturos sobre o casamento imaginado tratar-se de uma historinha romântica de conto-de-fadas. Outros acreditam que vão encontrar no casamento a panaceia² para seus problemas. Na verdade, o casamento representa todo um conjunto de novos problemas e desafios a enfrentar. O casamento é bom, e quem casa faz bem (1Co 7:38) "todavia, os tais terão tribulações na carne e eu queria poupar-vos (prevení-los)" (v.28). Deve ser por isso que a bíblia sabiamente recomenda casarmos depois que tivermos aproveitado a juventude: "Se alguém julga que trata dignamente a sua virgem (noiva) e se tiver passado a 'flor-da-idade' e se for necessário... casem-se" (1Co 7:36).

Casar ou não casar? Eis a questão. A intenção de Deus ao instituir o casamento é a nossa felicidade e realização como homem e mulher. O casamento pode ser uma fonte de plena felicade ou de dor amarga. Se neste mar-de-rosas terão mais pétalas ou espinhos, muito depende de quão preparado você está para ele. A bíblia repreende a pessoa que faz votos precipitadamente (Pv20:25); não faz sentido, então, pensar mais um pouquinho antes de se meter em algo tão sério como um voto de casamento? Exatamente quais são os seus objetivos na vida e como eles serão afetados? Deseja se casar simplesmente para fugir de problemas ou ter relações sexuais? É capaz de dirigir um lar e sustentar uma família? Não se esqueça: "Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito de baixo do céu" (Ec3:1).

1.Labuta: trabalho penoso; lida aturada.
2.Panaceia: pretenso remédio universal para todos os males físicos e morais; (fig) tudo aquilo que se considera válido para resolver qualquer problema.

2 comentários:

  1. Desde ontem eu só ouço lições sobre casamento. o Senhor sabe, mas isso está ficando bem "incomum" agora!
    Auricelia

    ResponderExcluir
  2. porque a moça q n e mais virgem n pode casar de branco mesmo temdo perdido sua virgindade antes de batizar?

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.