Seguidores

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Contendo..." uma ova!

Enfim os novos hinários começaram a ser distribuídos e boa parte da irmandade já adquiriu o seu. Mas não é sobre as alterações musicais ou o acréscimo dos novos hinos que quero falar, e sim sobre a mudança ocorrida no primeiro ponto de doutrina. Comparando as versões dos hinários notará na redação atualizada do 1º  Ponto de Fé e Doutrina o acréscimo: “contendo”.

I – Cremos na inteira bíblia e aceitamo-la como contendo a infalível Palavra de Deus… ,

Primeiramente esta mudança é uma equiparação porque aconteceu em 2004 na revisão do Estatuto no capítulo 22. Segundo que não houve lapso na redação, ela foi intencional. E por fim, não se trata de uma adequação ou melhoria, e sim de uma nova declaração de fé e reafirma o que está disposto no Capítulo II, Artigo 20 do Estatuto:

“A Congregação Cristã no Brasil é constituída por uma comunidade que aceita toda a Bíblia na qual ‘está contida’ a infalível Palavra de Deus”

Ora, se a Palavra de Deus ‘está contida’ na Bíblia, a Palavra faz parte de um conteúdo completado por outra(s) parte(s). E, se apenas parte da Bíblia é a Palavra de Deus, então posso crê-la em parte e em parte desprezá-la.

Não resolve e não é suficiente dizer crer em toda a Bíblia; historiadores, arqueólogos, judeus, muitos religiosos crêem na Bíblia, mas não como a Palavra de Deus. Dessa maneira mesmo crendo no contexto poderia dizer:  “Esta parte é histórica e não inspirada”. Em muitos grupos religiosos a Bíblia não tem primazia e sua autoridade é contestada. Reiterando: Não basta dizer o quanto, é necessário complementar como cremos e aceitamo-la.

Esta sutileza que vai passar despercebida ou será ignorada – e pior, será aceita – por vários de nossos irmãos tem implicações teológicas muito sérias: Se a Bíblia contém, logo, não é. Saímos de uma posição ortodoxa para mergulharmos no liberalismo teológico.

Os teólogos liberais, contaminados por um racionalismo incrédulo e pernicioso, não confiam na inerrância da Bíblia e admitem que ‘O livro dos livros’ é passível de várias interpretações, por estes e outros motivos, declaram que a bíblia apenas ‘contém’ a Palavra de Deus.

Minha tristeza é que mais uma vez a irmandade foi ignorada e o “Santo Ministério mais Idôneo” age obscuramente e não dão as devidas explicações porque foi feita a mudança. Minha alegria é que muitos membros se indignaram e repudiaram nova declaração e se manifestaram, por vários meios, contrários a ela.

O que é a Palavra de Deus? É a transmissão do Criador à coroa da sua criação [o homem] de tudo aquilo que Ele quis revelar. Mesmo conhecendo-O em parte, o que precisamos conhecer de Deus para termos plena comunhão com Ele, nos revelou por seu grande amor. Quem ‘É’, a sua vontade, o seu santo querer; o plano de salvação, aquilo que requer do homem e o que tem preparado e reservado para nós está tudo revelado na Bíblia.

A mensagem da Bíblia começou a ser transmitida desde Adão e ser registrada desde Moisés e findada com os santos apóstolos. Ela está escrita como Deus quis que fosse escrita. Ela foi inspirada como aprouve ao Espírito Santo, por isso aceitamo-la como Palavra de Deus.

A Bíblia não é um produto da vontade ou do intelecto humano, não é o homem dizendo o que quer ou imagina que precisa, é o amor de Deus revelando nossa condição e manifestando Sua Graça. Ela é infalível porque sua mensagem é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer. Ela é a Palavra testificante de Jesus. Nela não há erros. Nada mais precisamos, não há outra revelação, ela mesma se interpreta.

E como devemos repreender um anjo de luz que descendo do céu nos anuncie outro evangelho, nos crentes, haveremos de testificar a este mundo que a Bíblia é – sem nenhuma dúvida – a infalível, inerrante, inspirada, soberana e completa palavra de Deus, a única e perfeita guia de nossa fé e conduta.


uma ova: Interjeição usada para negar o que foi afirmado imediatamente antes. (dicionário priberam)

9 comentários:

  1. Concordo com o texto.

    Já que se trata de uma alteração, deveriam ter o cuidado de não deixar margens à esse tipo de dúvida.

    Por isso a inspiração divina é a base de tudo - Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, QUE MANEJA CORRETAMENTE A PALAVRA DA VERDADE 2 Timóteo 2:15.

    Será que eu lendo as Escrituras manejarei corretamente a palavra ?

    Fico com a Bíblia sempre, o homem que prega muitas vezes fala de si, tá longe de uma comunhão com Deus para tamanha responsabilidade, e as vezes até em pecado, já a Palavra de Deus (Bíblia) é provada e podemos confiar.

    Agora, como o irmão Samuel ai em cima falou, se o "contendo" não deixou dúvida, amem, espero que todos irmãos pense assim como você e estará tudo certo, agora se a intenção for mitigar a Palavra de Deus, certamente cairá por terra.

    Finalmente, se vc prefere mesmo o "Pão quentinho" então a Bíblia contem a palavra mesmo.

    A Paz.

    ResponderExcluir
  2. Samuel Moura deixou um novo comentário sobre a sua postagem ""Contendo..." uma ova!":

    Querido, não contesto seus argumentos, que inegavelmente são coerentes e muito bem fundamentados.

    Porém, acredito que esta mudança, pode ser errada ou não, de acordo com a ótica que se analise o sentido da frase.

    O que um livro que tenha acervo de todos os conjuntos, teoremas, definições da matemática é? A própria matemática? Sim. Ou é a um livro que contenha a matemática? Sim também. Julgo importante ressaltar também que a Palavra de Deus não está delimitada entre gênesis e apocalipse, ela é mais expansiva do que isso. A profecia verdadeira, a exortação, revelação e explanação guiada pelo Santo Espírito também engloba o que é a Palavra de Deus. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos (I CO 13:9) Diante disso penso: A Bíblia é o livro que contém, ou que é toda a Palavra e mensagem de Deus aos homens. Sinceramente, minha opinião: as duas coisas. Pouca diferença pra muita polêmica.

    Obs: minha humilde opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. >>SAMUEL DISSE: "Diante disso penso: A Bíblia é o livro que contém, ou que é toda a Palavra e mensagem de Deus aos homens. Sinceramente, minha opinião: as duas coisas. Pouca diferença pra muita polêmica"

      Irmão Samuel muitos irão justificar a mudança dizendo que A Bíblia ao mesmo tempo que contém, também é a Palavra de Deus, e que portanto nada mudou.

      Se não altera o que se diz, porque então mudar o texto?

      Veja bem, não ficou escrito "...como sendo e contendo a infalível Palavra de Deus", ao colocar novo texto se anulou o primeiro - Se contém, logo não é.

      Excluir
    2. >>SAMUEL DISSE:"Julgo importante ressaltar também que a Palavra de Deus não está delimitada entre gênesis e apocalipse, ela é mais expansiva do que isso. A profecia verdadeira, a exortação, revelação e explanação guiada pelo Santo Espírito também engloba o que é a Palavra de Deus. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos (I CO 13:9)"

      O que é a Palavra de Deus? É a revelação de Deus ao homem, de Si e da sua vontade. Tudo o que precisamos conhecer de Deus para termos plena comunhão com Ele, está revelado na Bíblia.

      Dessa forma a Bíblia tem a completude da Palavra de Deus, ou seja, toda a Palavra de Deus está na Bíblia, embora muitos mistérios não estejam, mistérios que serão revelados na glória dos céus ao que vencer, aos santos. A Palavra de Deus é dirigida a todos - primeiramente ao pecador depois ao salvo.

      Excluir
    3. >>SAMUEL DISSE: "Julgo importante ressaltar também que a Palavra de Deus não está delimitada entre gênesis e apocalipse, ela é mais expansiva do que isso"

      Samuel, o irmão sabe o que prega o liberalismo teológico?
      Entre outras coisas, ensina que a Palavra de Deus não está toda na Bíblia, por isso "contém" a Palavra de Deus. Portanto, podemos encontrá-la em outros lugares e seguir novas revelações.
      Todos os que fizeram isto se perderam nos enganos dos falsos profetas que "mudaram a verdade de Deus em mentira"

      Excluir
  3. Nossa, confesso que não tinha visto essa 'correção' e realmente ela não faz sentido, uma vez que cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, caso contrário, tudo que vivemos, acreditamos, cai por terra. Que doido. Assim como o hinário 5, que a meu ver está sendo "imposto" meio que nas entrelinhas. Demoram uma eternidade para lançar o livro e agora querem o mais rápido possível torná-lo de uso oficial! E a irmandade sempre amém e amém.
    Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  4. APDD,

    Ricardo,vc sabe pq tiraram o termo "rosa de Saron", do antigo hino nº 360 atual 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o porquê.
      Desde que não altere o conteúdo doutrinário, nos hinos pode ser mexer, na doutrina não, os hinos pode ser melhorados, já a... DOUTRINA NÃO SE MELHORA, NÓS É QUE SOMOS APERFEIÇOADOS POR ELA.

      Excluir
  5. eu vou e para a cc ministeiro jandira

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.