Seguidores

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Quem quer namorar e casar comigo?



'Gostaria de expor uma idéia! Sei que o importante é esperarmos em Deus o perdão. Nós que buscamos o perdão, sabemos no íntimo de nosso coração que o Senhor ainda nos ama. Por isso, inssistimos em caminhar para um dia chegar até lá, [e completar nossa jornada]. Porém, temos dificuldades, não adianta negar! Temos e muita, em namorar um outro crente, mesmo tendo nós um bom testemunho. Não sei se por causa de nós mesmos que nos sentimos diferentes dos outros e evitamos nos aproximar, ou se realmente somos vistos como diferentes. Hoje a mocidade já está tendo outra visão de mundo. Sei que a graça permanece e a doutrina é a mesma, então acho que a mocidade tem medo de um relacionamento com alguém que já passou por essa situação... Em nós, vem um pensamento do que já nos foi ensinado sobre jugo desigual, então na maioria das vezes preferimos ficar sozinhos, pois no mundo não conseguimos encontrar compromisso sério e na igreja, muito mais complicado. Daí o tempo passa e vamos ficando mais vulneráveis, logo o adversário atravessa o caminho, e uma pessoa mais fraca acaba caindo de novo e, muitas das vezes, não voltanto mais...' (Marianne – comentário em “Transei... E agora?”)

Mal-me-quer. O comentário desta jovem retrata a dificuldade que muitos, entre a mocidade, tem de se relacionarem amistosa e amorosamente, e denuncia o desprezo que sofrem após cederem à tentação do sexo pré-conjugal. Esta é uma das muitas conseqüências - um ‘fim amargoso’ (Pv 5:4) – do pecado de fornicação.

Pergunta anônima. Aproveito para colocar aqui, uma pergunta postada na mesma sessão, relacionada ao tema, feito por um anônimo: A paz de Deus esteja com todos! Irmão, tenho uma grande duvida: Se eu pequei pecado de morte, mas estou buscando o perdão de Deus e não praticar mais, eu posso namorar uma serva de Deus bem prudente...?’ Para não dar um tom machista, vamos colocar a pergunta dessa forma: Podemos namorar e casar com quem tenha pecado de morte, ou isto implica em jugo desigual?

O jugo desigual. É a incompatibilidade de crenças que resultará em prejuízos para o casamento. A Bíblia recomenda no amor para não contrairmos núpcias com pessoas de estranha fé - “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis” (2Co 6:14). Embora o texto se refira às pessoas de outros credos e incrédulos, comumente, interpreta-se que os ‘infiéis’ são os fornicários e adúlteros, considerados ‘pecadores de morte’. Ao associarem este verso com a última parte de Mateus 19:9 – “e o que casar com a repudiada [que cometeu aultério] também comete adultério” – concluem: 'E o que casar com o fornicário, também comete fornicação'. Como que contraindo uma doença contagiosa.

O jugo dos homens. Pecado de morte é aquele para o qual não há perdão. Segundo o pensamento de alguns grupos eclesiásticos, trata-se do pecado sexual - adultério e fornicação, como dito antes. E segundo o julgamento desses grupos, quem cometer tal transgressão jamais terá restituída sua comunhão com Deus. Este conceito gera preconceito. Te parece cristão um comportamento que isola, exclui, que pode fazer a pessoa parar de vir à igreja e distanciá-la de Deus? Eis a projeção de nossa amiga: ‘Logo o adversário atravessa o caminho, uma pessoa mais fraca acaba caindo de novo e, muitas das vezes, não voltanto mais...’ “Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porem, nem, com o dedo querem movê-los” (Mt 23:4).

O jugo de Jesus. A Bíblia não banaliza o pecado (Rm 6:23). No entanto, o pecado de morte como interpretado acima, não é uma doutrina bíblica. Não há transgressão que não possa ser perdoada porque não há pecado maior que o amor de Deus (Rm 5:20). Moço e moça que estiver buscando o perdão, não sofram mais! Permitam que o Senhor os sarem. Não deem ouvidos à voz que lhe entritesce, antes ouça a voz do teu pastor que lhe chama dizendo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11:28-30).

Medo do relacionamento. Consideremos uma pessoa perdoada com vida restaurada - Namorar com alguém que já teve relações sexuais com outrém, não é pecado. Ela não é pecadora de morte, pois Deus lhe devolveu a vida; Não incorre em jugo desigual, pois ela tem a mesma fé; Não nos contamina, pois ela está sarada. Dizem que o fornicador tem mais probabilidade, ao casar-se, de ser um traidor. Ora, muitos fiéis na mocidade foram infiéis no casamento. Isto tem mais a ver com o zêlo do presente do que com o descuido do passado. Ademais, quem conhece a dor da culpa, da vergonha e do despreszo, não quer sentí-la novamente.

É direito seu. Cada um “é livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor” (1Co 7:39). Verdade que é um direito escolher segundo nossas preferências. No entanto, construir estas preferências em fardos colocados em nossos ombros pelos homens, não é tão nobre assim. Um rapaz tem o direito de não querer namorar uma moça que não seja mais virgem. Uma irmã é livre para recusar o rapaz que tenha se aventurado. Todavia, têm mais sublime direito de perdoarem, apaixonarem-se e viverem este amor.

Qual será o fim? Com humildade de uma verdadeira filha de Deus, Marianne, compartilhou seus sentimentos, não para ganhar nossa compaixão, mas para que possamos, pelo seu testemunho, refletir quanto aos nossos julgamentos. Nossa irmã passou por um processo doloroso de culpa e sofrimento, verteu lágrimas de arrependimento, mas também experimentou do perdão de Deus e do poder restaurador do Espírito Santo. O Senhor faz justiça com amor e depois nos cumula de bençãos se guardamos os seus conselhos. Deus colocará alguém especial no caminho desta moça e preparará seu casamento. O seu fim não será amargoso. Sua história terá um final feliz.


13 comentários:

  1. a paz de DEUS irmão, gostei muito do texto acima, se com tudo isso q foi dito, e na propria biblia diz a respeito do pecado de morte, pq ainda tem irmãos q insistem nessa doutrina?, indo cotra a palavra afastando mais e mais de DEUS os que procuram por perdão? isso por ventura também não é um pecado cometido pelos proprios irmãos, em dizer q não há mais salvvação para essas pessoas?
    te agradeço mais uma vez por sua atençãp!
    DEUS TE ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  2. Existem pecados que sao para a morte e pecados que nao sao para a morte, segundo q biblia. O adultério e fornicaçao sao sim pecados de morte. O q existe é uma confusao na cabeca dos crentes em relação ao perdão. O único pecado que nao tem perdão é a blasfêmia contra o Espirito Santo. Sendo assim, o que acontece com um adultero e fornicario quando alcansam perdão é a ressurreição da alma. Quando o Sr disse que veriamos cego enchergar, coxo andar e morto ressuscitar, ele estava dizendo edatamente isso..E eu ja vi tudo isso no meio da irmandade e familia, muitos ressucitarem! Apalpei! Deus da uma chance pra todos, se haver arrependimento de coracao e nunca mais voltar ao vômito, tem sim uma grande chance de alcancar a salvação, e o desprezo, pedradas etc faz.parte do processo, do preço... Em minha familia houve muito resgate do inferno, obras lindas, mas o preco!? Nao vale a pena pagar... Esta sendo caro, cancer, avcs etc...mas estao firmes sem murmurar, humildes...mas Deus tem selado com a promessa etc. Estou vendo o vale dos ossos secos reviver...Ele.entra no inferno e resgata todos os que sao dele. Aconselho a mocidade: permaneçam na Santidade, nao adiante seus casamentos, e quando casarem que seus leitos sejam sem máculas, o preço de um resgate é muito caro!!! Esta tem sido minha missao a muitos anos, ir onde estao os desprezados, acidentados, em coma, uti espiritual, apresento diante de Deus e só Ele pode assinar o óbito, só ele. Portanto se erraram, corra atras, corra, seja humilde, fique quietinho, cante seu hino, faca sua oracao, congregue, ouca a palavra, mas fique em seu lugar, honre os ensinamentos, a doutrina, mesmo q o Sr te selou, nao bata no peito 'Deus me perdoou' , Vc passara por testes de humildade, faca igual o filho pródigo, seja humilde e espere Deus te exaltar. Muitos nao poderao ter liberdade por causa dos fracos na fé, q podem enfraquecer e se escandalizar por causa disso. Outros Deus faz esta obra, mas a liberdade na igreja nao abre o céu pra ninguém e a falta dela nao fecha o ceu tbem a ninguem! Entao tenha liberdade com Deus, o resto é resto. De bom testemunho, zele, deixe um bom cheiro por onde passar....nao desista do céu... Nao desista...por nada e por ninguém...

    ResponderExcluir
  3. Existem pecados que sao para a morte e pecados que nao sao para a morte, segundo q biblia. O adultério e fornicaçao sao sim pecados de morte. O q existe é uma confusao na cabeca dos crentes em relação ao perdão. O único pecado que nao tem perdão é a blasfêmia contra o Espirito Santo. Sendo assim, o que acontece com um adultero e fornicario quando alcansam perdão é a ressurreição da alma. Quando o Sr disse que veriamos cego enchergar, coxo andar e morto ressuscitar, ele estava dizendo edatamente isso..E eu ja vi tudo isso no meio da irmandade e familia, muitos ressucitarem! Apalpei! Deus da uma chance pra todos, se haver arrependimento de coracao e nunca mais voltar ao vômito, tem sim uma grande chance de alcancar a salvação, e o desprezo, pedradas etc faz.parte do processo, do preço... Em minha familia houve muito resgate do inferno, obras lindas, mas o preco!? Nao vale a pena pagar... Esta sendo caro, cancer, avcs etc...mas estao firmes sem murmurar, humildes...mas Deus tem selado com a promessa etc. Estou vendo o vale dos ossos secos reviver...Ele.entra no inferno e resgata todos os que sao dele. Aconselho a mocidade: permaneçam na Santidade, nao adiante seus casamentos, e quando casarem que seus leitos sejam sem máculas, o preço de um resgate é muito caro!!! Esta tem sido minha missao a muitos anos, ir onde estao os desprezados, acidentados, em coma, uti espiritual, apresento diante de Deus e só Ele pode assinar o óbito, só ele. Portanto se erraram, corra atras, corra, seja humilde, fique quietinho, cante seu hino, faca sua oracao, congregue, ouca a palavra, mas fique em seu lugar, honre os ensinamentos, a doutrina, mesmo q o Sr te selou, nao bata no peito 'Deus me perdoou' , Vc passara por testes de humildade, faca igual o filho pródigo, seja humilde e espere Deus te exaltar. Muitos nao poderao ter liberdade por causa dos fracos na fé, q podem enfraquecer e se escandalizar por causa disso. Outros Deus faz esta obra, mas a liberdade na igreja nao abre o céu pra ninguém e a falta dela nao fecha o ceu tbem a ninguem! Entao tenha liberdade com Deus, o resto é resto. De bom testemunho, zele, deixe um bom cheiro por onde passar....nao desista do céu... Nao desista...por nada e por ninguém...

    ResponderExcluir
  4. A paz de Deus irmão!
    Irmão eu tenho uma dúvida, na qual eu fico confuso.
    A dúvida é sobre ex: se uma irmã q batizou foi abusada e ameaçada, podereis casar-se com ela?
    Deus vos abençoe muito

    ResponderExcluir
  5. A paz de Deus... Se eu namorar com um moço que "nasceu na graça " porém não é batizado ainda e eu ser batizada e organista da reunião de jovens , eu posso perder meu cargo? Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Deus! Talvez sim e talvez não! Pois quanto ao cargo e ao ministério ja não tem a ver com a bíblia, mas sim com o estatuto da ccb, isto é, um regime interno da instituição religiosa! Se você namorar com ele e durarante o período o senhor o chamar, continua normal, se durante esse tempo de namoro o senhor não o chamar, voce ficará sem o cargo é um! É como eu já disse: é o regime interno da instituição, há base na biblia mas nao tem muito o que dizer! Espero ter compreendido! Meu contato para mais informações 41984914994

      Excluir
  6. A paz de Deus. ..tenho uma dúvida. .se eu batizada me casar com alguém de outra igreja..assembleia de Deus, por exemplo. ..perco a Minha liberdade na igreja? ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi irmã paz de Deus
      Me passa seu whats
      Tem uma dúvida relacionada a sua pergunta
      Deus abençoe

      Excluir
    2. Sim Moça! É como escrito no texto acima! Jugo desigual, não produz bom fruto! Fica sem liberdade, porém se vc continuar a xongreggsr e o seu esposo vier para a verdade, me refiro a doutrina e obedecer o Senhor de acordo com a palavra, voce volta a ter liberdade, mas é arriscado! Não são todos que tem essa sorte!

      Excluir
  7. A paz de Deus . Conheci um moço, ele não mora na minha cidade, porém estamos conversamos a um tempo . Ele e batizado músico e nasceu na graça, porém pecou e está sem liberdade. O ministério local disse que devolverá a liberdade pra ele conforme continuar apresentando bom testemunho. O fato é temos muita comunhão espiritual e um sentimento forte apesar de nunca termos nos vksro ( ainda) busquei bastante conselhos de irmãs (moças) sem dizer que era eu e todas me disseram que eu estaria PECAND O se me casasse com ele. E que se ele estibesse ainda sem liberdade eu perderia a minha tbm. Busquei a palavra e Deus confirmoi a mim e a ele , e agora queremos marcar de ele vir na minha cidade. Esta congregando firme e buscando a misericórdia de deis. Alguém poderia me esclarecer se realmente eu perco minha liberdade??( Sou auxiliar de jovens) perdoem o texto grande nas quanro mais conselho melhor pra que eu tone a melhor decisao 🙏

    ResponderExcluir
  8. Olá eu estou aqui para pedir orações para vocês eu não sei qual foi das macumba que fizeram para mim mais eu sou louco para casar com uma mulher velha tipo já senhora eu sinto vontade e desejos eu peço oração meu zap é este 11983564826 eu sou da congregação cristã no Brasil

    ResponderExcluir
  9. Da doutrina casar com pessoa que não conversa é fora da doutrina

    ResponderExcluir
  10. É fora da doutrina casar com pessoas não é da mesma fé

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.