Seguidores

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Lamentações de Carlinhos

Prezados irmãos,

Graça e Paz!

A minha esperança é de que esta "pérola teológica" da CCB, da alteração do primeiro ponto de doutrina, não fosse levada adiante. É muitos triste o próprio ministério fazer esta alteração, incluindo a palavra "contendo", fazendo assim uma divisão entre a Palavra de Deus e a Bíblia. Agora temos a Bíblia e a Palavra de Deus, duas coisas diferentes: A Bíblia que a contém, e a própria Palavra de Deus, que é nossa única regra de fé e conduta, e imutável.

Ora, ora, ora, a Bíblia é a Palavra de Deus! Qual seria a intenção de se fazer esta alteração? Não sei, só sei que não é boa! E o pior, o povo (a irmandade) não percebeu, não foi informado, não foi explicado o porquê.
Os meus parentes não tinham percebido também, e nem sabiam o que poderia significar esta modificação. E isto significa muita coisa.

Significa que aos poucos a Bíblia vai perder a sua importância entre os membros da CCB, e a palavra do ancião, ao contrário, vai ganhar mais crédito, mais ainda do que já tem, pois a maiorira da membresisa não questiona de forma alguma o que ouve nos púlpitos, mesmo que esteja fora das escrituras. Os anciãos vão ganhar o poder de definir, dentro da Bíblia, o que é e o que não é palavra de Deus.

A última esperança é de que os anciães que realmente têm a guia do Espírito Santo, e conhecem a Bíblia reajam a tudo isso... Será que eles existem? Se existem, será que terão coragem de rebater com os mais antigos? 

Aos irmãos da CCB (nossa querida irmandade) só resta esperar e orar; mas poderíamos reagir também, não é mesmo? Essa reação seria bem simples, era só pedirem alguma explicação ao ministério local. Bom, mas para isso, teríam(os) que perder o medo de serem(sermos) considerados apóstatas.

Que situação!

Carlinhos.

Dom. Fev. 10,2013 1:26pm

38 comentários:

  1. Irmão Ricardo, Você acha mesmo que foi intencional? não vejo por esse lado, acho que nem eles não usaram o contendo com a intenção de conter....sei la não consigo ver por este lado, acho que eles fizeram na intenção de soar melhor a escrita, será que eles perceberam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Beatriz. Infelizmente isto não foi um lapso ou um descuido, isto é uma atitude.
      Esta alteração ocorreu há vários anos no Estatuto, mas agora que foi editada no hnário é que a irmandade teve conhecimento. Por muitas vias o Conselho de Anciães do Brás foi alertado, mas persistiu na mudança.

      Excluir
  2. Entendi! mais a minha dúvida é: isso altera a fé do ministério? ou não necessáriamente? isso foi alterado a algum tempo, porém tem misnistério novo que não sabe dessa alteração, mais a minha pergunta também é, foi mudada por alteração de fé ou não? ou não se sabe.....

    ResponderExcluir
  3. Muitos estão defendendo a mudança dizendo que nada alterou, mas os fatos mostram o contrário. Mais uma prova de que nossa doutrina foi alterada foi a mudança de letra do hino 162 - É A BÍBLIA A PALAVRA. No hinário 5 é n° 178. Como a CCB não tem mais a Bíblia como a Palavra de Deus, o hino 162 estava em desacordo com a nova Declaração de Fé, por isso precisou ser mexido.

    É Beatriz.. "Era" A BÍBLIA A PALAVRA.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de achar que antes era melhor, não acredito que essa alteração foi uma intenção de desvirtuar o sentido da Bíblia como sendo Palavra de Deus.

    Acredito sinceramente que é um exagero. Não sou obrigado a tentar te convencer do contrário e muito menos você é obrigado a concordar comigo. Acho apenas errado sua colocação em que você sugere que o povo CCB é composta de pessoas manipuláveis por homens de púlpito. Não é assim. O meu Deus não é a CCB mas nela Ele se manifesta pra mim e pra todos que lá O servem com amor. Se quando eu entrasse lá a voz e a presença de Deus não fosse clara e entendível ao meu coração, não é a influência do ministério que me seguraria lá, aliás, nem a mim e nem a ninguém. O povo é simples sim meu caro, mas não a tal ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Warley e demais.

      Esse tema tem esquentando as discussões em diversos blogs à fora.

      Veja o irmão, isso é tão sério, que há pessoas dizendo que a Bíblia contem não só a palavra de Deus, mas do homem e do diabo tambem, olha, e é membro da CCB viu?

      Então, entenda como o tema é sério.

      Já leu sobre os falsos profetas que enganarão a muitos?

      O povo simples é sim enganado irmão, infelizmente, tal como o povo culto, rico, pobre etc, o inimigo tambem não faz acepção de pessoas, mas ele só engana aqueles carentes de conhecimento Bíblico, e nesse ponto vamos combinar que a CCB (liderança, não irmandade) tem muito mal conduzido o Evangelho.

      "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento..."
      Oséias 4:6

      O ponto de doutrina é bem claro, trata-se de um ataque a outras denominações que publicam livros que auxiliam aos irmãos no entendimento das Escrituras, cito como exemplo a Assembléia de Deus que possui alguns livros da Escola Dominical, a Adventista do Sétimo Dia, os Testemunhas de Jeová (provavelmente eles já foram na sua porta com algumas publicações em mãos).

      Pergunto ao irmão e demais, já leram essas publicações ou ao se depararem com as mesmas ou agem como massa de manobra ? Pois é, quando vc as lê, certamente com a verdadeira Escritura Sagrada no coração, poderá julgar, sabe que em alguns casos há explicações riquíssimas sobre o Evangelho ?

      O importante mesmo é condenarmos o ataque ao estudo da Bíblia, pois ela é suficiente para nós 2 Timóteo 3:15, e ficarmos atento ao "Pão Quentinho" pra ver se ele tá de acordo com as Escrituras.

      Comigo tem sido assim irmãos, tá de acordo com a Bíblia amem, caso contrário, vai ver se eu tô na esquina.

      A Paz.

      Claudio – CCB ministério Brás por enquanto.

      Excluir
    2. Caro irmão Claudio,

      Respeitosamente, o que o irmão quer dizer com: "CCB ministério Brás por enquanto"? Sinceramente é apenas uma dúvida...

      Em Cristo,

      Excluir
    3. Ricardo Alexandre em 14 de fevereiro de 2013 16:44

      Warley comentou: "Acho apenas errado sua colocação em que você sugere que o povo CCB é composta de pessoas manipuláveis por homens de púlpito."

      Não fiz esta colocação... foi o Carlinhos.

      Gostei quando comentou que a voz e a presença de Deus é clara e entendível ao coração. E para continuar assim, haveremos de proclamar que a Bíblia É, e tão somente É, a Palavra de Deus - nada além disso.

      Se negarmos a Palavra escrita, ao buscarmos a Palavra falada, esta nos negará.
      Porque como existem três pessoas divinas e somos constragindos pela Bíblia a adorar e professar um só Deus; existe a palavra gravada, a palavra pregada, e a palavra encarnada, contudo não são três, mas UMA SÓ, a Palavra de Deus. O Filho, a Bíblia e a pregação inspirada pelo Espírito Santo são distintos e não se confundem, mas cada qual se dirige ao outro como "A Palavra de Deus". Assim nenhuma outra declaração podemos fazer a respeito da Bíblia, senão que ela é a palavra de Deus.


      Irmão Warley esta questão está sendo debatida mais a fundo no Blog BEREIANO.
      Deus abençoe!

      Excluir
  5. Gostei de ver o debate aqui também, como em outros blogs. É por aí, apologética é isso: vamos defender nossa fé, "colocar a boca no trombone" sobre essa heresia, para que ela não permaneça no nosso meio.

    Já não bastava os chavões do tipo: "quem não está satisfeito, que saia da CCB" "a letra mata, mas o Espírito vivifica"; "estudar a Bíblia é sabedoria humana, onde o Espírito não age"; "aqui o pão vem quentinho do céu, não é dormido"; "os irmãos me ajudem a achar tal passagem, pois o Senhor me revelou agora e eu nem sei onde fica, pra ver como tudo aqui é revelado (com orgulho, ainda por cima!!); "tô te estranhando, acho que vou ter que te evangelizar de novo" (essa foi pra mim... hilária!); "aqui encontramos nosso verdadeiro Pastor, lá fora só tem mercenário"; "nosso salário já está pago, não somos mercenários da Palavra de Deus"; "quem for de Deus, o Senhor tira das seitas e traz para cá (CCB); "fui nascido e criado nessa graça (CCB); etc.

    Enfim, a cultura oral perpetuou, debaixo de outro chavão ("quem blasfemar contra o ES não terá perdão nem neste século nem no vindouro"), algumas distorções que nos fazem pensar até duas vezes antes de entrar em debate com um conservo e discordar de doutrinas humanas e extra-bíblicas.

    Agora, me vêm essas aletrações heréticas que jogaram uma cunha definitiva no meio do povo de Deus. Sim, porque também sou povo de Deus, membro do Corpo de Cristo, e não admito que venham me falar para sair. Quem tem que sair é quem fez essas mudanças heréticas e extra-bíblicas, não eu! Não sairei enquanto não tiver certeza que essa baboseira pseudo-cristã é definitiva.

    Como diz no site bereiano, conjuro os irmãos a se posicionarem, pelo menos aqui na net. Na minha comum, se tiver oportunidade, conversarei com o meu Cooperador, embora já saiba sua resposta. Lamentável também saber que tem gente defendendo o indefensável, justificando o injustificável, indo contra a própria Palavra de Deus, muito provavelmente por um comodismo psicológico causado pela repetição dos chavões citados acima.

    Espero, e oro, em Jesus Cristo, que a voz levantada nesse site e em outros, na defesa da nossa fé uma vez dada aos santos, ecoe e surta resultados positivos. Afinal, quem manda nessa obra é Deus e não Anciães.

    Sola Scriptura!

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Execelente comentário irmão Marcio!!!

      Muito bem colocado os famosos chavões da CCB. Quem é da CCB e não ouviu algum desses chavões, ou tem problema auditivo, ou está mentindo.

      Parabéns pelo comentário

      Deus te abençoe!

      Samuel

      Excluir
  6. Mas não é a Bíblia um conjunto de livros, escritos, relatos, profecias que contém a Palavra de Deus????

    ResponderExcluir
  7. Pois é, precisamos levar essa discussão pro mundo real. Até agora eu não vi nem ouvi alguém comentando sobre isso além da telinha. E infelizmente sou obrigada a concordar com "o povo CCB é composta de pessoas manipuláveis por homens de púlpito." Sinceridade pessoal, somos ensinados a não questionar, que tá tudo certo. Francamente ter opinião e expressá-la significa que você é um problema.

    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou manipulável e conheço muitos que não sou. Toda generalização é burra, minha querida. E por ser da CCB me sinto ofendida com sua colocação. O fato de não questionar tudo e não concordar com o que aqui se defende não me coloca numa posição de menos reivindicadora e entendida do que vocês!

      Vocês já foi lá no ministério expor seus argumentos contra a alteração? Já pediu uma retratação por parte deles? Esse é o primeiro passo! Vir aqui fazer protesto não adianta de nada.

      Excluir
    2. MELISSA, Eu já procurei vários irmãos do ministério e sabe o que me responderam? - "Mudou? não estou sabendo".

      Foi tudo feito às escuras.

      E antes de qualquer um de nós dizer que não é manipulado é bom ler antes o texto "ERA A BÍBLIA A PALAVRA".

      http://bereiano.wordpress.com/2013/02/16/era-a-biblia-a-palavra/#comment-1526

      Excluir
    3. Melissa
      Pois sim, minha querida, desculpo-me por generalizar, isso não é do meu feitio, porém confesso que aqui esqueci de colocar "ALGUNS irmãos são manipuláveis" E não se sinta ofendida com minha colocação, eu apenas concordei com algum comentário acima, você leu tudo?
      Não fiz protesto, isso aqui é um BLOG onde o autor posta um texto e os leitores conversam sobre o mesmo.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Szmyhiel

    Irmão, frequento a CCB ministério Brás, pois existem outros já (Jandira um exemplo) e por enquanto estou no Brás, entendeu?

    A Paz.

    Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Cláudio,

      Isto eu entendi!

      Deus continue te abençoando!

      Excluir
  10. Lideres são mais respeitados que Deus.

    ResponderExcluir
  11. E Por isso que mudaram

    Nas Escrituras Gregas Cristãs, o vocábulo bibloV (bíblos) ocorre 9 vezes, além de conter adicionalmente algumas variantes da mesma palavra; por sua vez, o termo biblion (biblíon) ocorre 35 vezes, contendo também algumas variantes adicionais da mesma palavra. O singular biblion, quando no plural, é a pronúncia conhecida por todos nós, “biblia” (bíblia). Assim, o plural grego “bíblia” pode ser encontrado em João 21.25; 2 Timóteo 4.13; Apocalipse 20.12; mas... Nenhum dos termos citados refere-se à própria Bíblia. Portanto, o nome “Bíblia” não existe em lugar algum das Escrituras Sagradas no que se refere à própria Bíblia, constando apenas como título nas capas impressas das nossas Bíblias. O termo significa “livros pequenos”; ou, “coleção de livros pequenos”. Entre os gregos, os rolos para registros de compra e venda nos mercados eram chamados de bíblia.


    “O termo Bíblia não existe no texto das Sagradas Escrituras. O vocábulo “Bíblia” significa coleção de livros pequenos e deriva da palavra “biblos”, nome dado pelos gregos à folha de papiro preparada para a escrita.” (IBADEP – Teologia – Bibliologia, pág. 14, 5ª Edição – Fevereiro/2007, Editora Unidade, Paraná, Brasil).


    Portanto, o termo bíblia deriva-se de “biblos”, nome dado à “fibra interna da folha de papiro”. O papiro ou junco (Gr. papiros) do Egito é um arbusto que cresce no lodo ou lama das águas, conforme a Escritura menciona:


    “Porventura cresce o junco (Gr. papiros) sem lodo? Ou cresce a espadana sem água?”. (Jó 8.11). – O negrito é meu.


    A Septuaginta (LXX) diz:


    “Me thallei papiros aneu hydatos e hypsõthésetai boutomon aneu potou.” (Jó 8.11). – O negrito é meu.


    Da entrecasca dessa planta faziam papel, estofo, velas de navio, cordas, e outros artefatos. Deus ordenou que Sua Palavra fosse escrita em “livro” ou em “tábua”:


    “Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro (biblos), e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.” (Êxodo 17.14; Jeremias 30.2; Habacuque 2.2).


    As Palavras de Deus também foram escritas em tábuas de pedra, não em livro:


    “Então disse o Senhor a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.” (Êxodo 34.1).


    Em razão disto, o livro da Lei (Deuteronômio) em Hebraico é chamado de “haDevarim” (as Palavras). Embora a Palavra de Deus tenha sido escrita em tábuas de pedra e os rolos sejam chamados de “livro de Deus” (Isaias 34.16), Paulo designou como “santo ou sagrado” apenas as “letras ou palavras” (2 Timóteo 3.15) contida nelas.


    Qualquer folha de papiro preparada para escrita, sendo pequena, era chamada pelos gregos de biblion; mas, para vários rolos pequenos chamavam-na de biblia (livros) que, diga-se de passagem, ainda que estando em “branco” ou nada escrito, mesmo assim chamavam-nas de bíblia. Continuando, antes do século IV, ninguém havia direcionado o vocábulo “bíblia” para as Escrituras Sagradas, sendo o padre João Crisóstomo o primeiro a aplicar o termo relacionando-a as Sagradas Escrituras:


    “Foi primeiramente aplicado às Escrituras Sagradas por João Crisóstomo, grande reformador e patriarca de Constantinopla (398-404 d.C.)”. (Gilberto, Antônio. Manual da Escola Dominical – Edição Atualizada – Pela excelência do Ensino da Palavra de Deus; págs.29,30. CPAD, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artigo de Romário Cardoso publicado por anonimo sem citação e autorização do autor. Resolvi não excluir porque podem contribuir para reflexão.

      Excluir
  12. O apóstolo Paulo, mestre dos gentios (2Timóteo 1.11), nunca definiu a folha de papiro preparada para escrita (biblion) como sendo “sagrado”. Para o apóstolo, apenas o conteúdo (as letras) era santo, sagrado:


    “E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” (2Timóteo 3.15). – O negrito é meu.


    Nesse mesmo sentido, também podemos dizer que na Bíblia estão contidas as Sagradas Letras; ou ainda, que a Bíblia contém a Palavra de Deus, isto é, o Antigo e o Novo Testamento, isto consta na folha de rosto de algumas Bíblias; é por meio de letras que palavras são formadas; á vista disto, a Palavra de Deus está contida na Bíblia.


    O termo bíblia significa tão somente “rolos pequenos”, ao passo que Sagradas Escrituras apontam como Sagradas os Escritos ou letras contidas nos respectivos rolos.


    Etimologicamente, os termos “livro” e “palavra” não são sinônimos, mas apenas que um é o receptáculo da outra; e não que uma seja a outra. O substantivo “logos”, palavra, deriva do verbo “legõ”, falar, ao passo que o substantivo “biblion”, livro pequeno, é a forma diminuta do substantivo “biblos”, livro, isto é, “a fibra interna do papiro”. Não podemos designar “a fibra interna de papiro” como sendo Palavra de Deus, mas tão somente ao conteúdo escrito, isto é, a Palavra. Literalmente, a Palavra de Deus é uma clara referência da “fala” (legõ) transmitida na forma de escrita; ou seja, a Santa Escritura ou “Sagradas Letras” como Paulo bem as definiu (2Timóteo 3.15).


    Em suma, poderão nossos opositores chamar o colégio apostólico e os líderes cristãos dos séculos I, II e III de ‘hereges’ simplesmente porque eles NUNCA ou JAMAIS afirmaram ou ensinaram que a “bíblia”, “biblion” ou “biblos” sejam a Palavra de Deus? – Nenhum cristão genuíno afirmará tal coisa. Em que se apóiam então nossos acusadores, se não, na ignorância "Bíblica"? Nossa doutrina afirma que na Bíblia está contida as sagradas letras, a Palavra de Deus, sendo esta inspirada. Portanto, as acusações não passam de tiros de "festim", só produzem vento e nada!


    Nossos primitivos irmãos apenas diziam “Escritura” (Êxodo 32.16), “Santas Escrituras” (Romanos 1.2), “Palavra” (Salmos 119.160), “Palavra de Deus” (Apocalipse 1.9; Efésios 6.17), “oráculos de Deus” (Romanos 3.2) e “Espada do Espírito” (Efésios 6.17).


    ResponderExcluir
  13. Como nossos hinos são nada mais do que “a Palavra” cantada, toda vez que citamos “a Palavra” (com “P” maiúsculo) ou “Espada” (com “E” maiúsculo) demonstramos que são claras e irretorquíveis referências Bíblicas citadas para a Santa Escritura. Em outras palavras, os argumentos dos que procuram descaracterizar os nossos hinos como ‘heréticos’(?), dão mais valor na ‘canonização’ extra-bíblica do termo formulada por João Crisóstomo aplicada à Escritura, quando estão a rejeitar os termos “a Palavra” e “Espada” como claras aplicações à Sagrada Escritura como num todo.


    Se realmente cressem na Palavra de Deus, com certeza não iriam conflitar e repudiar os termos dos hinos, que são a Palavra cantada, em favor de um termo completamente ausente das Escrituras, ainda que nos dias de hoje sejam aceitáveis. Portanto, os termos “a Palavra” que é “Espada” são palavras que possuem “Sagradas Letras” por referirem-se diretamente à inspirada “Palavra de Deus” (Efésios 6.17).


    Destarte, na igreja, o pregador faz a leitura da "Palavra" e a exorta, portanto está exortando a Palavra de Deus. Tanto a leitura é dita como sendo a "Palavra" como recebem a devida exortação como tal, uma não desmerece a outra como separadas; não se exorta 'revistinha em quadrinhos' ou 'livros de romances', mas a "Palavra". Citar as palavras da exortação como não sendo dadas pelo Espírito Santo, deve-se dizer qual delas, e não generalizar como o fazem, atingindo a todas. Nessa direção, deve-se tomar muito cuidado para não entrar em terreno perigoso pecando contra o Espírito Santo da graça.


    Um desafio aos meus opositores: Onde, nos 31.173 versículos das Escrituras, o termo “bíblia” é aplicado ou ao menos que transmita idéia que seja a inspirada Palavra de Deus? – Pensem nisto, antes de acusarem – indevidamente - os nossos hinos como que contendo ‘heresia’(?).


    Deus vos abençoe.

    http://apologiadidacheccb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. ANALOGIA ENTRE OS HINOS 162 (LIVRO 4) E 178 (LIVRO 5)

    Inicialmente, é salutar esclarecer que ambas as melodias não deixam espaço para sofismas, afinal, todos sabemos que nossos hinos possuem a Palavra de Deus (Escritura) como Pilar fundamental para ser cantada na forma de "exortação".


    HINO 162 – LIVRO 4 - À semelhança do primeiro ponto básico de Fé e Doutrina, cada uma das três frases do hino 162 (Livro 4), possui uma única palavra chave, “Bíblia”. Este é o assunto central, afinal, o título (É a Bíblia a Palavra) exprime o tema de todo o texto.




    "É a Bíblia a Palavra, que ilumina nossos pés" (verso 1).





    Nota-se que a declaração "é a Bíblia a Palavra" dá no mesmo que "a Palavra é a Bíblia". O vocábulo "Palavra" está com inicial maiúscula, que é uma clara e nítida referência à Bíblia. Isto deve ser observado no hino 178 - Livro 5. Portanto, em o hino 178 "a Palavra" é a mesma "Espada" do Espírito, que é símbolo da Palavra de Deus, a Santa Escritura!





    Bem, como todos concordamos acerca do hino supramencionado (162 – Livro 4), dispensa-se qualquer comentário adicional. Vamos analisar o que o hino 178 tem a nos revelar, o comentário a seguir serve de colírio aos olhos dos que não conseguem enxergar a clareza do mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Hino 178 – LIVRO 5 – Igualmente ao livro 4, este hino também possui uma vocábulo chave, “Palavra”. O título (A Palavra preciosa) denota o tema de toda a melodia, sendo que cada frase, à semelhança do hino 162 (Livro 4), é concluída em torno do que vem a ser esta “Palavra”, cada frase é delimitada com um ponto final. O “Coro” do hino vem a harmonizar com cada uma das frases. Devo relembrar que nossos hinos são elaborados em forma de EXORTAÇÃO da Palavra escrita.


    Notemos, queridos irmãos, que em nossos hinários o vocábulo “Palavra” é escrito com inicial maiúscula como indicador de “Bíblia ou Palavra de Deus”; afinal, é desta forma que o verso primeiro se inicia:


    “1. A Palavra da verdade, de Deus Pai, o Criador, traz dos céus a santidade aos remidos do Senhor.”


    Assim, a "Palavra da verdade" é dita ser "de Deus Pai, o Criador"; portanto, trata-se de uma afirmativa em ser Ela a "Palavra de Deus Pai, o Criador". O verso do hinário, acima, está em perfeita harmonia com toda a Bíblia Sagrada, afinal, o Senhor Jesus rogou ao Pai para que seus remidos fossem santificados pela Sua Palavra, que é a verdade:


    “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17.17).


    ResponderExcluir
  16. Assim, a 1ª estrofe do hino antecede o CORO, estando este em perfeita harmonia com o verso que o antecede, o verso 1; afirma-se que esta mesma Palavra, além de ser preciosa para os remidos também é “Espada poderosa”:


    “A Palavra preciosa do fiel vivente Deus, é Espada poderosa, que defende os santos Seus. (Hino 178 – Livro 5)


    Notemos que “Palavra” é descrita como sendo a mesma “Espada poderosa”, o verso ainda alude à “defesa”, estes termos direcionam para a passagem de Efésios que será mencionada mais à frente; ainda, ambos os termos “Palavra” e “Espada” foram escritos no hinário - propositadamente - com iniciais maiúsculas, o que é uma clara demonstração de que se refere à Santa Escritura, a Palavra de Deus. Portanto, para não deixar dúvidas e espaço para os invencionistas, eis a prova Bíblica em que o devido “Coro,” e por sua vez, todo o hino está amparado:


    “Tomai, também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” (Efésios 6.17).


    Assim, é isto que o verso 1 do hino 178 diz... “a Palavra da verdade, de Deus Pai, o Criador” é a mesma “Espada” dita no Coro; o que vem a ser uma referência irretorquível a Efésios 6.17, cuja Espada é uma das peças pertencente à armadura do cristão que é dado pelo Senhor para “defesa” dos santos Seus, conforme consta no mesmo hino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 07 artigos de Romário Cardoso foram publicados por anonimo sem citaçao e autorização. Estão sob análise da moderação.

      Excluir
  17. O que nossos opositores deveriam fazer, era examinar as letras dos hinos fazendo-as passar pelo Tribunal das Escrituras, tal qual eu faço, e não TORCER o sentido Bíblico que lhes são dados.


    Somente os que querem deixar-se levar pelo espírito do erro acreditarão que o hino 178 (Livro 5) não se refere ao mesmo tema do hino 162 (Livro 4), a Bíblia Sagrada; a Palavra de Deus ou a mesma Espada do Espírito. Nosso hino é claro, a “Espada” com inicial maiúscula, é uma nítida referência à Palavra de Deus descrita em Efésios 6.17.


    Ante a clareza dos fatos, não creio que seja necessário comentar verso por verso do nosso hino, afinal, qualquer pessoa de mediana inteligência, por certo, compreenderá perfeitamente a correlação entre um e outro.


    Estou apenas manifestando essa verdade presente em o hino 178, nada mais que esta verdade: - A Palavra de Deus é a Espada do Espírito, referindo-se à Escritura Sagrada. Por meio dEla, Jesus obteve "defesa" contra seus acusadores... É o que diz o hino 178, a Palavra que é Espada poderosa, serve de "defesa" para os santos Seus.


    Sola Scriptura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo.

      O irmão já ouviu falar de "comer pelas beiradas"?

      Então, para um bom intérprete e tal, examinando o hino número tal e o outro tal à luz das Escrituras como o irmão diz, é até simples.

      Quem sabe num futuro próximo Escrituras forem substituídas por escrituras, Espada por espada, quem iria perceber essa alteração?

      E num outro futuro Graça for substituída por graça e mais na frente por CCB etc, alguém percebe ?

      Concordo com o irmão em muitas coisas, mas não há como negar que essa alteração, ainda que inocente e sem propósito, pode encorajar o inimigo a trilhar um caminho astuto e levar muitos ao engano, e isso deve ser sim repudiado e não devemos nos calar a respeito.

      A Paz

      Claudio

      Excluir
  18. senhor...
    eu estou em uma situação muito delicada...
    minha mãe morreu a 7 meses...
    eu tenho 3 irmãs e 1 irmão
    uma irmã minha ela sofre de transtorno obsecivo compusivo..
    e meu irmão tem medo de sair de casa...
    oque eu faço pq se eu toca uma mão na minha irmã ela já grita comigo,e se eu falar com meu irmão para nóis irmos na igreja ele não vai
    oque eu devo fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO ME RESPONDESSE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

      Excluir
    2. Irmão ou irmã Anônimo.

      Não sei se você direcionou o seu lamento para Deus ou para qualquer um de nós participantes do blog.

      Se foi também para nós do blog, minha resposta para ti seria primeiramente buscar o consolo de Deus para ti. Ore a Deus, leia a Bíblia, busque a Deus.

      Deus é o consolo do aflito, o pai dos órfãos. Também Ele nao dá uma cruz que nao possamos carregar. Portanto creia que Deus sempre está no controle da vida daquele que O serve de coracao sincero.

      Estarei te ajudando em oracao. Mas levante. Creia em Cristo. Ele nos ajuda a caminhar. Nada pode nos separar do amor dele. Nem a nudez, nem a morte, nem postestades, nem a dor. Lembre disso.

      Fica com Deus.

      Excluir
    3. Meus sentimentos pela sua mãe.
      Voçe necessita ajuda profissional. Procure os diáconos de sua cidade, expõem o caso e peça ajuda.
      Na sua escola ou se alguém ainda estuda, vá à direção conte tudo e eles vão encaminhar ao serviço social.
      Use o email:

      jovempergunta@gmail.com

      Excluir
  19. Ir. Ricardo, vc tem e-mail, ou alguma outra maneira de conversarmos? Gostaria muito de dialogar contigo.

    ResponderExcluir
  20. jovempergunta@gmail.com

    bereiano.cruz@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Como jà disse em outro Blog,Nada mudou,Nâo tem mudado e certo que nada vai mudar|,Tudo não passa de questionamentos e controvèrsias de mentes dos quais o Inimigo encontra um campo fèrtil pra lânçar suas setas pra afrôntar a Obra de Deus.

    Nâo è nem a palavra "contêm" em si,mas o cavalo de batalha que fazem quanto a intérpretaçâo,quanto ao sentido do mesmo,em relaçâo a infalivel Palavra de Deus.

    ("E Rejeita as questôes loucas,e sem instruçâo,sabendo que produzem contendas").2Tim.2;23.arc-ibb.

    ResponderExcluir
  22. Examinando um comentàrio do Anõnimo do dia 22 de Fevereiro,percebe-se que sorrateiramente tenta "incultir" palavras de engano a respeito do Ministèrio.

    ("O que usa de ENGANO nâo ficarà dentro da minha casa:O que profere mentiras nâo estarà firme perante os meus olhos").Sl.101;7.

    Ele disse;(O irmâo jà ouviu falar em comer pelas beradas?),e continuou;(Não hà como negar que essa alteraçâo,ainda que inocênte e sem propòsito,pode encorajar o inimigo a trilhar o caminho astùto e levar muitos ao engano).

    Aqui sim,se ver palavras com astùcia e Engodo|,Mas a Escritura adverti;

    ("Para que nâo sejamos mais meninos INCONSTÂNTES,levados em roda por todo o vento de doutrina,PELO ENGANO DOS HOMENS,que com astùcia enganam fraudulosamente").Efe.4;14.


    O Minietèrio està a frente do rebanho de Deus pra APASCENTAR e nâo enganar como se ver nas colocaçôes deste comentàrio.

    ("Olhai pois por vòs,e por todo o REBANHO sobre que o Espirito Santo vos constitui Bispos,para apascentardes a Igreja de Deus,que ele resgatou com o seu pròprio sangue").

    A Pessôa tem que VIGIAR o que vai falar,pra nâo,como disse ele,a que Satanás nâo trilhe um caminho ASTÙTO e o leve ao engano novamente.

    ("Eis que venho como ladrâo.Bem aventurado quele que vigia,e guarda os seus vestidos,PARA QUE NÂO ANDE NU,e nâo se vejam as suas vergonhas").Apoc.16;15.arc-ibb.

    ResponderExcluir
  23. convido a todos a visitarem o meu blogs jusnsil2012.blogspot.com.br
    e também vos convido a todos a conhecer o meu site herois1910.com.br DEUS vos abençoe

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.