Seguidores

terça-feira, 6 de março de 2012

O direito de namorar (em paz)


'A Paz de Deus,
Bom, tenho a seguinte pergunta: Com os ensinamentos aprendemos que não podemos andar a sós com nossos namorados ou namoradas, e com isso acaba gerando algumas dúvidas. Não podemos sair e ter um tempo a sós?' (Bruna Carolina)

Claro que sim, Bruna! Não há nada de errado em desejar - e ter - um pouco de privacidade. É justo e necessário que os casais de namorados tenham momentos a sós. Quando o rapaz e a moça saem juntos, têm eles boa oportunidade para se conhecerem melhor. Além de desfrutarem da companhia um do outro e compartilharem afetos e atenção, as intenções de cada um será declarada, os planos para o futuro serão discutidos, e metas serão traçadas. Coisa que as formalidades e cortesias do início do namoro não permitem.

Relação de confiança. Os pais devem permitir que seus filhos saiam para se divertirem e namorarem. Por outro lado, os jovens, hão de compreender, que seus pais só lhes querem o bem. Não devem, portanto, se irritarem com as regras impostas por eles. Antes, é sábio ouvirem os conselhos e corresponder à confiança deles (Pv 10:1). Se o formalismo das apresentações e do ambiente familiar pode ser deixado um pouco de lado quando saem juntos, os princípios familiares e cristãos, não. Você é valiosa para seus pais. Diz a Bíblia: “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos, e a glória dos filhos são seus pais” (Pv 17:6). É com este zêlo que tua mãe te aconselha e que teu pai te censura. Medite também em Efésios 6:1-4.

Conselho de mãe. As mulheres de modo geral são muito intuitivas. Assim não é nada prudente desconsiderar os avisos de sua mãe. Mesmo que estiver sol, leve o guarda-chuva se tua mãe mandar. O que quero dizer é: “não desprezes a instrução de tua mãe. Porque diadema de graça serão para tua cabeça, e colares para o teu pescoço.” (Pv 1:8-9). O rei Lemuel dispunha de muitos conselheiros, mas foram os conselhos de sua mãe que fizeram dele um excelente governante (Pv 31-1-9).

Conselho de pai. É com preocupação de pai, que os ministros da igreja estabeleceram alguns ensinamentos (regras de conduta). Quando os ensinamentos orientam para não ‘andar a sós’, é um conselho para os namorados não se isolarem ao saírem juntos. A intenção é prevenir que a mocidade se coloque em situações ou ambientes que possam criar condições propícias para o pecado. Se a mocidade respeita certas regras sociais de etiqueta no namoro para ter boa imagem, haverá também de guardar os ensinamentos da igreja e os conselhos da palavra de Deus para preservarem a integridade cristã e conservar puro o seu caminho (Sl 119:9).

A voz do meu amado. Sulamita foi convidada por seu namorado a passear com ele no bosque, para que pudessem apreciar juntos o desabrochar das flores e outras belezas do início da primavera (Ct 2:10-13). O passeio parecia ser muito agradável. Mas era tão romântico quanto perigoso. Ao aceitar o convite que parecia irrecusável, Sulamita cometeu dois erros: Ir a sós para um local afastado e isolado; Abandonar sua tarefa de guardar a vinha até ao meio-dia. Talvez sejam os motivos por que seus irmãos se indignaram contra ela e como castigo a fizeram trabalhar, ao sol, o restante do dia (Ct 1:6). Algumas vezes, enquanto a voz do teu amado diz: “Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem” (Ct 2:10); A voz de QUEM te ama diz: Não vá.

No escurinho do cinema. Os casais de namorados costumam ser criativos também. Certa vez fomos em grupo passear num shopping. Não podia compreender como num lugar com tantas atrações, um casal de namorados preferiu ver um filme horrível que já estava saindo de cartaz. Quando terminou, vi que foram os únicos que assistiram à sessão. Então percebi o quanto fui ingênuo e entendi porque fizeram questão de ver um filme de pouca bilheteria.

Direito e certo. Para terminar, use bem o direito de ficar a sós com o namorado. Sim, temos o direito ao namoro e a responsabilidade de usar corretamente esta liberdade. Sempre que sair:

- Mantenha a conversa em nível edificante;
- Não beba. Sob o efeito do álcool, as pessoas perdem a inibição e o discernimento;
- Vista-se com modéstia para que suas roupas e decotes não insinuem algo que não queira;
- Evite situações que possam levar a agarramentos e toques sexualmente estimulantes;
- Ouça os conselhos e respeite os ensinamentos;
- Obedeça as regras colocadas por seus pais, como chegar na hora combinada;
- Façam atividades que não os isolem dos outros;
- Não permita que ele, com pretexto de ‘conversar’, estacione o carro em local ermo;
- Não se esqueça de que: "Somos jóias preciosas da coroa do Senhor";
- Lembre-se: Ao Senhor, agradeçamos o direito ao namoro com um namoro direito. Assim teremos paz no relacionamento e no coração.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse negócio de buscar a palavra para casamento já acabou.
    Ele está te enrolando.

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.