Seguidores

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A língua mata!

Presente em qualquer ambiente e em todas as bocas, a fofoca vai de uma simples brinqueira a um crime. Neste cenário, a igreja não é exceção! Diante de um quadro que parece irreversível, como lidaremos com as fofocas no seio da igreja?

‘Admiro muito o modo com que você vem informando e tirando dúvidas dos jovens aqui no seu blog. Parabéns =) Ah, eu tenho sugestões de temas, mas não sei se é o foco em sua igreja. Eu não sou da CCB, porém respeito muito qualquer tipo de adoração ao nosso Deus. Também pensei no assunto “fofocas dentro da igreja, como lidar” porque muitas vezes, os irmãos ao invés de nos acolheren, nos julgam, criticam e acabamos nos afastando de Deus por causa de pessoas imperfeitas como nós. É isso! Deus te abençoe! ;*’ (Deborah Roncheti)

Verso áureo: “Não andarás como mexeriqueiro entre os teus povos (vizinhos); não te porás contra o sangue do teu próximo. EU SOU O SENHOR!” (Lv 19:16).

Sabe da última? A fofoca consiste no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos, especulando em relação à vida alheia (Wikipédia). Ela se propaga por boatos de boca-a-boca, como pelas mídias de comunicação - Internet e mensagens de celulares, por exemplo. Tem aspecto de inocente brincadeira, mas é comum evoluir para bullying. À medida que vai crescendo, a fofoca vai ficando perigorosa podendo tomar as porporções de um incêncio incontrolável (Tg 3:5) que a transformarão em difamação, calúnia ou injúria.

A fofoca nossa de cada dia. Prejudica nosso relacionamento com Deus – “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã” (Tg 1:26); Prejudica nosso relacionamento como próximo - “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” (Tg 4:11,12).

A língua mata. Uma fofoca (boatos; mexericos) incorre, muitas vezes, em sérias consequências que podem chegar a um extremo impensado – a morte de alguém. Exagero! Poderá exclamar. No entanto, é a Palavra dAquele que não pode mentir que alerta e dá mandamento: “Não ande espalhando mentiras no meio do povo, nem faça uma acusação falsa que possa causar a morte de alguém” (Lv 19:16 – NTLH). Em Provérbios 12:18 lemos: “Há alguns cujas palavras são como a ponta de uma espada”. Porque a lingua destes “está cheia de peçonha mortal” – explica Tiago 3:8. Se, raro a morte física, é comum a morte ou ferimento espiritual: “acabamos nos afastando de Deus por causa de pessoas imperfeitas como nós”.

(Des) Serviço cristão. Com a boca confessamos que Jesus é o Senhor para nossa salvação e entramos na igreja. Depois, com a voz anunciamos esta salvação ao mundo, evangelizando e trazendo as pessoas para a igreja. Com os lábios, discipulamos e mantemos as pessoas na igreja. Pelo aconselhamento cristão, nossas palavras saram e mantemos as pessoas nas igrejas. Por fim, com a língua fofocamos e afastamos as pessoas da igreja. O que uns ajuntam, outros espalham - "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (1Co 15:33).


Todos tropeçamos. Talvez para tonar cômicas as situações e a vida mais emocionante, as pessoas fofoquem. Um jovem pode estar à procura de popularidade. Na escola, todos os dias se ‘conjuga o verbo fofocar’. No trabalho, adoramos uma especulação - A menos, é claro, que não seja de nós que estejam falando. Na igreja, onde houver dois ou três reunidos, haverá fofoca. Sim, “todos tropeçamos em muitas coisas” (Tg 3:2). Pois é Deborah, este comportamento não é exclusividade deste ou daquele grupo. Qual é aí, tal é aqui, como acolá.

Fofoca + intriga = futrica. Embora todos fofoquemos existem os doutores no asssunto. Dedicam todo seu tempo com bisbilhotices, são pobres de espírito, estão sempre procurando prejudicar ou obter vantagem sobre os demais; a estes eu chamo de futriqueiros. Costumam por insegurança rebaixar os outros só para sentirem melhores em relação a si mesmos. Por inveja colocam defeito em alguém ou alguma coisa só para não reconhecer os méritos alheios ou sua própria incapacidade, também para não confessar o que lhes falta. Na verdade necessitam de ajuda da igreja e dos serviços de um psicólogo.

Fofoqueiro(a)! Eu? A falsidade é a principal característica de uma pessoa futriqueira. É um bajulador que se aproximada para bisbilhotar e depois sair falando da nossa vida para os outros. Sua atuação é convincente e nos cega. Desprezamos os conselhos de alerta esquecendo de “quem avisa amigo é”. Muitas vezes nos ofendemos com a sinceridade de quem tem coragem de falar na cara. Sim, a verdade dói, todavia, “Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que bajula são enganosos” (Pv 27:6).

Telefone sem fio. Como na brincadeira como na vida real, as notícias chegam distorcidas no final. Comentários maldosos podem trazer muitos aborrecimentos e prejudicar grandemente alguém. Por isso, quando ouvirmos um boato, é sábio não precipitarmos em conclusões; aguardar a confirmação dos fatos; ignorar ou repreender quem vier com insinuações até nós. Ora, se fala mal dos outros, falará mal de você! Por isso: “O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo [e aos outros] arruína” (Pv.13:3).

A outra face... Da moeda. Fofocar é fácil, oferecer a outra face é uma lição difícilde aprender. Preferimos pagar na mesma moeda. Uma pessoa que tenha sido prejudicada sentir-se-á no direito de revidar a ofensa. Descobriremos que quando somos a vítima, a fofoca não é tão engraçada. Se não cessarmos o ciclo, ele vai se repetir cada vez com maior intensidade. Desse modo: “quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem enagano”. (1Pe 3:10).

Refreiando a língua. O homem põe freio nas bocas dos cavalos para que obedeçam a seus comandos. Até as grandes naus faz navegar contra os ventos. Porém o leme do seu corpo não consegue domar; acaba por pisar na língua e tropeçar nas palavras. Fofocar é feio, mas é humano. Então como lidar com isso, fazer com que as fofocas cessem e por fim nesse mal?

1.Com perdão: “Não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança” (1 Pe 3:9)

2.Com confissão: “Então disse eu: Ai de mim, que vou perecendo porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!” (Is 6:5).

3.Com oração: “Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Salmo 141:3).


4. Com devoção. "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas" (Mt 7:12).

O verdadeiro cidadão dos céus. Diante da pergunta: “SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?” (Sl 15). Foi dada a resposta: “Aquele que não difama com a sua língua” (v.3). A Nova Tradução na Linguagem de Hoje está assim: “Ele não fala mal dos outros, não prejudica os seus amigos e não espalha boatos a respeito dos seus vizinhos”.

Conclusão. Com nossa língua bendizemos a Deus, e com ela maldizemos os homens feitos à imagem de Deus (Tg 3:9). Eu fofoco, tu fofocas, ele fofoca... Todos fofocamos. Porém, “meus irmãos, não convém que isto se faça assim” (Tg 3:10). Perdoando, confessando e buscando a Deus em oração, poremos fim ao ciclo de fofocas. Refreando nossa língua, controlaremos todo o nosso corpo; Policiando nosso falar, disciplinaremos nosso viver. Ajamos como verdadeiros cidadãos dos céus e deixemos de...

6 comentários:

  1. Como sempre, ótimo texto!

    É a velha história, falamos "A", as pessoas entendem "B", repassam "C" e logo todo mundo está sabendo "D".

    Um vez li uma reflexão de Sócrates que falava sobre a regra das três peneiras, eu procuro sempre aplicar essa regra em minha vida.

    Sócrates nos instrui a antes de passar uma fofoca adiante analisemos se elas passam pelas peneiras, que são: verdade, bondade e necessidade.

    Caso passe pelas três peneiras devemos levar a história adiante, caso não passe pelas três peneiras devemos guardar para nós, pois, nem quem fala e nem quem escuta se beneficiará da fofoca... que é o veneno do ambiente.

    As pessoas as vezes me acham chato, porque quando me faze fofoca eu sempre digo: "e o que você tem haver com isso?" ... pelo menos, falo na cara.

    Enfim, a Bíblia no ensina o quão desastrosa pode ser uma língua sem limites, verdade é que a língua é um pequeno membro, mas capaz de incendiar um grande bosque.

    Fiquem na paz e no amor de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não, Deborah! Se trata de perdoarmos aqueles que nos feriram com a língua e não deixar que suas conversações nos afaste de Deus.

    RICARDO ALEXANDRE

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto, assim como os outros está muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo, faz tempo que não vejo um texto novo teu, espero que tudo esteja bem contigo.

    Estou postando aqui para te dizer que tem um texto no meu blog que reproduz uma notícia de jornal sobre alguém muito conhecido que é membro da Congregação Cristã:

    http://ocontornodasombra.blogspot.com/2011/11/aposenta-se-o-pm-de-cristo-que-ve-anjos.html

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. passei por um trauma que tipo de trauma: abala, ne, concorda? depende do trauma
    uns linguarudos ??? Tive problema com a língua ???? estou falando em enigmas: você nunca teve problema com a língua? Depende
    bom! eu frequento um lugar na mesma cidade onde moro desde 2001, certo? é um lugar que tem gente que manda e tem espaço para dançar sim? e eu tive problema com essas pessoas que manda
    ah tá mas você acha que devo deixar isto pra lá ggggggggrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr que seria com a língua de cada um relaxo? e não tem justiça sabe? não pune a língua dessas pessoas que manda é isso entende?
    ai queria escrever uma carta: pra eu frequentar esse lugar queria escrever pedindo ao juiz dizem que só o juiz da a permissão
    as pessoas que manda em um lugar onde frequenta segue Leis que foram inventadas e não me deixa entrar nesse lugar
    eu frequento esse lugar desde 2001 e nesse lugar tem espaço pode dançar e as pessoas que manda impede minha entrada nem a policia ajuda de me fazer entrar
    porque as pessoas que manda impedem minha entrada: fazer o que né: talvez... aceitar? é esse o porque essas pessoas que manda tem Leis: dizem que nao sigo
    quais as leis? nunca vi esses Leis: então.. ai teria que ir la ver se tem registro se quem paga o ingresso é obrigado a seguir
    ué procuro outro lugar ahhh não eu quero é esse lugar ggggrrrr e que rola lá dentro: as pessoas sao obrigadas a pagar ingresso tá pagar ingresso é normal rs e ai la dentro aos sabados das 21h ate 2h da manha se ouve musica é permitido dançar e quem manda inventou leis se nao seguir impedem a entrada so que essas Leis nao é para todos essas pessoas que manda seleciona as pessoas pra por na rua se não seguir as leis dessas pessoas que manda "isso, é indiscriminação? não é???" essas pessoas que manda dão problema só quem essas pessoas que manda, querem... entende? é assim que diz?
    que tipo de leis ai tem que ir la saber se é certo, fui na delegacia e não pude dar queixa mas fui orientada pagar o ingresso se não entrar chamar a policia mas a policia não me coloca lá dentro desse lugar
    eu fui impedida eu fui posta na rua, por causa da língua de quem manda onde eu frequento desde 2001 eu já estou processando mas, não tem justiça! a maldita língua mata mesmo, ai vai de quem não aguenta, pode se matar ou matar quem é dono da língua, concorda? cada um antes de falar, olhe-se!

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.