Seguidores

sábado, 30 de outubro de 2010

Grupo de visitas da mocidade


Verso áureo: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo” (Tg 1:27).

Dim-dom. A campainha tocou. Ao atender, recebi abraços de estranhos que me chamavam de irmão… Assim aconteceu comigo e tantos outros novos-convertidos. O motivo da visita daqueles jovens ficou claro ao irem embora. Trouxeram-me algo que anunciaram assim que chegaram – "A Paz de Deus".

Definição. A visitação é um preceito bíblico que tem por propósito a acolhida dos recém-chegados à igreja, a consolação dos aflitos e o aconselhamento cristão. No caso da Congregação Cristã no Brasil, as visitas contribuíram expressivamente para o seu crescimento, visto que não existem programas de evangelização.

Seja bem-vindo. A pessoa ao vir para a igreja, pode estar passando por vários conflitos. Geralmente está renunciando a muita coisa para servir a Deus. O sentimento de perda é minimizado e até mesmo extirpado, quando o neófito se sente acolhido pela igreja. Seu sentimento passa a ser: Ganhei uma nova família.

Chorar com os que choram. E como uma família, devemos ampararmos uns aos outros nos momentos difíceis da vida. O nosso apoio leva conforto e consolo para os que estão em prova e traz edificação para todos.

Quando visitamos alguém, acabamos sendo 'visitados'.
 
Aconselhamento. È comum nos afastarmos daquele que não está firme na graça (Cristo), porém a palavra de Deus reprova essa atitude: “Portanto tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente, antes seja sarado” (Hb 12:12,13).

Advertência. Uma visita feita com sabedoria resulta em diversas bênçãos para todos. Não devemos usar dessa liberdade para dar ocasião à carne. Também requer do Ministério uma atenção especial, não para coibir; mas incentivar os grupos de visitas , visto que estão se findando.

Conclusão. O versículo do cabeçalho afirma que a visitação é a expressão de uma religião pura e imaculada; indispensável para a integração dos santos. Visitar é viver o amor cristão em cumprimento do mandamento bíblico:

“Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram” (Rm 12:15).


4 comentários:

  1. Ricardo e demais irmãos(ãs), a paz de Deus!

    Realmente há de se usar de sabedoria e não dar ocasião a carne.

    Numa visita, podemos e devemos levar esperança as pessoas, mas devemos evitar os "recadinhos" que muitas vezes nem veem do alto.

    Fraterno abraço,

    Mario

    ResponderExcluir
  2. Sempre fui a favor de visitas, fiz várias inclusive, mas como bem lembrou o Mário, esses recadinhos são um perigo!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa atitude de visitas, melhor ainda se os assuntos forem biblia, pois dividindo nossos pensamentos e opiniões é sempre bom nos instruimos da PALAVRA DE DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Nâo concordo com o 1º e o 2º comentàrio acerca das visitas,Porque devem os Irmâos se guiarem pelo Espirito de Deus,e este presiza ter livre curso,pra inspirà-los com Palavras,revelaçôes e o que o Senhor mandar.

    Eles disseram;(mas devemos evitar os "recadinhos"que muitas vezes nem veem do Alto)e o outro diz;(esses "recadinhos" sâo um perigo),Nâo è bem assim,È sò se Guiar por Deus|.

    ("As quais tambèm falamos nâo com Palavras de Sabedoria humana,mas com as que o Espirito Santo ensina,,comparando as coisas espirituais com as espirituais").1Cor.2;13.arc-ibb.

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.