Seguidores

sábado, 22 de junho de 2013

Devo mudar de igreja?

"Oii Vi o blog e gostei muito, bom não sou da Congregação mas gosto de visita-la, na verdade alguns familiares e amigos são da Igreja, eu congrego na Assembléia de Deus poucas vezes visitei a CCB,mas eu gostei de ir me senti muito bem queria poder ir mais vezes, na verdade estou pensando a muito tempo mudar de igreja(muito tempo mesmo), e ir pra CCB.. Eu oro muito a Deus para que eu não tome a decisão errada se for para eu deixar a assembléia quero ir em paz de coração limpo.. (na verdade pouquíssimos motivos tenho para "reclamar" de la), quando eu penso na decisão de mudar na hora me vem os pontos contras que na verdade são as consequências, as pessoas, porque eu vou na assembléia desde meus 5 anos e eu tenho 19, eu ouço muito as pessoas fazendo criticas a Congregação Cristã(cristãos e não cristãos), em relação a batismos, bebidas, comportamentos,a doutrina.. e penso também que vão ficar me enchendo de perguntas e me falando os pontos contras, o porque de eu querer isso agora, e na verdade meu "medo' se posso assim dizer são as pessoas, o que no caso o meu pastor vai achar, tenho medo se as pessoas mudarem comigo, penso isso porque sou muito apegada as pessoas de onde estou são anos de amizades,mas na verdade eu tenho que pensar em mim eu estou pensando/agindo muito na emoção.. e estou parando com isso, eu sei que não é uma decisão fácil,mas eu estou ficando mais ciente do que eu quero mas primeiro estou orando a Deus." - (Tainara Silva)

59 comentários:

  1. Interessante esta postagem irmão Ricardo Alexandre,

    Quero confessar, que venho conjecturando há tempos com a minha família, o inverso desta querida irmã da AD, isto é, penso em sair da CCB e migrar para outra denominação séria, que segue a palavra de Deus como regra de fé e guia de conduta em todo o modo de viver!

    Minha comum é sufocante às vezes – acho que quase sempre – ontem eu não fui congregar por falta de forças! No sábado congreguei com minha família, e mais uma vez, o irmão só falou besteira na pregação! Ente uma heresia e outra, o mais hilário foi ouvir o seguinte:

    “Para você que “pecou de morte” - penso que ele mais uma vez, falava aqui de adultério e fornicação - não tem mais jeito! Mas se você cometeu alguma pequena falha, faça como Davi fez no salmo 51, orando a Deus pedindo perdão!” [Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs].

    Davi pediu perdão no salmo 51 – como já estamos careca de saber – pelo pecado de adultério com Bate Seba e homicídio de Urias!

    E assim tem ido irmão Ricardo; estou bastante provado e com muitas dificuldades. Vou à casa do Senhor para adora-lo e buscar uma palavra, e, infelizmente, tenho saído dos cultos, com certa frequência, totalmente vazio!

    Como eu queria que Deus levantasse um irmão no ministério, com a mesma cabeça do irmão HP do blog Irlandês, em minha comum!

    Estou pensando em migrar para uma Igreja Batista tradicional, ou Presbiteriana. No entanto, só Deus é quem sabe do meu futuro!
    Oreis a Deus por mim!

    Um grande abraço,
    No amor de Deus,
    Douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas,

      Não pense que você está sozinho no teu sentimento. Por vezes penso o mesmo, aliás, tenho dentro de mim um sentimento (talvez seja convicção) que, cada dia que passa está se aproximando o momento de partir.

      Não queria que fosse uma ruptura brusca, pois deixa muitas rusgas e feridas, mas eu não sei como será.

      Se abandono agora, acho que a igreja que atendo sofrerá. Se deixo para o futuro e sou tirado, não sei como será.

      Ore por mim também. Estou orando por ti.

      Lembre que a graça de Cristo é perfeita. Homens e denominações são falhos, mas são temporais, um dia acabam. Mas não deixe a tua fé em Cristo ser abalada por nada, pois a Graça de Cristo é eterna!

      Grande abraço.

      Excluir
    2. fui chamado para ser pastor na igreja referida acima, nao aceitei, motivo nao se pode ganhar salario para pregar , na ccb ta pior entre tantas hresia estao se apostasiando da fe genuína , não da agora para te explicar agora , a biblia condena as duas mas heresia é pior porque afasta o crente de Deus, sobre o salari defendido pelos pastor posso te mostrar na biblia ,so unm ponto para vc entender ,isais cap 40

      Excluir
    3. A paz de Deus seja contigo, meu querido irmão Douglas. E seja também sobre o os outros dois irmãos(HP e Unknown) também a mesma paz. Lendo o que vocês postaram aqui a respeito de vossa indignação em relação as metamorphoses que tem ocorridas constantemente na CCB de hoje, eu também tive brevemente a mesma vontade que vocês de deixar a CCB. Mas aí eu triste comecei a meditar, com tantas mudanças que sucedem na igreja muita gente tem migrado para outras denominações ou até mesmo criado novas denominações. Aí eu pensei: por que isso, meu Deus? E foi aí que o Senhor me fez saber que o certo (porém mais trabalhoso)é ficar firme na CCB mesmo, e lutar por sua origem, pois no início da mesma ela seguia totalmente a Bíblia e Deus operou muitas obras no meio dela. O Senhor continua aparecendo no meio dela ainda hoje, mas o fato é que o homem precisa descer ao pó onde é o seu devido lugar diante do Senhor Jesus e dar novamente a honra ao nosso Senhor de colocar mais uma vez o dom da revelação nos seus corações e que assim possam deixar de serem tão irreverentes, ó condutores cegos, que tem perdido o temor do Senhor. Eu acredito que com a ajuda de Deus ainda podemos mudar esse quadro decadente da CCB, pois muitos que estão a frente perderam a reverência, mas a maioria dos que estão nos bancos ainda temem e amam o nome do Senhor. Dia desses principiei a conversar com uma mínima parcela da irmandade a respeito do que a CCB considera pecado de morte, explicando-lhes pela Bíblia que só há um pecado imperdoável e tal, e também sobre as mudanças que ocorrem na ordem da igreja e muitos não percebem. Em fim, todos ficaram empolgados com a ideia de lutar para que ninguém mude em nós o que o Senhor nos ensina pela sua verdade absoluta que são as sagradas escrituras. Mas aí fiquei meio preocupado pensando no que irá acontecer se isso chegar até ao ministério...rs... Deus os abençoe e os ilumine.

      Excluir
    4. Irmão Douglas, já ia me esquecendo. Tenho uma dúvida a respeito de uma pessoa na Bíblia a saber, Maria Madalena.Pergunta número 1: Ela era a mesma mulher que foi flagrada em adultério e que também foi perdoada por Cristo, depois que o Senhor a livrou da morte por apedrejamento? Pergunta número 2: Se aquela mulher não era Maria Madalena, então é certo considerar que de todo modo a pessoa adultera era evangélica, visto que usaram as escrituras para condena-la diante do Senhor Jesus? (João 8:14)

      Excluir
    5. Mas que grosseria da minha parte, esqueci de dizer: por favor mes responda! Deus os abençoe!

      Excluir
    6. Irmão,

      Apesar da pergunta ser ao Douglas, na Bíblia não há referências que Maria Madalena seria a mesma mulher da passagem da mulher adúltera.

      Quanto a pergunta sobre se a mulher era evangélica, o termo "evangélico" é recente, usado para aqueles que são cristãos, porém não são católicos, baseando a sua crença nos Evangelhos.
      A mulher em questão era judia, tanto de nação, quanto de fé, tanto que foi julgada pelos fariseus (que eram os "doutores da Lei" naquele tempo).

      Deus te abençoe.

      Excluir
    7. Anjo Discreto,

      Apenas complementando o que o nosso irmão HP respondeu com total perfeição, o caso desta mulher pega em adultério, foi um excelente “recurso” que os fariseus encontraram para ter do que acusar ao Senhor Jesus!

      Pelo contexto podemos concluir que:

      1°) A nação de Israel estava sob o domínio gentílico naquela época, e não poderiam aplicar nenhuma de suas leis sem antes chegar ao conhecimento e aprovação das autoridades romanas, é o caso, por exemplo, do nosso Senhor que foi julgado por Poncio Pilatos. Se o Mestre tivesse aplicado à lei mosaica naquele momento, certamente aqueles hipócritas o acusariam para as autoridades romanas.

      2°) Além de ser acusado diante das autoridades romanas, o Senhor Jesus estaria pecando ao violar o código mosaico; pois a legislação de Israel prevê a morte por apedrejamento o Homem e a Mulher flagrados em adultério (Levítico 20:10). Onde estava o homem adultero no momento em que os fariseus apresentaram-na para o Mestre?

      3°) Na ocasião, o Mestre disse: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra” (João 8:7); observe que o Senhor estava simplesmente expondo a hipocrisia dos fariseus, que eram tão ou piores pecadores que aquela mulher.

      4°) Sem sombra de dúvida, a mulher adultera foi perdoada, conforme as palavras do Mestre: “[...]NEM EU TE CONDENO; vai-te, e não peques mais” (João 8:10-11)

      Amado HP, ainda continuo pela força de Deus na CCB, pois tenho uma pontinha de esperança que em breve as coisas mudem! Ainda receio ser perseguido por causa do bacharelado em teologia, diante da posição dos ministros de minha comum em relação ao estudo bíblico; no entanto, prossigo firme para o Alvo – que é o Senhor Jesus - sem temer o que me pode fazer o homem!

      A propósito, voltando ao assunto de João 8 – a mulher pega em flagrante adultério – já vi e ouvi os fariseus deste século pregarem de cima do púlpito, que o mestre só perdoou a mulher, por que ela ainda não conhecia a “graça” e não era “batizada” [Rsrsrsrsrs], é brincadeira né? Assim como eu – que sou pó e cinza, além de tudo pecador – o Mestre também deve “morrer” de vergonha ao ver um “servo” falando uma coisa dessas através dos “revelamentos” [Rsrsrsrsrsrs].

      Um grande abraço,
      No amor de Deus,
      Douglas

      Excluir
    8. Irmão Douglas, mais uma vez, Deus te abençoe pela gentileza em me ajudar esclarecendo-me dúvidas que tenho a respeito de muitos pontos bíblicos. São respostas muito boas essas suas, de maneira que posso dizer que aprendi mais um pouco, louvado seja Deus! A respeito do seu último paragrafo sobre João 8, acredito que muitos dos irmãos insistem em bater os pés e afirmar que Deus não perdoa pecados como fornicação, por exemplo, é por causa do I São João 3, onde ali fala sobre o homem de Deus não poder pecar em praticamente hipótese alguma. Eu confesso que muito do que está escrito nesse livro eu não entendo e tenho dúvidas também. Deus te abençoe, amado!

      Excluir
    9. HP19 de julho de 2013 05:43, amém, imagina, eu solicitei a resposta da parte do irmão Douglas porque já temos alguma afinidade aqui no blog por ele sempre me responder no amor de Deus, pelo que eu o sou grato. Mas é claro que eu jamais deixaria passar desapercebido seu esforço em me ajudar, saiba que sua resposta foi de grande ajuda, pois sempre quando alguém fala pra mim pessoalmente que fulano pecou e não tem mais jeito pra ele, eu me lembro dessa passagem(primeiramente)e entre outras. Então queria saber se Maria Madalena era a mulher adultera. Deus te abençoe pela resposta.

      Excluir
    10. Amém querido Anjo Discreto,

      Louvado seja para todo sempre o santo nome do nosso Senhor Jesus Cristo!

      O irmão levantou uma questão muito importante agora, e que gera muitas dúvidas no meio do povo de Deus. Vamos para a 1° epistola de João:

      “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus” (I João 3:9).

      Será que não peca mesmo?

      Ora bolas, então a Bíblia esta em contradição, pois na mesma epistola diz: “Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso (DEUS), e a sua palavra não está em nós” (I João 1:10).

      E mais:
      “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós” (I João 1:8).
      E agora irmãos? Perceberam o tamanho da contradição?

      O que dizer então de homens que pecaram muito, dentre eles, Davi, Salomão, Manasses de Judá, Pedro e tantos outros santos do Antigo e Novo Testamento?

      1°) O apostolo João falava o grego, portanto – como muitos de nós sabemos – todo o Novo Testamento foi escrito originalmente em Grego.

      2°) A interpretação mais coerente do versículo em apreço, é que o verbo pecar, por estar aqui na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, de acordo com a gramática grega, expressa a categoria de aspecto contínuo, o que significa dizer que traduz uma noção de ação ininterrupta; e que, portanto, o que João quer dizer aqui é que todo aquele que de fato é cristão não peca continuamente, isto é, não tem um estilo de vida pecaminoso como os ímpios; e que, se peca continuamente, não é cristão, não é de fato convertido; opinião essa defendida também, com pequenas variações, por Chaplin (1986, p. 258), Drummond e Morris (1990, p. 1434), Lopes (2004, p. 86, 94) e Wiersbe (2006, p. 649).

      3°) Estes versos da epistola de João, eu transcrevi da edição ARC (Almeida Revista Corrigida). Esse é um dos “pecados da CCB”, usar apenas esta edição da Bíblia Sagrada, e ainda criar mitos como este – que o crente não peca, só comete “pequenas falhas” [risos] –sem o menor rigor e conhecimento bíblico.

      Amado Anjo Discreto, eu tenho a opinião de que um bom exegeta deve possuir no mínimo 6 edições e traduções diferentes da Bíblia Sagrada, para efeito de comparação para uma melhor compreensão e interpretação das Escrituras Sagradas!

      Vou transcrever o verso em apreço, de outras versões:

      “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (ARA).

      “Todo aquele que é nascido de Deus não prática o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus” (NVI).

      “Nenhuma pessoa que tem Deus por Pai permanece no pecado, porque a semente plantada por Deus está nele. Isto é, ele não pode continuar pecando, porque tem Deus por Pai”. (BJC)

      Em resumo: O cristão genuinamente convertido peca? Sim!. Mas ele pode permanecer no pecado continuamente como estilo de vida, igual os ímpios vivem? Não! E por quê? Porque o cristão é morada do Espirito Santo que é a “divina semente” plantada em seu coração; de modo que o Espirito o conduzira ao arrependimento, convencendo-o do pecado cometido!

      Entendeu porque sentimos uma terrível tristeza quando pecamos contra o nosso Deus? E depois ficamos angustiados pedindo perdão? Confira II Coríntios 7:10.

      Anjo Discreto, que o Eterno nos abençoe para que possamos crescer na graça e no conhecimento de sua preciosa palavra (II Pedro 3:18).

      Um grande abraço,
      No amor de Deus,
      Douglas

      Legenda:

      ARA – Almeida Revista Atualizada
      NVI – Nova Versão Internacional
      BJC – Bíblia Judaica Completa

      Excluir
    11. Ah... Esqueci-me de dizer!

      Assim como o apostolo Paulo, confesso que também sou um grande pecador [risos]:

      “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.
      I Timóteo 1:15

      Um grande abraço,
      No amor de Deus,
      Douglas

      Excluir
    12. Pois é, irmão doug_psilva, primeiramente perdoe minha demora em retornar aqui para te agradecer mais uma vez pela preciosidade de suas respostas, Deus te abençoe mais. Eu entendi que somos pecadores mesmo não cometendo fornicação, adultério, assassinatos propriamente ditos, roubos e furtos, calunias e difamações e blasfêmias, mesmo assim eu entendo que de alguma maneira nós pecamos, mas que como a palavra do Senhor nos ensina que o arrependimento sincero nos leva ao perdão por parte de Deus, pois isso é parcialmente andar na lúz (1º João 1:7), então sempre somos justificados. Tempos atrás eu vi uns irmãos da minha comum desanimando irmãos que acreditam na misericórdia de Deus para aqueles que pecaram os "pecados de morte" sob o pretexto de Deus ter perdoado Davi, os irmãos diziam a eles que não adiantavam eles olharem para o exemplo de Davi pois isso estava relatado no velho testamento e a graça de Cristo foi anunciada no novo testamento e tal. Isso era uma coisa que não entrava no meu coração, e por muitas vezes ficava a pensar: sem dúvida somos muito mais erroneos do que Davi era e muitos de nós não alcançam a metade da fé que esse tinha, e também naqueles tempos a iniquidade não era tão abundante como nos dias de hoje, ou seja se Davi não conseguiu se manter intacto em relação ao pecado, como nós podemos conseguir se manter imaculados? Sempre achei difícil entender isso, mas agora entendo melhor que somos pecadores. Deus abençoe pelas recomendações de 6 edições e traduções diferentes da Bíblia, vou providenciar. Um abraço e até mais ver.

      Excluir
    13. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Visite mais vezes a CCB, com esse tempo de AD a irmã chegará à conclusão que é melhor ficar onde está, e mais, se Deus a chamou ai, deve ter algum propósito, mantenha-se firme no seu chamado.

    Avalie bastante antes de tomar uma decisão, as diferenças são gritantes e a possibilidade de você se entristecer com os costumes e doutrina é muito grande, creio não valer o risco.

    A Paz.

    ResponderExcluir
  4. Então,Cláudio...

    Sobre esse lance de 'costumes', dias atrás uma jovem disse aqui em casa 'não estou mais assistindo TV' quando, em visita com os pais, outra jovem a chamou pra ver no seu quarto. Até teria passado despercebido se ela não tivesse dito sem qualquer convicção, meio envergonhada e tristemente reprimida. É isso que a religião faz na mente dos nossos jovens, pregando um Deus opressor e proibitivo. Engraçado que essa mesma jovem não vê mais TV MAS tem notebook e celular altamente informativos em tempo real e bem mais comunicativo, mais explícito e de alcance beeeem mais amplo. Essas incoerências e contradições só estimulam a hipocrisia e promovem mais e mais o equívoco doutrinário. Por outro lado, só fica refém dessa louca prisão quem quer. Ora, não estamos na Idade Média, em que o povo analfabeto e ignorante era manipulado por uma minoria religiosa. Deus nos deu (DE GRAÇA!!!) um intelecto, bom senso e capacidade de discernimento, e que é onde o Seu Espírito atua!!!

    Na PAZ que não exclui a verdade.

    R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima, eu tenho a mesma opinião que a senhora.
      Deus não nos privaria do que ele mesmo nos deu - que é a inteligência e a capacidade de decidir o que é bom ou ruim para nossa vida.

      Práticas são diferentes da doutrina, e cada denominação tem as próprias práticas, que por serem tão antigas quanto a mesma, os irmãos continuam seguindo, sem entender que é uma prática, não ordenança.

      É bem legal um blog tão aberto.

      Excluir
  5. Regina Farias, bem legal seu ponto de vista sobre a religião e a televisão. Eu acredito que devemos sim policiar as coisas para saber o que é bom, ou ruim para nós e isso não significa que temos que nos isentar totalmente de uma televisão se isso tiver força latente dentro dos nosso corações pois é obvio que iremos cedo, ou mais tarde voltar a assistir de novo tv. E tem também o fato de que muitos que hoje são crentes, quando crianças não eram e terminaram por crescerem assistindo tv, e então isso não é algo fácil de se libertar (é lógico que para Deus nada é impossível), é claro, e é por isso que muitas vezes a hipocrisia toma conta. Agora quanto a computadores, se os quese dizem crentes conseguirem se abster da pornografia, das investidas com segundo interesses de pessoas nas redes sociais (facebook, etc), jogos diabólicos e violentos, e dos enganos e todo tipo de golpes no geral, para estudos e atualizações os PCs são de bom proveito(não que você tenha dito que PCs não prestam), como tudo na vida basta saber usar. Pois em relação a tv o que mata são as novelas e as enxoradas de notícias mórbidas que rolam nela...

    ResponderExcluir
  6. Graças a Deus eu encontrei blog´s como esse, com pessoas que leem, debatem e encontram a resposta certa e que ao invés de afastar, aproximam a ovelha ferida, ou duvidosa do Senhor Jesus.
    Que o Senhor ilumine cada dia mais vossas mentes e corações. Já fui gravemente ferido, e hoje aprendi a servir á Deus e ao nosso Senhor Jesus, não á religião. Vou á igreja, mas sei quando é o meu pastor que esta falando, pois Ele me conhece, e eu conheço a voz Dele. A melhor coisa que me aconteceu foi deixar de lado o famoso mandamento de que a letra mata, e realizar um estudo biblico com muita oração.

    ResponderExcluir
  7. é você tem q orar e pedir a direção de deus eu era da ad agra estou na ccb a diferença e grande mais vale a pena a comunhão e bem melhor o batismo e de arrepia as buscas de dom pedi a deus q ele me leve nessa graça q é a verdadeira tenho certeza q se vce passa a congregar na ccb deus vai te abençoa com certeza e outra a palavra la e direta do céu nao tem preparo nenhum e revelação mesmo outra como tem problemas na ad na ccb tbm tem nao somos perfeitos mais irma creia no poder de deus e busque a palavra na ccb q ela o senhor vai fala direto contigo estou orando por ti deus abençoe apdd

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. LENDO TODAS AS POSTAGENS, FICA A PERGUNTA:"O QUE É MAIS FÁCIL, MUDAR DE DENOMINAÇÃO OU MUDAR A POSTURA?" FOI DE COMUM ACORDO QUE TODOS ESCREVERAM QUE HÁ PROBLEMAS EM QUALQUER DENOMINAÇÃO QUE SE BUSQUE.MELHOR ENTÃO É FICAR ONDE SE ESTÁ E FAZER O QUE É O MAIS RAZOÁVEL:ORAR.
    SENDO A IGREJA FORMADA POR PESSOAS IMPERFEITAS, COMO ESPERAR QUE A MESMA SEJA PERFEITA? SOMENTE A QUE VAI SER LEVADA PELO SENHOR!
    EU POSSO TER MIL DEFEITOS, MAS POSSO TER UMA QUALIDADE QUE COBRE ESTES MIL!
    MAS SE O LUGAR QUE VOCÊ ESTÁ TE FAZ MURMURAR,ENTÃO É MELHOR PROCURAR OUTRO APRISCO A FIM DE NÃO PECAR CONTRA O PRÓXIMO E CONTRA DEUS.ME MAS AO FAZÊ - LO,NÃO JOGUE PEDRAS EM QUEM FICOU, PELO CONTRÁRIO, SEJA GRATA PELOS MOMENTOS DE ABRIGO E AMOR QUE ALI DESFRUTOU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau.À partir do momento que começo murmurar, é melhor procurar outro aprisco, entretanto,todo aprisco será imperfeito, já que estamos falando de pessoas que estão tentando, o tempo todo, acertar, errando...

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Saí da CCB aos 17 anos(porque não era selada me sentia rejeitada por Deus).Continue usando saia por 2 anos( tinha muito temor)...Aos 21 me apaixonei e me entreguei a quem eu amava...Aos 30 Deus me fez sentir de voltar...Foi quando descobriram que eu era uma pecadora de morte(eu pensava que pecado de morte era quando vc estava frequentando a igreja).A irmandade toda ficou sabendo,me desprezaram, Fiquei com vontade de me matar...Uma angústia terrível...Falaram que eu ia pagar caro...Tinha medo de viver...medo de Deus descontar nos meus filhos...Passados 15 anos...Ainda peço perdão para Deus dos meus feitos...Ele me perdoou...Mas isso é uma ferida aberta em minha vida...Ainda estou tentando me perdoar...MHSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UM DIA JESUS RESPONDEU AQUELES QUE LHE TRAZIAM UM CASO DE ADULTÉRIO: ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NÃO TIVER PECADOS.
      TODOS PARTIRAM,ELE OLHOU PARA A MULHER QUE QUASE TINHA SIDO APEDREJADA: MULHER ONDE ESTÃO TEUS ACUSADORES? EU NÃO TE CONDENO, MAS VAI E NÃO PEQUES MAIS.
      VOCÊ CONFESSOU SEUS PECADOS,ABANDONOU - OS, ENTÃO POR QUE NÃO APROVEITAR DA ALEGRIA DE VIVER COM CRISTO?
      NOSSOS PECADOS SÃO JOGADOS NO MAR DO ESQUECIMENTO,PERMITIR QUE OUTROS OS PESQUEM NÃO PROVÉM DE DEUS!
      VOCÊ É LIVRE EM CRISTO IRMÃ,VOLTE PARA O APRISCO,O PAI TE CHAMA E TE ESPERA.

      Excluir
    2. IRMÃ Helena , a paz de Deus!

      Se Deus te perdoou , voce tem que se perdoar também! Voce não é maior do que Deus! Tire essa pedra do seu caminho e siga enfrente, aproveitando os seus dias na Terra, servindo à Deus com alegria , fazendo o bem ao próximo ,etc... Ore pelos que te desprezam!

      Excluir
  12. Ola querida, ja que voce esta tao confusa como diz vou te deixar meu depoimento aqui. Desde os meus 3 anos de idade ate os meu 14 anos fui da congregaçao, nao me batizei, recitei em todos os domingo, porem um dia quiz conhecer como era outra dominaçao evangelica, e entao fui pra outra igreja na qual eu me encantei, amei aquele lugar, ajudava com as crianças, cantava no coral e amava meus lideres e meus pastores, mais nos 3 anos em que fiquei la sentia uma certa falta algo que nao dava pra explicar pela congregaçao, fiquei nesta outra igreja por 3 anos e quando sai para voltar para congregaçao todos aqueles que amo e tenho um carinho enorme ate hoje me compreenderam, essa decisao de voltar a ccb nao foi facil pois conhecia a doutrina, e entao orei muito e busquei muito de Deus e reparei entao que la na ccb eu realmente ia na congregaçao porque gostava e nao por obrigaçao de ninguem, nunca dei ouvidos para o que os outros falavam simplesmente louvava a Deus, e entao quando voltei pra ccb Deus me chamou e estou a 2 anos e meio batizada, hoje sou auxiliar de jovens e aprendo a musica durante esses dois anos mudei 1 vez de comum para onde estou hj pois nao me sentia confortavel na comum em que ia desde pequena e hoje sou uma pessoa muito feliz pois conheci um povo que tambem louva e ama a Deus nesta outra igreja, e nao quero jamais perder o contato com eles. e tambem estou muito feliz por estar num lugar onde me sinto completa. Se voce sentiu um aperto no coraçao cada vez que vai num culto da ccb ora e começa a ver se em outros lugares esse aperto gostoso tambem acontece. Independente de qualquer decisao sua lembre-se sempre o que nos levara para o ceu e nos fara estao junto a Cristo é sermos fieis e louvar a Ele em espirito e em verdade e nao a placa da igreja. Fica Com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Deus irmã. Sábias palavras. Melhor conselho não há.

      Excluir
  13. Atualmente pertenço a ICM (IGREJA CRISTÃ MARANATA) muito parecida com a CCB, porem o mesmo defeito achar que é unica obra de Deus, faço parte dessa igreja a 14 anos, mas conheço a CCB desde de que me conheço por gente, a ICM passa pelos mesmos problemas que a CCB, e sempre gostei da CCB, sou noivo a minha noiva nasceu na CCB e se fastou, quando conheci ela ela estava na AD, porem me acompanhou 1 ano na ICM, mas agora ela quer ir na CCB e esta voltando pra lá.. agora como eu vou para CCB sabendo que lá serei rebatizado ? O que é anti bíblico.. esses dias tenho ido a CCB quase todo FDS, Deus tem falado, sinto sua presença,mas sei que se for pra lá, vou ouvir muita groselha e muito radicalismo, sem contar na fama que seus membros tem de beberrões a arrogância de não aceitarem pessoas de outras igrejas como irmãos, a ICM é um pouquinho mais leve, pois não faz rebatismo a menos que o membro sinta necessidade e membros de outras igrejas que estiverem em comunhão com sua denominação podem ceiar conosco, porem meu Pastor não sabe, pois se souber acontece o mesmo que na CCB...

    ResponderExcluir
  14. Saibot15, vi você dizer em seu comentário que Deus fala com você na CCB, porém você não quer obedecer a voz dEle por causa de suas rasões. Se eu fosse aqui ser breve em meu comentário eu diria que, se você não quer ir pra lá, não vá, mas não fique apontando (fazendo comparações com outras denominações e fazendo julgamento) os erros que irmandade de lá comete, pois a Bíblia fala que no meio do trigo está o joio (eu por exemplo não bebo, não desprezo a ninguém e nem sou arrogante...) e que haveriam de haver os escândalos e tudo mais, e também nela consta que teria consequências para ambos os casos. O que cabia a você aqui, seria olha para o maior exemplo que humanidade já teve e que nunca terá igual: o glorioso Jesus Cristo! Esse não errou e nunca errará. Agora quanto a nós seus servos falíveis, somos totalmente dependente da misericórdia do mesmo e nunca seremos perfeitos aqui nessa terra. Dizer qual é a igreja certa e qual é a errada, é algo desnecessário, o correto é viver a Bíblia, a justiça de Deus e seu amor. A CCB ( não é importe defender placas aqui) ensina a andar na santidade, não digo que as outras igrejas não ensinam, mas eu já fui de várias denominações (não sitarei nomes), mas onde eu consegui me dedicar mais ao Senhor foi na CCB, se ela é a única certa não sei dizer, mas algo de diferente tem ali...pode ser que eu não saiba explicar isso, mas uma coisa é certa, mesmo quando o Senhor Jesus estava na terra tinha gente pra criticar ele, e ele era perfeito, imaculado e santíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão se denegri a imagem ou ataquei sem querer alguma denominação me desculpe.. E o que você falou de se ligarmos em Jesus é o que devemos fazer.. Mas confesso que as vezes o homem e nós mesmos atrapalhamos ..

      Excluir
  15. Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.
    1 Coríntios 7:24

    ResponderExcluir
  16. Irmãos em Cristo, quero dizer a vcs quanto ao assunto do pecado(que é um tabu nas igrejas e denominações), digo primeiramente que todos nós somos pecadores não importando o cargo do mesmo, seja ele um bispo, pastor, diácono e etc. O batismo não nos livra do pecado ele nos justifica dele, através do sangue de Jesus Cristo. Sou da Congregação Cristã no Brasil e lá, como já foi dito, os pregadores só dão ênfase aos pecados sexuais ( fornicação, sodomia e principalmente adultério) , definindo-os como mortais e sem perdão. Vou compartilhar um fato: certa vez , uma moça da ccb por fraqueza carnal caiu no ato da fornicação. Decidiu se confessar ao ancião de sua congregação. Ao ouvir, ele disse que ela havia cometido um pecado para a morte e teria perdido a graça de Deus. Ela ficou perplexa ao ouvir (sabendo que o presbítero era de uma certa idade) aquilo, e , ao chegar em casa a moça se suicidou. E aí? Como fica esse julgamento que ele e muitos fazem a essa pessoas? A vida e morte estão no poder da língua( pv18). Não quero justificar o pecador, mas aquele que anda no temor de Deus e pede perdão a Deus todos os dias, pelos pecados cometidos. Oremos sem cessar. Deus a todos

    ResponderExcluir
  17. Irmãos, também sou da CCB e como alguns nos comentários estou pensando em sair. Lá, como moça, vejo muitas restrições e perguntas sem respostas. Assim como em outras igrejas, lá tem a presença de Deus, pois O buscamos. Mas até que ponto a doutrina tem base bíblica? E como apurar isso se não temos escola dominical específica para o ensinamento bíblico? E leitura de versículos sem que a irmandade preste atenção não vejo como estudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma amiga da ccb. Eu sou da asembleia de Deus.. e estava comnhecendo a ccb. Mas tem muitas coisas sem sentido e nem base biblica.. algumas pessoas seguem porque os anciaos falam o q Deus manda.. mas quem na igreja sente q a presenca de Deus.. nao seria melhor os anciao ensinar os irmaos a buscar a Deus. Eu queria ir pra ccb. Mas depois q comecei a conhecer.. mudei de ideia. O ensimanento deles é muito diferente de qualquer outra igreja.

      Excluir
  18. Paz de Deus amados irmãos , estava lendo tudo aqui e mesmo assim não sei o que fazer ! Me batizei na ccb vai fazer um ano , quando eu era testemunhada tinha grande prazer de i , hoje batizado já não sinto mais este prazer praze prestando bem atenção nas palavras primeiro vem (Deus mando dizer se estiver com o ouvido bem atento a conversar muda e fala eu senti de passa isso para os irmão tipo derrr foi Deus ou foi o cooperado ??)
    Outra coisa neste tempo de frio eu coloco uma calça pra i busca pão nada que marque muito o corpo primeiro sou casada e não me sinto bem usando roupas colocada então coloco um calça pra me proteger do frio as irmã já me condena só pelo olhar creio que Deus que saber do meu coração reto e verdadeiro perante ele é não dá minha calça
    Meu esposo não me acompanha nem meus filhos pôr dizer que não gosta de congregar na ccb então me sinto mais sozinha ainda
    Meu esposo senti saudade de quando íamos em outra igreja a família todos Hj os filhos cada um vai em uma e ele fica em casa
    Eu gostaria de fazer algo na obra do senhor não só fica no Banco
    Será irmãos que estarei pecando e em outra igreja com meus filhos e esposo
    Na verdade não sei o que fazer porque quando vou cgg o irmão fala muito em doutrina não sinto a palavra do jeito que entro saio assim me sinto triste e perdida Paz de Deus a todos

    ResponderExcluir
  19. A Paz de Deus a todos, eu sou batizada na ccb ha pouco tempo, mas assim como a irmã a cima me sinto triste também,pois quando coloco uma blusa sem manga ou calça, ja vejo olhares de acusação,sinto falta de servir a Deus...como servia antes,mas ja fui em outras igrejas Pentecostaise nao sinto mais a Presença de Deus como sentia na mesma antes, Só sinto na CCB essa Presença, mas me sinto incomodada com muitas coisas.tenho medo de Sair de la, e Deus nao me perdoar e nao querer mais saber de mim o que eu faço irmãos me ajudem ando tao triste sem direção.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Páz do Senhor a todos e todas ! Irmãos certos estamos de que, placa não levará ninguen ao céu. Confeco que passei por diversas denominações no qual as duas últimas que conheci , foram justo as citadas acima, Ccb e por fim Ass. Como se não bastasse a frequência em 1 ano na Ccb, antes de descer as águas na Ass, busquei do Senhor confirmações na palavra e o Senhor prosperou seu conhecimento em minhalma ,em espírito e em verdade ! Pois bem, frequentando a CCB há quase 1 ano, queria entender pq tantos os irmãos desta denominação falavam, pregavam tanto certa apologia em que " salvação só na Ccb" , batiza as pessoas de novo pq nao aceitam batismo de outras denominações , criticam tanto outras irmandades e igrejas , fazem acepções de pessoas, praticam coisas condenadas na palavra como o álcool, praticam o sectarismo cristão ( fanatismo pelo nome ), e como se ainda fosse pouco , julgam as pessoas se cometerem pecados achando no direito de julgar a pessoa, sendo assim do Senhor : Senhor isto está certo ? Por fim pedi ao Senhor Ele me ouviu , pedi conhecimento ele me deu abriu meus olhos tirou a fenda dos olhos e vi que a CCB não passa de uma trapaça religiosa, causando dissensões entre o povo de Deus causando contendas, tirando laços familiares , quem nunca se viu uma pessoa deixa de ir pra ccb e ir pra Assembléia e eles denominam julgam essa pessoa como se tivesse perdida ao mundo ! Percebe se com tudo isso que essas práticas são total falta de conhecimento e respeito, a palavra de Deus e seus ensinamentos ! Hj sou feliz e batizado na Assembleia de Deus , músico pianista e trombonista, me orgulho dessa igreja pq de forma alguma prega salvação só aqui, forma alguma batiza pessoas vindo de outras denominações novamente, de forma alguma prega fanatismo cristão , ensina seus fiéis no que ensina a palavra num contexto fiel e respeitoso a obra de Deus ! Irmao, vc quer sair da sua igreja Assembleia , pq se viu ' enfeitiçado pela organização da CCB na primeira visão, atente se , pq isso é proposital, eles fazem isso é São assim para causar está primeira impressão " ora , quão bom e suave e que os irmãos vivam em união " isso eles fazem ? " Ide por todo o mundo e pregãi o evangelho na terra " isso eles fazem ? São pescadores de crentes ao invés de ser pescadores de almas escravas e sem o amor de Deus que ainda não conheceram o evangelho!
    Busque de Deus , examine as escrituras e vc terá motivo de sobra para continuar servindo a Deus na sua amada Assembléia ! Não se iluda , falam tanto da Assembleia criticam, mas não fazem menos da metade do que os Assembleiano fazem : levar o amor de Deus e o evangelho aos infernos , aos doentes , aos leprosos em hospitais , as cadeias , ficam lá esperando " Deus mandar " ou se apenas " sentir no coração" !! Isso não passa de farca, Deus e soberania , os exemplos estão na palavra , ele não fã sentir ao coração coisas que está escrito para ser feito na Sá palavra e doutrina , são ordenanças !
    Se o povo desta denominação buscar conhecimentos, não ficam lá como eu bem fiz !!!!
    Fica aqui meus sinceros depoimentos do que vi e vivi!

    Paz do Senhor Jesus a todos !

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Era da CCB..fiquei anos mas quando estudei a fundo e após visitar outras denominações. comecei a assistir a TV Novo Tempo canal 14 da Sky e aprendi demais na Palavra de Deus. Hj sou Adventista feliz e convicto.

    ResponderExcluir
  24. Era da CCB..fiquei anos mas quando estudei a fundo e após visitar outras denominações. comecei a assistir a TV Novo Tempo canal 14 da Sky e aprendi demais na Palavra de Deus. Hj sou Adventista feliz e convicto.

    ResponderExcluir
  25. Era da CCB..fiquei 12 anos mas quando estudei a fundo e após visitar outras denominações. comecei a assistir a TV Novo Tempo canal 14 da Sky e aprendi demais na Palavra de Deus. Hj sou Adventista feliz e convicto.

    ResponderExcluir
  26. A Paz de Deus!
    Fui criada na ccb, hoje tenho 18 anos e um ano de batizada.
    sempre tive muito prazer em congregar,senti deus falar comigo inumeras vezes.
    Ha 4 meses comecei a namorar um ex adventista e ele me incentivou o estudo da palavra.
    Confesso q me encantei, nao temos esse estimulo na ccb.
    Com nossa uniao no estudo veio o deejo dele voltar pra igreja dele sendo q ele congrega comigo atualmente.
    Nao sei oq fazer, sei que tem coisas erradas na ccb como em outras denominaçoes.
    estou perdida, ele quer voltar a igreja e me levar tbm.
    Me diz que lá teremos um crescimento espiritual maior.

    ResponderExcluir
  27. A paz aos irmãos. Venho nesse comentário expressar a dúvida que a maioria está. Peço a Deus que ilumine alguém para me ajudar a sair desse "poço" no qual entrei.
    Sou da igreja de nova vida há 18 anos, desde que nasci. Batizei-me com 15 e ajudo com as crianças. Eu sempre passei na porta da AD e admirei os trajes e os costumes... sempre quis servir a Deus em uma igreja "tradicional". (A minha é bem moderna!) Em 2014, conheci uma menina da CCB (friso que em 2013 eu orei muito a Deus para que eu conhecesse uma "amiga" que fosse evangélica e me aproximasse dele!). Ela me chamou umas vezes para assistir ao culto da CCB. Na primeira vez eu fui para não desagradar. Na segunda também. Já na terceira, eu já tinha prazer. Irmãos, lá eu consigo entender a palavra... É mais simples o jeito de pregar. Gosto demais dos hinos... e sinto prazer nesse recinto. No entanto, vejo que há muitas restrições que eu não seguiria pois tenho "cabeça" e não é uma imposição humana que me fará parar de pensar (acerca do estudo da palavra, privação da TV e o rebatismo este último, inevitável!) Hoje me encontro numa dúvida tremenda: não sei se fico na CCB (busquei a Deus para saber a resposta diversas vezes: algumas vezes por hinos, outra vez pedi a Deus que um irmão sonhasse comigo relacionado à igreja e me desse o mesmo sonho, e da última vez pedi a Deus para que alguém viesse falar comigo... passou uma semana e nada. No dia seguinte, estava comprando um calçado e veio numa irmã falando: perguntou se eu gosto da doutrina, blablabla) ou se fico na igreja que fui criada.
    Tenho medo de abandonar minhas origens e ser taxada de ingrata. Mas realmente irmãos, não estou sentindo prazer na igreja que estou (estou indo para não desapontar minha mãe e pois tenho medo do pastor não abençoar minha "migração" e de abandonar o ministério das crianças). Em contrapartida, na CCB sinto Deus falando. Morro de vontade de estudar música e servir a Deus nessa parte. Sábado agora (17) tem batismo na CCB (fico triste porque terei que ser rebatizada!) E estou na dúvida se faço ou não. Pelo amor de Deus, peço a um irmão que me ajude!!! Viver assim é muito ruim.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz parte da CCB 19 anos, mais de 10 como musico, então reunindo casais de irmãos(cerca de 40 pessoas), formaram um grupo de estudo bíblico e oração, participei mais de 3 anos de forma clandestina, pois o ministério não aceita este tipo de reunião entre os membros, fizemos muitas descobertas incríveis e tomamos muito gosto pela palavra de Deus e o mais surpreendente a quantidade enorme de desvios doutrinários, heresias....o grupo existe até o dia de hoje, não sei o numero de porticipantes, eu e minha familia abandonamos a CCB este ano, junto a nós mais dois casais, estamos congregando em uma igreja batista fundamentalista.

      Excluir
    2. A PAZ DO SENHOR IRMÃ LETICIA, PODE IR SIM, POREM NÃO A NECESSIDADE DO REBATISMOM, NÃO FAÇA ISSO, TEM MINISTERIO DA CCB QUE JÁ ACEITA O BATISMO DE OUTRA IGREJA, REPITO NÃO FAÇA ISSO, VOCÊ JÁ RECONHECEU QUE CRISTO MORREU NA CRUZ POR VOCÊ, QUE ELE É O AUTOR E CONSUMADOR DE SUA FÉ, ENTÃO NÃO FAÇA COM QUE ESSE JESUS QUE VOCÊ CONHECEU, UMA SIMPLES LEMBRAÇA É TRISTE O REBATISMO, COMO SE MATASSEMOS JESUS DUAS VEZES.

      Excluir
  28. A mensagem do evangelho não é pregada na CCB,
    o estudo da palavra é desprezada,
    batismo por emoção,
    pregação do tipo profético (eu chamo de horóscopo),
    ordenação de obreiros despreparados,
    praticam a ceia como transubstanciação,
    negam a existência de mestres,
    negam o sustento a obreiros,
    não veem a bíblia como palavra de Deus,
    a morte de CRISTO não é entendida como suficiente para salvar(salvação por obras)

    ResponderExcluir
  29. Olha à todos que expressaram eu tbm quero mim expressar meu problema é diferente, desde criança vou pra igreja(desde q nasci aliás) e meus pais se mudaram de igreja várias vezes uma hora estava em uma e por causa de dízimo(pq o pastor colocava muita pressão em dízimo) meu pai saía(particularmente eu n me importo com dízimo e acho errado certos pastores fazerem isso, mas afirmo q dízimo n leva ngm pro céu)CONTINUANDO, meu pai se mudou várias vezes levando a família junto claro, até q ele foi para a ccb e por motivo especial se afirmou lá e se batizou lá, eu gosto muito da CCB acredito q se eles continuarem no caminho certo eles serão salvos apesar de eu achar errado q só eles serão salvos mas esse é um problema pessoal e n vem em questão, o problema é que eu amo a assembléia de Deus e me batizei lá mas agr meu pai ta me forçando à ir pra lá e eu n quero, eu amo o lugar onde estou e n pretendo sair ej admiro o povo da ccb mas eu n quero mudar de outra igreja e eu cmo filho tenho q aceitar mas n quero mas sou obrigatório


    Gente me ajuda eu quero conselho se puder ore por mim mas estou precisando msm de ajuda

    ResponderExcluir
  30. Veja oque é bom pra vc e não se desvie do caminho de Deus esse papo de a igreja é santa os homens é falho é coisa de instituição Catolica 2Mil anos de heresias e homens maus mas a instituição é santa kkk

    ResponderExcluir
  31. Veja oque é bom pra vc e não se desvie do caminho de Deus esse papo de a igreja é santa os homens é falho é coisa de instituição Catolica 2Mil anos de heresias e homens maus mas a instituição é santa kkk

    ResponderExcluir
  32. Querido fica na AD se vc se sente bem ! Mas a Ccb é uma ótima igrej tbem ! Não é esta coisa que estão falando não ! Depende muito da sua visão de como vc vê as coisas , eu sou uma pessoa muito crítica concernente a erros
    Doutrinários e bíblicos ! Pois costumo ler a Bíblia com frequência e ainda assim permaneço na Ccb ! Pois o alvo é Cristo ! Em todas
    Denominações eu encontro defeitos ! Por isso sigo ou seja
    Procuro seguir a Cristo ! Quase todas não reconhecem o sacrifício eterno de Cristo acham que a salvação é por obras ! Tanto Ccb quanto AD / ADSD então nem há o que falar ! Creio que toda esta discussão é vã pois não se chega há um consenso pois todas erram de alguma forma entende ? Então fica onde vc se sente bem ! Se mudar de ideia vá para a CCB e sirva a Deus não a igreja ! Paz é um grande abraço

    ResponderExcluir
  33. Paz do Senhor Jesus amados. Ja vi diversas pessoas sairem da CCB e ir para a AD com o ja vi pessoas da AD ir para a CCB. Irmaos, procurem servir a Deus e nao a placa. CCB ou AD nao vende passaporte pro ceu, salvacao e individual. Busque aquela que mais associa se aos ensinos da palavra e que as cumpre como ordenado. Se buscarem conhecimento verao qual melhor associa se a servir a Deus. Gosto da CCB pela excelencia na música, e admiro a sabedoria na pregação da AD pelo estudo da palavra e pelos trabalhos ao qual fazem. Ambas sinto a presenca de Deus, porém a AD e mais fervorosa, vejo Deus trabalhar naquele lugar pelos testemunhos e revelacoes, coisas que nao vi nao vejo em lugar algum. Ccb sempre sera minha segunda denominacaomas a AD surpreende pela uncao seriedade e respeito no dever de prega a verdade e o melhor de tudo, nao idolatra a propria placa como unico meio de salvacao, ora se alguem não quiser permanecer dela como ja vi diversas vezes o Pastor falar: filho procure uma igreja mais proxima de sua residencia ( quando a pessoa se muda de cidade,) e isso e muito bonito da AD. Alem da irmandade ser tao amorosa e receptiva ccoisa que tambem nao vi em igreja nenhuma ao qual conheci. Deus vos abencoe.

    ResponderExcluir
  34. Nao se esquecam irmaos, quem faz acepcao de pessoas e a CCB de julgar pelo pecado que seus seguidores cometem, exclusivismo de " salvacao " so na CCB, irmaos so da CCB os demais sao primos, nao se mistura, sao os viloes em criticar as demais denomonacoes principalmente os irmaos da AD, pescadores de crentes ao invés de ir levar o evangelho a quem precisa, inclusive refizeram seu hinario colocando melodias que ja continham na HARPA CRISTA como os hinos: 083, 100, 131, 315, 321, 609, 623 e agoram estitulam " HINOS NOVOS " mudando a letra. Orem amados e busquem do Senhor, peca confirmacao na palavra pois bem o Senhor os ouvira ora: " Os sinais seguirao aos que cree"

    ResponderExcluir
  35. Sou da AD Cristo para nações, mais aceitei Jesus mais desci as águas em 2014 na CCB.De uns dias pra cá fica na minha cabeça voltar para CCB,O medo é eu já tenho meu chamado prego a palavra de Deus, será que Deus me condenaria por isso?

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.