Seguidores

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A escritora da Congregação


Verso áureo: “O meu coração ferve com palavras boas; falo do que tenho escrito no tocante ao rei; a minha língua é a pena de um destro escritor” (Salmo 45:1).


Expressar-se bem é uma virtude; ter boa comunicação, uma qualidade admirável. A expressão por palavras pode ser falada ou escrita. Vezes, a timidez no falar dá lugar à imaginação ao escrever. E como o gago surpreende como cantor; o calado revela-se escritor. Quando as palavras são unidas à música temos uma canção; quando esta é utilizada para instruir sobre a doutrina bíblica temos um masquil.

'Masquil (do hebraico משכיל ou Maskil) é um termo literário musical, que ocorre no título de treze Salmos: 32, 42, 44, 45, 52, 53, 54, 55, 74, 78, 88, 89 e 142. É uma forma verbal, que significa ser perspicaz, compreender, perceber. Em forma de substantivo, maskil remete à uma canção que imponha alguma lição de sabedoria, uma canção que traga um ensinamento em sua mensagem, um Salmo de instrução. O versículo 7 do Salmo 47 diz:' “Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência”. (Blog Salmodiar)

O salmo 45 é uma canção de amor inspirada no poema “Os lírios” de composição dos filhos de Corá. Quando a inspiração divina lhes vinha à mente sentiam algo especial. As palavras da boca se convertiam em versos de lindos cantos e poesias. Descreveram a emoção da experiência desta forma: “Lindas palavras enchem o meu coração enquanto escrevo esta canção em homenagem ao rei. A minha língua é como a pena de um bom escritor” (Sl 45:1 - NTLH).

A inspiração é uma sensação maravilhosa; A obra que resulta dela, uma emoção grandiosa. Ver um trabalho pronto, mesmo que um pequeno texto, é uma satisfação imensa. Por ter uma visão peculiar e facilidade em compreender a Bíblia, eu procuro usar essa sagacidade para ensinar sobre a Palavra de Deus através de textos. É realmente gratificante quando percebo que toquei ou ajudei alguém com minhas palavras.

Deixemos a literatura de ensinamento e passemos à literatura de entretenimento. Vamos da instrução para a diversão, pois quero apresentar-lhes uma promitente escritora que tem chamado a atenção no cenário literário. Seu livro – O Coração de Salatiel – está bem classificado pela crítica e tem arrancado elogios dos leitores. Falo da jovem kézia Lôbo, da cidade de Alegrete que fica a oeste do Estado do Rio Grande do Sul e dista 506 km da capital Porto Alegre.

Um bom escritor necessita de imaginação, perspicácia e finura. São qualidades vistas na escritora que também é organista na Congregação Cristã no Brasil. Kézia confessa no seu Blog "Pétalas e Palavras" que mais difícil e emocionante que escrever o livro, foi tocar na primeira reunião de mocidade (Encontro ou congresso de Jovens) da sua cidade. Pois escreveu aos homens, mas tocou para o Senhor.

A senhorita Lôbo começou escrevendo poesias, passou para os contos e até compôs algumas músicas. Com o sucesso do primeiro livro, a autora já está trabalhando no próximo projeto: A Saga Anáriön cujo primeiro episódio intitulou de Poder Oculto. Seu livro fala de feiticeiros, mistérios e seres mágicos. Me surpreende o gênero adotado, mas estou curioso e já encomendei um pra mim.

As palavras faladas ou escritas; seja num texto, seja numa música. Quer na literatura de ensinamento, quer na literatura de entretenimento; devem sempre emocionar.

Musicista eclesiástica e escritora secular. Esta é Kézia Lôbo.

O Coração de Salatiel – Kézia Lobo


Sinopse - Lenora está completando seu 18º aniversário, e está ansiosa para receber o misterioso presente que sua mãe lhe deixou antes de morrer. Além disso, ela tem ouvido boatos que Malghalad, o rei que governa Galahar, está destruindo a todos os que se rebelam contra ele e que possuem ou praticam qualquer espécie de magia. E que junto com o Feiticeiro Negro procura por um colar lendário perdido: Lenora é uma Elemental do ar, a única que conseguiu sobreviver desde que Malghalad começou a matar os elementais. Porém sua vida muda quando recebe o tão esperado presente e descobre que é um magnífico colar mágico que os antepassados acreditavam serem lendas, chamado: O Coração de Salatiel, que foi forjado pelo ser mágico mais poderoso do início das eras. Agora ela terá que correr para salvar a sua vida. E com a ajuda de um mago cego, um guerreiro fracassado e um príncipe fugitivo, irá enfrentar fugas arriscadas para encontrar a resistência, conhecerá o deslumbrante mundo dos seres mágicos, descobrirá o valor do perdão, da amizade e do amor. E terá que enfrentar a maior responsabilidade de todas: salvar o povo de Galahar antes que tudo o que conhece seja destruído.

Interessou-se? Clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é sempre valiosa.